Notícias
Matapu
O aerofone Matapu é um zunidor presente na cultura indígena Wauja, no Alto Xingu, no estado do Mato Grosso do Sul.. Segundo Ignez Mello (1999: 108), esse instrumento consiste em uma placa de madeira, podendo medir entre 40 a 70 centímetros e presa por uma corda de 2 metros. Sua classificação mediante o sistema Hornbostel-Sachs, atualizado pelo MIMO Musical Instruments Online Museum (Montagu: 2011) é 4.1.2.2.2: aerofone livre ou independente (4.1), de interrupção (4.1.2), não idiofônico (4.1.2.2), rodopiante (4.1.2.2.2).
O Matapu tem formato de peixe e pode ser pintado em preto, branco e vermelho. Ao segurar a placa pela corda, o tocador deve executar giros rápidos para que o instrumento emita os zunidos, entrando em atrito direto com o ar. O som gerado pelos movimentos rotatórios variam de acordo com sua velocidade: movimentos mais lentos geram sons mais graves, enquanto movimentos mais rápidos geram sons mais agudos. Esses instrumentos também são construídos em tamanhos menores para as crianças, chamados de mulu-mulu. De acordo com Ignez Mello, o matapu é usado em festas e “durante sua execução, as mulheres se fecham dentro das casas, aparentemente com medo do som produzido.” (op. cit.: 108)
Referências
Mello, M. Ignez C. 1999. Música e mito entre os Wauja do Alto Xingu. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. Santa Catarina:.UFSC.