Notícias
Ação do IDEP/UFPB e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari na Construção do Arranjo Produtivo da Mandioca
No último dia 07 de março de 2019, foi realizada, no Prédio da Reitoria da UFPB, reunião com representantes do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba – IDEP/UFPB e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário do Município de Mari – PB. Estavam presentes ainda representantes do BNB, SEBRAE, SENAR e EMPAEP. O encontro teve por objetivo discutir o desenvolvimento do Arranjo Produtivo da Mandioca no município de Mari e outros municípios próximos que se mostraram interessados (Santa Rita, Pilar, Mataraca, Mamanguape, Alagoinha e Sertãozinho).
Atualmente, o município de Mari é o maior produtor de mandioca em termos de área cultivada, todavia sua produtividade é baixa, o que está associado às técnicas de cultivo ultrapassadas e a ocorrência de uma nova doença da mandioca ainda não identificada. A cidade já teve 32 (trinta e duas) casas de farinha e hoje só possui duas. Tais problemas motivaram àquela secretaria, a conjuntamente com a UFPB, por meio do IDEP/UFPB, buscar soluções visando o desenvolvimento dessa importante cultura para o estado da Paraíba.
Nesta reunião foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que irá fazer um diagnostico e apontar soluções para o desenvolvimento do arranjo produtivo da Mandioca na Zona da Mata e Brejo Paraibano.
Como resultado desta primeira reunião, ficou acertado um encontro prévio, no Campus II da UFPB, no dia 20 de março, visando planejamento de temas relacionados à cultura da Mandioca que serão abordados em seminário com produtores de Mandioca. Tal seminário será realizado dia 24 de março no Município de Mari.