Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Idiofones > Nhon-kon-ti
conteúdo

Notícias

Nhon-kon-ti

É um dentre os vários chocalhos globulares indígenas (ver Maracá). Seria um idiofone percutido indiretamente, agitado e com forma recipiente (quando os objetos sonoros se entrechocam contra a parede de um recipiente). Dessa forma, é classificado como 112.13.
publicado: 21/06/2016 22h20, última modificação: 17/04/2018 11h55
Imagem do Nhon-kon-ti
(retirada do livro de Helza Camêu)

Imagem do Nhon-kon-ti (retirada do livro de Helza Camêu)

Nhon-kon-ti  s.m. É um dentre os vários chocalhos globulares indígenas (ver Maracá). Seria um idiofone percutido indiretamente, agitado e com forma recipiente (quando os objetos sonoros se entrechocam contra a parede de um recipiente). Dessa forma, é classificado como 112.13.

 No caso específico do Nhon-kon-ti, é construído a partir do fruto da Crescentia Cujete, mais conhecida como cuité, coité, cuieira, entre outros. O fruto dessa árvore, quando maduro, é utilizado também para fazer vasilhas, panelas, e na fabricação de vários instrumentos, como a caixa de ressonância dos berimbaus.

 Helza Camêu (1979:13) registra o Nhon-kon-ti e afirma que em sua superfície, existem desenhos incisos. Além disso, há cobertura parcial de penas negras de mutum e vermelhas de arara, e ainda, pingentes de miçangas pretas e amarelas presas a um coco, terminados com penas de arara. “Fechando o instrumento, na parte oposta ao punho, além de perfurações, há uma cercadura de penas de mutum.” O instrumento tem função de marcação rítmica nos cantos e nas danças. 

 O exemplar registrado por Helza Camêu, faz parte da Coleção Terence Turner de 1963, dos índios GOROTIRE (grupo KAYAPÓ setentrional). Região do Rio Fresco no estado do Pará. A área cultural abrange o Tocantins - Xingu. 

 

Referências

Camêu, Helza. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros (catálogo da exposição). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, Funarte. 1979. 

Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. Curitiba: Ed. Positivo. 2008.

Turner, T. Nothern Cayapó music and its social and cerimonial context. (comunicação ao M.N. do RJ).


Gabriel da Rosa Seixas