Notícias
Yaxsã-ga
Yaxsã-ga s.m. Seria um idiofone percutido indiretamente, agitado e com forma recipiente ( quando os objetos sonoros se entrechocam contra a parede de um recipiente, como uma cabaça seca, Cucurbita Lagenaria, com sementes). Dessa forma, é classificado como 112.13. Deise Montardo e Helza Camêu descrevem como um chocalho globular. Seria uma variação do chocalho mais conhecido da cultura indígena. Ver maracá.
O instrumento foi registrado por Helza Camêu (1979:10) a partir das amostras da Biblioteca Nacional. O exemplar foi recolhido da coleção Marechal Rondon (1929), dos índios TUKANA, da região do Rio Tiquiê, no estado do Amazonas.
Helza Camêu (1979:11) afirma que o instrumento é feito através do fruto do cuitezeiro e contém, em seu interior, sementes de Canna glauca. Há nele, também, desenhos incisos cobertos de tabatinga branca.
O yaxsã-ga é aberto com duas fendas por onde passam os fios que prendem a cabaça ao punho, e não é perfurado como comumente acontece, segundo Helza Camêu. Ela diz também que é invariavelmente feito de muirapiranga e torneado na parte da extremidade superior. Este bastão atravessa o cuitê deixando uma ponta muito curta na extremidade oposta.
Pode-se encontrar o yaxã-ga na região norte-amazônica, principalmente no Rio Negro e em seus afluentes, como Desàna, Waikana, Piratapuio, Miriti-tapuio, entre outros.
Referências
Camêu, Helza¹. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros (catálogo da exposição). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, Funarte. 1979.
Montardo, Deise Lucy Oliveira. Através do mbaraka: Música e Xamanismo Guarani. Tese em Antropologia. São Paulo: USP 2002.
Gabriel da Rosa Seixas
____________________________________________
¹ Fontes consultadas por Helza Camêu:
Izikowitz, K. G. Musical and other sound Instruments of the South American Indians.
Silva, A. Bruzzi Alves da. A Civilização Indígena do Uaupês.