Após a divulgação e seleção referente ao Edital nº 13/2024 do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) da UFPB, estamos felizes em anunciar as equipes dos três projetos que compõem o EFOPLI: Letramentos, Justiça Social e Educação Linguística, Literatura Aplicada à Sala de Aula e Saber Conectado: Promovendo o Letramento Digital do Professor de Língua Inglesa. O referido edital cobrirá o período de agosto de 2024 a julho de 2025.
O projeto Letramentos, Justiça Social e Educação Linguística é coordenado pelas professoras Jailine Mayara Sousa de Farias e Francieli Freudenberger Martiny, com o apoio do professor Thiago Magno de Carvalho Costa. Nele, participam a discente Maria Luiza (bolsista), como também os discentes Alysson Medeiros, Ana Louize, César Wanderley e Márlon Mendes (voluntários). O projeto possui como objetivo foco a criação de oportunidades para o desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras e a reflexão sobre a prática docente. Em anúncio, a nova equipe declarou: “Não poderíamos estar mais felizes com esta oportunidade de construir novas conexões e compartilhar nossas ideias e projetos sobre o ensino de língua inglesa com vocês [o público]”.
Já o projeto Literatura Aplicada à Sala de Aula é coordenado pela professora Maria Elizabeth Peregrino Souto Maior, e será desenvolvido em conjunto com os discentes Janio (bolsista), Isabelle Araujo e Pamela Santos (voluntárias). A iniciativa busca contribuir para a formação continuada de professores de língua inglesa da rede pública do estado da Paraíba, discutindo e construindo práticas que ofereçam aos alunos oportunidades de se colocar como sujeitos sociais do processo de ensino-aprendizagem, utilizando a literatura como ponto de partida para reflexões e questionamentos acerca de temas como representação, representatividade, cultura e poder.
Por fim, temos o projeto Saber Conectado: Promovendo o Letramento Digital do Professor de Língua Inglesa, que é coordenado pela professora Rafaela Carla Santos de Sousa, e contará com o apoio dos discentes Wellerson Matheus (bolsista), Lais Freire e Calebe Ferreira (voluntários).O projeto, que está em sua quinta edição, visa a difusão do conhecimento para a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) às práticas de professores de língua inglesa. Em comunicado, a equipe disse: “Estamos ansiosos para começar e cheios de notícias e ideias empolgantes”.
Como parte do programa EFOPLI, todos os projetos estarão envolvidos em ações com o objetivos de oferecer ferramentas e discussões que auxiliem o trabalho de professores de língua inglesa do estado da Paraíba. Essas ações ocorrerão na UFPB e em locais selecionados, de forma presencial, online e/ou híbrida, e incluem eventos como o EPPI – Encontro Paraibano de Professores de Inglês, que chegará a sua 10ª edição no ano de 2025.
Para maiores informações, acompanhe o EFOPLI através de suas redes sociais como Instagram (@efopliufpb & @aplicadaliteratura) e Facebook (/efopli).