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Berra Boi

Trata-se de um membranofone friccionado com corda por movimento rotatório “2.3.2.2” (Hornbostel; Sachs, 1914), composto por um bastão de madeira atado numa ponta à um barbante.
publicado: 23/05/2016 10h12, última modificação: 25/02/2019 11h33
Fonte: http://www.onordeste.com

Fonte: http://www.onordeste.com

Berra boi s.m. é um instrumento que consiste em um objeto cilíndrico preso a um fio, que é atado a um pedaço pequeno de madeira que quando girado no ar, produz uma espécie de zumbido. Quando o ressonador for de lata, a corda é presa ao fundo da mesma. Conhecido popularmente como rói-rói e urra-boi citado pelo Mário de Andrade (1989: 60).

Anteriormente classificamos o berra boi como sendo um instrumento cordofônico, utilizando como justificativa que o som do mesmo é produzido pelo atrito da corda na cavidade do suporte. O atrito é provocado, indispensavelmente pelo breu. Pode ser tocado de duas maneiras: na fricção giratória parcial do cabo na corda; Na fricção contínua girando a corda juntamente com o ressonador de madeira no ar, e amplificado através do cilindro. Por essa última forma de tocar semelhante ao do zunidor, é que alguns autores consideram esse instrumento como aerofone. Outros autores o consideram como um idiofone porque se trata de um bastão friccionado.

Entretanto, após discussões, percebemos que não pode ser considerado um aerofone, pois o som não é provocado pelo atrito com o ar, apenas uma das formas de tocá-lo é similar ao zumbidor. Tampouco pode ser considerado um cordofone, pois consiste de apenas um ponto fixo. O outro ponto é móvel. Também não podendo ser classificado como idiofone, pois a classificação não se dá pela forma de tocar e, sim, por onde o som é produzido. Identificamos, então, como membranofone, por entender que o som é produzido a partir da vibração da membrana do ressonador cilíndrico, onde se localiza a extremidade fixa da corda. E após consulta na revisão da classificação revista por Montagu (2011), foi possível perceber semelhanças na produção sonora do instrumento waldteufel 2.3.2.2 (p. 5 ) tem com o berra boi.

Ulisses Passareli ressalta em seu texto a presença do Berra-boi em cerimônias religiosas. Sua forma de tocar atinge uma função espiritual, fazendo portanto, uma comunicação com outros seres, como por exemplo, seu uso no ritual de encomendação das almas durante a quaresma na microrregião Campos das Vertentes em Minas Gerais (2007). É também encontrado nas feiras livres do nordeste (CASCUDO, 2011), ou no setor infantil do comércio de artesanatos, supondo-se o seu uso como brinquedo sonoro da cultura popular.


Helayne Cristini Barbosa da Silva / Alice Satomi / Lucas B. Potiguara


Referências

Andrade, Mário de. 1989. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte; Brasília; São Paulo: Itatiaia; Ministério da Cultura e Universidade de São Paulo.

Câmara Cascudo, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro. 10ª ed., Ediouro, Rio de Janeiro

Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica e popular / organização de Marcos Antônio Marcondes – 2. Ed., ver. Ampl. – São Paulo: Art Editora, 1998.

Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, v.12, 2007 - Disponível em http://www.ihgsaojoaodelrei.org.br/anexos/artigos/ulisses_passarelli/artigo_07.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2016.