Notícias
Professora Adriana Brambilla, Líder do GCET, Participa do X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (ENEAC) com Contribuições sobre Acessibilidade e Turismo
A professora Dra. Adriana Brambilla, líder do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), participou do X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (ENEAC) e do XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral (SABI), realizados entre os dias 11 e 13 de setembro de 2024, no Centro de Convenções de Maceió, Alagoas. A comissão organizadora proporcionou um excelente acolhimento aos palestrantes, e o evento foi marcado pela qualidade das discussões, que abordaram temas fundamentais sobre ergonomia do ambiente construído e acessibilidade integral, essenciais para a promoção de um turismo mais funcional, confortável e inclusivo.
O ENEAC, organizado através de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Turismo (PPGAU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o curso de Tecnologia em Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), reuniu renomados pesquisadores do Brasil e do exterior, criando um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e reforçando a interdisciplinaridade do turismo e da hotelaria, especialmente em suas conexões com as áreas de arquitetura, urbanismo e design.
A relevância das pesquisas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas foi amplamente destacada. Segundo a professora Dra. Adriana Brambilla: "Minha participação como palestrante foi uma experiência surpreendente ao constatar a interdisciplinaridade do turismo e da hotelaria. Ao apresentar as pesquisas realizadas no âmbito do GCET e do PIBIC, pude perceber o quanto esses estudos são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas". A professora participou de mesa redonda sobre “Acessibilidade, hotelaria e turismo em cidades litorâneas”.
Outro destaque de sua participação foi o lançamento do "Guia de Acessibilidade: Centro Histórico e Praias de João Pessoa/PB" e do livro "Turismo e Hotelaria no Contexto da Acessibilidade", obras de autoria de membros do GCET. A professora Adriana enfatizou o reconhecimento obtido pelo GCET, inclusive em áreas como arquitetura e urbanismo, que foram o foco central do ENEAC. Além disso, ela observou que diversos autores das publicações estavam presentes, apresentando suas próprias pesquisas.
A participação no congresso foi, segundo a professora, extremamente enriquecedora, tanto pelo aprendizado quanto pelas novas possibilidades de colaborações futuras entre as diversas áreas. O GCET parabeniza a organização pelo sucesso do evento, que contribui para o avanço das pesquisas em acessibilidade e ergonomia, adaptando espaços e atividades às necessidades físicas e psicológicas das pessoas, e já aguarda com entusiasmo a edição de 2026, que ocorrerá em Campinas (SP).
Matéria: Louis Philippe Patrick De Jongh Filho @louisdejongh