Material 2020

Acesse também o material de 2016 201720182019 e 2024.

Distance teaching and learning

Livro mencionado no Episódio 04 do Podcast do EFOPLI Connects – entrevista com a Profa. Gerthrudes Araújo (IFPB) em 26/05/2020:

Ensino de língua durante a pandemia: reflexões e ferramentas

Material complementar ao vídeo produzido pela professora Rafaela Carla Sousa – DLEM/UFPB (publicado no IGTV @efopliufpb em 03/07/2020). 

Tecnologias digitais e ensino

Textos mencionados no Episódio 07 do Podcast do EFOPLI Connects – entrevista com a Profa. Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) em 07/07/2020:

Metodologias ativas no ensino remoto

Slides utilizados no vídeo de Angélica Maia (DLEM/UFPB) – publicado no IGTV @efopliufpb em 20/07/2020:

Ensino de língua estrangeira para a terceira idade

Textos mencionados no Episódio 09 do Podcast do EFOPLI Connects – entrevista com a Profa. Karyne Soares (UEPB) em 04/08/2020:

Internacionalização do Ensino Superior

Textos mencionados no Episódio 11 do Podcast do EFOPLI Connects  – entrevista com a Profa. Beatriz Gama (UFPI) em 01/09/2020:

A História do Ensino de Língua Inglesa no Brasil

Links dos textos referentes ao episódio 12 do EFOPLI Connects – entrevista com os professores Elaine Santos (UFS) e Rodrigo Belfort (UFS) em 15/09/2020:

English as a Medium of Instruction

Material mencionado no episódio 13 do EFOPLI Connects – entrevista com Julianne Hammink em 29/09/2020:

Climate Change Fiction (Cli-Fi)

Material mencionado no episódio 14 do EFOPLI Connects – entrevista com Suênio Stevenson em 13/10/2020:

  • MEHNERT, Antonia. Climate change fictions: representations of global warming in American literature. Los Angeles: Palgrave Macmillan, 2016;
  • SCHNEIDER-MAYERSON, Matthew. Climate change fiction. In: SMITH, Rachel G. American literature in transition, 2000-2010. Cambridge: Cambridge University Press, 2017, p. 309-321;
  • SCRANTON, Roy. We’re doomed. Now what?: essays on war and climate change. Nova York: Soho, 2018;
  • SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da Silva. Apocalipse, sobrevivência e pós-humano: uma narrativa ecocrítica da trilogia MaddAddam, de Margaret Atwood. 2019. 225f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade). Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2019. (Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3443?mode=full);
  • SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da Silva. O QUE É CLI-FI? REFLEXÕES SOBRE O GÊNERO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UM PESQUISADOR DAS HUMANIDADES AMBIENTAISIn: SILVEIRA, Éderson Luís; SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Educação e Ciências Humanas: reflexões entre desconfianças, a utilidade do inútil e a potência dos saberes. Vol. 2. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. (Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2020/08/ebookvol.-2ciecc82ncias-humanas-1.pdf);
  • SIPERSTEIN, Stephen; HALL, Shane; LeMENAGER, Stephanie. Teaching climate change in the humanities. Londres; Nova York: Routledge, 2017.

Semântica e ensino de línguas 

Material mencionado no episódio 15 do EFOPLI Connects – entrevista com Mônica Ferraz em 27/10/2020:

  • FERRAZ, Mônica M. T.; NASCIMENTO, Erivaldo P. (orgs) Semântica e Ensino, Curitiba, PR: CRV, 2015.
  • ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico – brincando com as palavras. São Paulo, Contexto, 2006.

Literacy and Multimodality

Material mencionado no episódio 16 do EFOPLI Connects – entrevista com Maureen Kendrick em 10/11/2020:

There are lots of lesson plans and professional development resources on this website. To follow up on some of the topics I discussed, use search terms such as digital storytelling or digital literacies;

This site has good professional development resources. To follow up on the topic of literacy and multimodality, use search terms such as arts integration or connecting with the arts. For inquiry-based approaches, try STEAM [Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics];

This site has great examples of digital storytelling. Students can view the stories and discuss what makes the narratives powerful (e.g., how are modes such as the visual used? How is sound or music used?);

Some excellent examples of digital stories created by students. Lots of opportunities for discussion about how different modes are used to create a cohesive narrative and different genres;

If you want to try digital storytelling with your students, this site has some free digital storytelling tools for teachers and students;

Lorna Boschman is a Vancouver based educator who facilitates digital storytelling in community contexts. She’s had great success with diverse populations. Here, she offers some tips on tips on designing digital storytelling programs: https://digitalstories.ca/designing-digital-storytelling-programs/;

  •  If you want to follow up on inquiry-based learning, you may find these websites helpful:

Wabisabi Learning: https://wabisabilearning.com/blogs/inquiry/inquiry-based-learning-examples

Edutopia: https://www.edutopia.org/blog/what-heck-inquiry-based-learning-heather-wolpert-gawron;

Metodologias Colaborativas

Material mencionado no episódio 17 do EFOPLI Connects – entrevista com Ana Carolina Kruta em 24/11/2020:

Imagem decorativa do site
Pular para o conteúdo