Notícias
Mutomburé
Mutomburé s.m. É um chocalho indígena. Sua peculiaridade em relação a maioria é que ao invés de ser um chocalho globular, ele é descrito como um “chocalho em cacho” (Helza Camêu, 1979:28). Seria um idiofone percutido indiretamente — os objetos sonoros são entrechocados e não percutidos diretamente — agitado e suspenso por cordas, sendo assim classificado como 112.111.
A musicóloga Helza Camêu (1979:29), conta que o mutomburé, é confeccionado com cascos de boi. “É portanto um tipo aculturado, pela substituição de cascos de animais peculiares à fauna americana por de animal de procedência européia.”
Ainda segundo Camêu (id.), o chocalho é tocado preso na coxa de quem dança. Diz ainda que “embora não se saiba como e porque assim seja utilizado, pode-se afirmar que os cascos têm importância exorcista entre os UMUTINA”.
O exemplar do instrumento registrado por Helza Camêu pertence aos índios UMUTINA (grupo isolado). Estão localizados nas margens do Rio São Lourenço, estado do Mato Grosso. Sua área cultural abrange Tocantins — Xingu.
Referência
Camêu, Helza¹. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros (catálogo da exposição). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, Funarte. 1979.
Gabriel da Rosa Seixas
___________________________________
¹ Fonte consultada por Helza Camêu:
Schultz, H. Vinte e três índios resistem à civilização. São Paulo, Melhoramentos, 1954.