No dia 13 de novembro de 2024, o projeto de extensão “Letramentos, justiça social e educação linguística: Espaços para a Formação de Professores de Língua Inglesa (EFOPLI – ano 10)” promoveu o workshop online intitulado Considering Social Justice in Language Education: Bridging Paulo Freire’s Praxiologies and Critical Literacy Studies, que reuniu diversos professores de inglês em formação inicial e continuada. O evento foi conduzido por João Paulo de Souza Araújo, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, da USP, e, atualmente, Pesquisador Visitante na Universidade de York, em Toronto.
João Paulo Araújo pesquisa a interseção entre a pedagogia de Paulo Freire e os Estudos de Letramento Crítico. Ele explora como o ensino de línguas pode promover reflexão crítica e ação social, tendo publicado trabalhos sobre educação linguística e formação de professores. Em sua apresentação e nas atividades propostas, o professor João Paulo abordou a influência das ideias de Paulo Freire — particularmente conscientização e diálogo — para a educação. Os participantes puderam examinar conceitos-chave do letramento crítico e do trabalho de Freire e sua importância para promover a justiça social nas práticas de ensino de língua.
A oficina não só fortaleceu a importância de Freire e suas teorias na educação brasileira, como também incentivou discussões sobre pedagogia e letramento crítico e o ensino de inglês em escolas regulares entre os participantes, estes que elogiaram a oficina. O aluno do oitavo período do curso de Letras – Inglês da UFPB e membro do EFOPLI Márlon Mendes elogiou o workshop, dizendo ter sido um momento “muito produtivo e enriquecedor.”