Em 2017, os encontros semanais de sexta-feira foram retomados em maio com a participação de professores de inglês e estudantes de Letras de João Pessoa, Santa Rita, Cruz do Espírito Santos, Mulungu, Patos etc. Nessa edição do projeto, o EFOPLI contou com parcerias de professores de universidades internacionais e nacionais.
Entre maio e julho, os encontros discutiram questões relacionadas a World Englishes/Native Speakerism, Reading e Storytelling com problematizações sobre o que ler, como ler; entre outros temas.
Em Storytelling, Manu Coutinho trouxe sua experiência de contadora de história para mostrar como é possível e quão proveitosa pode ser a contação de histórias na sala de aula. A partir de leituras e vídeos sugeridos, levantou discussões sobre representatividade nos livros que escolhemos para levar para a sala de aula. Manu Coutinho mostrou, com atividades práticas, que contar histórias além de ser divertido e um exercício para a criatividade, também pode incluir um trabalho linguístico e de letramento crítico.
“(…) stories are an enormous language treasures. For hundred years, thousands of stories have been created and passed down. Many old stories are regarded as the model of language and treasures of the culture, from which learns from various language levels and age groups can find suitable stories to read and tell. It would be a waste and pity if they are neglected in the course of EFL/ESL” (JIANING, 2007)
Em Extensive reading, Laura Mizuha ressaltou a importância do hábito da leitura sem cobrança de tarefas ou atividades com foco em língua. Geralmente, para os alunos, a leitura fica limitada como um acessório para responder às atividades. Mas ler também é um objetivo final. Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de realizar esse tipo de leitura. Tiveram tempo para escolher livro que os agradasse e lê-los para desfrutar da leitura. Também durante esta oficina foi dado o início à “biblioteca do EFOPLI”: livros que variam dos níveis mais básicos da língua até clássicos da literatura que os professores participantes dos encontros podem levar para trabalhar com seus alunos ou para uso próprio.
“Extensive reading is reading a lot. It is also reading for pleasure. Extensive reading should be at a comfortable “easy” level for the student and the main goal is to read. They should not be reaching for a dictionary every sentence or even every paragraph. The goal is to create fluency and enjoyment in the reading process.” (CLARITY, 2007).
Outros temas trabalhados:
Music in English language teaching
Using Films in the Classroom
English for Specific Purposes in Brazil
Translation and Language Teaching
No segundo semestre, tivemos os seguintes temas:
27/10/17: O Sistema Finlandês de Ensino e possibilidades para o Ensino Brasileiro, com Jamylle Rebouças Ouverney-King.
20/10/17: How can our students learn? – Brain, memory and the Multiple Intelligences Theory, with Emmanuelle Félix.
06/10/17 – Making materials and activities accessible for visually impaired students.
29/09/17 – Technology Integration in English Language Teaching, with Rafaela Carla Sousa.
22/09/17 – Pronunciation concepts and activities for EFL lessons, with Fernando Cabral Alves.
15/09/07 – EPPI Poster session: sharing ideas Leading the way in this discussion – Maria de Fátima Amorim
set/2017 – Theater games in the English classroom
25/08/17 – Thinking outside the book: ideas on course book material adaptation from a multimodal and critical perspective – Jonathan Feitosa.
sgosto: Let the games begin: gamification in the English language classroom – Elaine Santos e Rodrigo Belfort da Universidade Federal de Sergipe/ UFS.