Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > INOVA-UFPB convida inventores de 2017 para ações de transferência tecnológica

INOVA-UFPB convida inventores de 2017 para ações de transferência tecnológica

publicado: 26/03/2018 09h44, última modificação: 11/09/2023 16h00
Equipe INOVA e inventores convidados

A Agencia INOVA- UFPB convidou os inventores que depositaram patente no ano passado para reunião com fins de compartilhar conhecimentos sobre a necessidade de avançarmos internamente em outros requisitos.  Além do depósito de patente que é realizado pela agência temos outras etapas do processo que precisam ser divulgadas e conhecidas dos inventores como a questão da Transferência de Tecnologia. A transferência de tecnologia pode ser definida como “um conjunto de etapas que descrevem a transferência formal de invenções resultantes das pesquisas cientificas realizadas pelas universidades ao setor produtivo”. Assim garantindo de que os resultados do esforço de P&D da universidade sejam valorizados e definidos de modo a possibilitar uma política para seu uso de exploração obtendo dessa forma os royalties.

Na reunião tivemos participação de professores e alunos de pós-graduação e graduação onde foi possível conversarmos e esclarecermos a necessidade de maior parceria dos inventores e agência para de fato conseguirmos juntos realizar parcerias e transferência de suas tecnologias depositadas com o setor produtivo. Incentivamos os inventores colaborarem no sentido de informar que empresas e outros setores que apresentem maior proximidade com suas invenções para eventual contato para acelerarmos o processo de transferência que pode ocorrer de várias maneiras através de contratos tais como: licenciamentos exclusivos ou não, cessão de direitos, prestação de serviço tecnológico, parcerias de pesquisa desenvolvimento e inovação e cooperação tecnológica.

Essa ação será realizada gradativamente pela Agência até termos um mapeamento melhor das invenções depositadas e sua transferência para o setor produtivo. Essa é uma das maneira de obtermos recursos financeiros para continuarmos investindo nas pesquisa dos excelentes pesquisadores que compõem essa instituição.

Fonte: DTLT/INOVA-UFPB.