Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IPE/UFPB finaliza atividades de Tai Chi Chuan para o ano 2021
conteúdo

Notícias

IPE/UFPB finaliza atividades de Tai Chi Chuan para o ano 2021

publicado: 17/12/2021 08h13, última modificação: 11/05/2022 13h20

As atividades de Tai Chi Chuan para idosos do Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE) foram encerradas no dia 15 de dezembro. De acordo com o cronograma, as atividades serão retomadas em fevereiro de 2022.

O Tai Chi Chuan é coordenado pela médica geriatra do IPE/UFPB, Doutora Fernanda Alencar Fabrício, e ministrada pela colaboradora Glória Limeira.

A prática do Tai Chi Chuan não tem contra indicação e seus movimentos trazem muitos benefícios para a saúde do idoso, porque trabalham músculos, tendões, articulações, previnem riscos de quedas, treinam a concentração e a atenção, melhoram a qualidade do sono e reduzem a pressão arterial.

De acordo com a colaboradora Glória Limeira, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial de origem chinesa que contem princípios filosóficos do pensamento oriental. “A princípio foi tida como arte marcial com a intenção de defesa social, mas, ao longo do tempo, essa arte foi vista como beneficiadora da saúde e é praticada no mundo inteiro. O Tai Chi foi reconhecido como patrimônio da humanidade, daí a importância de praticá-lo”, explicou Glória Limeira.

Fátima Costa, 65 anos de idade, começou a fazer Tai Chi Chuan antes da pandemia. “Depois da pandemia, continuei participando das atividades realizadas pelo grupo na forma presencial e a distância, através das plataformas virtuais. Desde que comecei, tenho me sentido muito bem  física, mental e espiritualmente.”

Informações a respeito do assunto através do telefone/WhatsApp: 83-98876-1099.

Redação: Paulo César Gomes Cabral
Publicação: Vítor Canônico