Notícias
IDEP-UFPB participa do VI Ciclo de Palestras Sobre Responsabilidade Social: A Perspectiva da Economia de Impacto
Nos dias 03 e 04 de dezembro, no Auditório Central do CCHSA - Campus III - Bananeiras - PB aconteceu o evento VI Ciclo de Palestras Sobre Responsabilidade Social: A Perspectiva da Economia de Impacto. Para o primeiro dia de evento foi programada uma atividade com a participação gestores municipais (vários prefeitos e alguns secretários municipais estiveram presentes).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o termo "Economia de Impacto" define um modelo econômico que promove um ambiente de negócios voltado às soluções para problemas sociais e ambientais, gerando inclusão, renda, bem-estar social, inovação e desenvolvimento econômico.
O evento abordou a temática da Economia de Impacto, considerando as práticas voltadas ao atendimento das necessidades sociais emergentes, dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS). O evento foi promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão Estratégica (GIEGE), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e tem como principal objetivo oportunizar a troca de saberes entre pesquisadores, professores, discentes e profissionais dos diversos setores da sociedade, através de palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos-científicos, rodas de conversas, bem como os relatos de experiências e vivências no ensino, pesquisa, extensão e no mundo do trabalho.
Na ocasião, o Diretor Presidente do IDEP-UFPB, Prof. Dr. Walmir Rufino da Silva, fez uma apresentação do instituto, destacando as possibilidades de ação através dos seus diversos laboratórios nas mais variadas áreas junto aos municípios. Em seguida o Prof. Rufino orientou os participantes como demandar os serviços do instituto. Enfatizou também que oportunidades desse tipo são importantíssimas por possibilitarem um contato inicial mais próximo entre pesquisadores e gestores municipais, estes últimos tendo atuação constante junto aos setores produtivos locais.
A oportunidade contribuiu para o estabelecimento de um canal de comunicação entre os representantes municipais e o IDEP-UFPB, permitindo a identificação das demandas existentes e uma posterior análise para formalização de parcerias em que os municípios, os Arranjos Produtivos Locais (APL) e os integrantes dos setores produtivos passem a contar com um apoio importante para consecução dos objetivos de desenvolvimento regional.