Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encerradas com sucesso Atividades de Alongamento e Biodança do IPE/UFPB
conteúdo

Notícias

Encerradas com sucesso Atividades de Alongamento e Biodança do IPE/UFPB

publicado: 21/12/2021 10h04, última modificação: 21/12/2021 10h04

As atividades de Alongamento e Biodança para os idosos do Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE/UFPB) foram finalizadas no dia 17 de dezembro. Com retorno previsto para fevereiro de 2022, essas atividades são ministradas pelas colaboradoras Sandra Barbosa e Luísa Lima e coordenadas pela médica geriatra do IPE, doutora Fernanda Alencar Fabrício.

A realização do projeto de Alongamento e Biodança para os idosos do IPE no período da pandemia seguiu todos os protocolos de biossegurança, inclusive todos os idosos e professores foram devidamente vacinados.

O Alongamento promove o bem-estar na saúde das pessoas idosas, dando mais plasticidade aos movimentos, melhorando a postura e a atitude do caminhar. A colaboradora Sandra Barbosa, que é também professora doutora do Departamento de Educação Física da UFPB, informou que as aulas aconteceram dentro de um espaço apropriado e ao ar livre, para que os participantes pudessem realizar os exercícios com segurança.

De acordo com Sandra Barbosa, o Projeto de Biodança existe desde 1997 na UFPB, mas agora chega no IPE como uma renovação orgânica e existencial, a acontecer nas vidas das pessoas, promovendo uma velhice com bem-estar, satisfação e bem-sucedida, com autonomia e o prazer de viver. “Então a Biodança, nesse período de pandemia, foi um grande desafio, porque na sua metodologia, além do olhar, tem o contato e o toque físico entre os participantes. Nós conseguimos realizar a Biodança no IPE ao ar livre, sem esse contato corporal direto, mas – nas palavras dos idosos – os resultados foram maravilhosos”, acentuou Sandra.

Na opinião da colaboradora Luísa Lima, estagiária e concluinte do Curso de Biodança, participar desse projeto junto com a professora Sandra Barbosa e com os idosos foi muito importante para sua formação. Ela disse que quando apresentou o Projeto Biodança junto com professora Sandra Barbosa para o IPE, os idosos abraçaram a iniciativa de forma muita carinhosa e foram extremamente afetivos.

“Eu estava precisando fazer um estágio e encontrei um grupo que me recebeu muito bem, num espaço seguro, aberto, ventilado e agradável, à sombra das árvores do Instituto Paraibano de Envelhecimento, tendo os idosos vacinados com a terceira dose, mantendo sempre o distanciamento nas aulas com todos os cuidados, visando a saúde e o bem-estar de todos os participantes. Eu estou muito feliz, porque recebi o convite para que eu possa continuar ministrando aulas para o grupo no próximo ano”, comentou Luísa.

Dona Anacleme Nascimento disse que vem participando há tempo das atividades de alongamento do IPE e agora da biodança. “Eu era muito parada, mas, agora, com essas atividades, estou ótima, mais livre e mais aberta para a vida”, destacou Anacleme. “Venho me sentido muito bem física, mental, emocional e espiritualmente”, ressaltou Dalvanete Medeiros. Ela informou que há muito tempo participa da Biodança e agora está participando do Alongamento.

Já Oliete de Lima disse que participar das duas atividades foi uma experiência magnífica. “Cheguei aqui não sabia dançar nem bater palmas. Conversando com meu médico, ele disse que a Biodança não está fazendo bem só para o meu corpo, mas para o meu corpo, a minha alma e para o meu estado clínico. Eu só tenho a agradecer ao Instituto por esta oportunidade, porque como idosa estou sendo tratada muito bem aqui”, concluiu Oliete.

Mais informações a respeito do assunto podem ser obtidas pelos telefones: 83-98876-1099/83-99884-3210. 

 

Redação: Paulo César Gomes Cabral

Publicação: Vítor Canônico