Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Participação dos Membros do GCET na 2ª Convenção de Turismo do Amazonas

Participação dos Membros do GCET na 2ª Convenção de Turismo do Amazonas

publicado: 25/06/2024 15h45, última modificação: 25/06/2024 15h50

Nos dias 23 e 24 de maio de 2024 ocorreu a 2ª Convenção de Turismo do Amazonas - CONTA, na qual os membros do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), a Doutora Cláudia Menezes Martins, Professora Adjunta do Curso de Turismo na Universidade do Estado do Amazonas e Alessandra Queiroz, doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), participaram como palestrantes do painel sobre os sabores da Amazônia, proporcionando uma viagem sensorial pela experiência gastronômica da região. O mediador do painel foi Carlos Fábio Souza, coordenador de turismo do Sebrae (AM). Além das pesquisadoras do GCET, o painel contou com a presença da chef Débora Shornik, do Restaurante Caxiri, cuja proposta é elaborar uma cozinha autoral, baseada em ingredientes amazonenses.

A Professora Cláudia Menezes compartilhou sua experiência sobre a participação no evento:

“O 2º. CONTA está bem maior que a edição de 2023 e com mais participantes. A programação muito interessante e incluiu a Gastronomia Amazonense o que me deixou muito feliz, pois compartilhei a fala com a querida Alessandra Queiroz, gecetiana. Um trabalho de formiguinha aproximar o turismo da gastronomia que tenho como missão desde 2017 quando ingressei no Doutorado. Que em 2025 o evento seja ainda maior e com uma programação ainda mais diversa”.

A doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade no Amazonas, Alessandra Queiroz, membro do GCET, compartilhou sua experiência sobre a participação no evento:

“Participar da 2ª Convenção de Turismo do Amazonas – Conta Amazonas foi um momento de grande aprendizado e enriquecimento. Foi uma oportunidade para discutir a gastronomia do Amazonas e destacar todo o potencial que ela possui. Estou satisfeita por ver tantas pessoas empenhadas em promover o reconhecimento da singularidade e do vasto potencial da gastronomia amazônica”.

A 2ª Convenção de Turismo do Amazonas, realizada nos dias 23 e 24 de maio de 2024, não apenas promoveu painéis sobre os sabores da Amazônia, mas também abordou diversas outras temáticas relevantes para o turismo na região, tais como a transformação do produto turístico em boas memórias, o papel da sustentabilidade no turismo, o papel das legislações e da experiência do cliente, as especificidades do empreendedorismo e da inovação no bioma amazônico, o papel das políticas públicas, a gastronomia como experiência imersiva.

O evento reuniu agentes de viagem, operadoras, empresas de receptivo, companhias aéreas, representantes institucionais do Amazonas, professores, e chefs de cozinha, criando um espaço rico para troca de experiências e conhecimentos.

O evento, além de propiciar debates enriquecedores, promoveu uma imersão na diversidade cultural e gastronômica do Amazonas, destacando a importância do turismo sustentável e da valorização dos recursos locais.

Consideramos que o evento foi um sucesso e já aguardamos as suas próximas edições!

Acompanhe também o GCET através do perfil no instagram @grupogcet, para acompanhar essas e outras informações.

Matéria: Louis Philippe Patrick De Jongh Filho