EFOPLI dá continuidade a discussões sobre Educação Inclusiva e Ensino de Línguas

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O programa EFOPLI, através do projeto “CONEXÃO PB: EMPODERAMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE AÇÕES (INTER)NACIONAIS”, promoveu discussões sobre escola inclusiva e ensino de línguas. O tema foi solicitado por professores que participam dos encontros formativos semanais em que são discutidos temas de relevância pedagógica, acadêmica e profissional e foram compartilhadas experiências de especialistas e professores em formação inicial e continuada.

Os últimos dois encontros proporcionaram uma troca de conhecimentos e experiências enriquecedoras entre os professores participantes do programa. Foram postos em questão os desafios vivenciados pelo professor de línguas no contexto atual da educação inclusiva no Brasil e no mundo, equívocos e dúvidas foram esclarecidos pelos palestrantes, além do compartilhamento de diferentes estratégias úteis em um processo de aprendizagem significativo para os alunos que possuem deficiência auditiva.

O palestrante Cleiton Wilian durante a oficinaA New Teaching Perspective: Teaching English to Deaf Students Through Libras

A oficina da sexta-feira (13) “A New Teaching Perspective: Teaching English to Deaf Students Through Libras” foi apresentada por Cleiton Willian (Letras – Inglês) e Profª Edneia Alves (DLCV/UFPB). Os professores se sentiram desafiados ao entenderem a urgência e carência de profissionais atuando nesse segmento do ensino da língua inglesa. O palestrante expôs as lacunas a serem preenchidas e suas palavras trouxeram à consciência de cada participante a importância dos professores neste contexto. Perguntas como “Você estaria preparado se um aluno surdo se matriculasse em uma de suas turmas?” intrigaram a todos presentes e alavancaram um pensamento inclusivo, disposto a viabilizar informação de maneira igualitária e eficaz.

O palestrante Cleiton Willian afirmou que ensinar língua estrangeira a surdos é bastante desafiador, porém, possível. Encorajou os professores a facilitarem o conhecimento a essas pessoas, que, embora não ouçam, são completamente capazes de fazer e realizar qualquer coisa em todos os âmbitos de suas vidas.

A professora Danielle Domingues, que participou dos dois encontros falou que estes foram, sobretudo, momentos muito inspiradores. “É tão importante que exista esse espaço de troca de informações e experiências! Por certo a oportunidade de estar lá fez minha compreensão sobre as formas de implementar inclusão ampliar significativamenteNada como aprender com excelentes exemplos. Levei de lá [encontro] um bocado de ideias e deixo a gratidão pelo trabalho de vocês”, disse a professora.

Grupo EFOPLI durante a oficina.

Já a professora Eva Martinho contou que o tema do workshop veio em um momento importante pois nesse ano ela conta com cinco alunos surdos em sua sala de aula, mas apesar do desafio, vê a situação como uma oportunidade de aprendizagem: “No encontro da última sexta, eu pude visualizar caminhos diferentes para ensinar Inglês a esses estudantes. Porém confesso, que é um desafio constante. Espero conseguir me adequar a eles, realizando um bom trabalho“.

A ação foi parceria do EFOPLI com dois projetos de extensão coordenados pela professora Edneia Alves (DLCV), que têm como colaborador o estudante de Letras Cleiton Willian: Ensino de inglês oral na modalidade escrita para surdos e Produção de recurso didático para o ensino ao surdo.

Os palestrantes disponibilizaram links para aprofundamento teórico acerca dos tópicos abordados durante as sessões, que podem ser encontrados na seção de material.

Para mais informações sobre os encontros e ações do EFOPLI, acesse nossas redes sociais.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site
Pular para o conteúdo