Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Membranofones > Caixa Quadrada
conteúdo

Notícias

Caixa Quadrada

Tambor de dupla membrana com formato quadrado, produzido artesanalmente pelo mestre Antônio Luiz de Matos na região do Alto Jenquintinhonha - MG, classificado na posição 211.2 de acordo com a tabela Hornbostel-Sachs (1961).
publicado: 10/10/2016 09h24, última modificação: 08/09/2021 17h24

Caixa Quadrada s.f. Instrumento tocado por meio de uma membrana, reproduzindo um som estalado e agudo, devido sua afinação alta e a aplicação de uma esteira vibrante na membrana inferior. Este membranofone construído artesanalmente pelo mestre Antônio Luiz de Matos, é feito com pedaços de madeira em formato de quadrado, pode ser classificado na tabela de Hornbostel-Sachs (1961) na posição 211.2, por se tratar de um membranofone percutido indiretamente, e por ter em seu corpo, duas membranas em cada extremidade, mas devido ao seu formato a classificação mais próxima poderá ser na posição 211.2.1, pois o seu corpo não corresponderia ao formato tubular.

Segundo o registro da pesquisadora Letícia Coelho (2011, p. 197), as peles de couro de bezerro com nove meses de idade são mais aconselhadas para garantir uma afinação mais aguda, elas são costuradas em um aro de cipó e fixadas a um arco (um outro aro) de madeira com furos onde é passado um cordão de linha, encerada com cera de abelha, servindo para manter a afinação ideal, são amarradas por uma fivela de couro. Sobre a afinação, a pesquisadora descreve que “ocorre a partir de um sistema de amarração em que o cordão de linha é trançado e tarraxas de couro o comprimem. Produz-se a afinação, empurrando as tarraxas para a direita, aproximando o cordão nos locais em que ele se distancia. Dessa forma aproximam-se os arcos, que por sua vez pressionam os aros e esticam a pele produzindo a afinação.”

Uma esteira é fixada na pele de resposta, seu material é linha de algodão revestida de ráquis de ave, utilizada como miçanga para caracterizar o som chiado de caixa. O instrumento é percutido diretamente com uma vaqueta e foi utilizado para acompanhar o tambor língua, de acordo com a necessidade de um falecido músico local, chamado Mark Gladston. (Coelho, Ibid.)

 

Referências

COELHO, Letícia. Do cerrado ao Ministério da Cultura: trânsitos e construções de um Mestre e seus tambores. PPGAS-UFSC. p. 197. Florianópolis. 2012.

 

Eraldo Kelvin Brasil de Azevedo