Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Membranofones > Cuíca
conteúdo

Notícias

Cuíca

Também chamada de puíta. Tambor de fricção, com uma baqueta de madeira interna e fixa, que é esfregada por panos úmidos ou dedos molhados provocando singulares intervalos de alturas para um membranofone. Seu nome coincide com um instrumento congo-angolano (ver Alvarenga 213), mas sua origem é difícil de determinar. Sua classificação seria 2.2.1.1.1. (Hornbostel; Sachs, 1914).
publicado: 12/09/2016 09h11, última modificação: 05/11/2018 10h46
Exibir carrossel de imagens Cuíca de madeira (Foto: todosinstrumentosmusicais¹)

Cuíca de madeira (Foto: todosinstrumentosmusicais¹)

Cuíca s.f. Também chamada de puíta. Tambor de fricção, com uma baqueta de madeira interna e fixa, que é esfregada por panos úmidos ou dedos molhados provocando singulares intervalos de alturas para um membranofone, "2.2.1.1.1." (Hornbostel; Sachs, 1914). Seu nome coincide com um instrumento congo-angolano (ver Alvarenga 213), mas sua origem é difícil de determinar. Há uma versão que sustenta que foram trazidos pelos escravos bantu. Mukuna observa que a cuíca é morfologicamente próxima à “kinfwiti”, usada entre os Bakongo (povo congolense), mas não preserva a mesma função de entretenimento e simbolismo ritual “o leopardo, o leão e as vozes ancestrais” (Mukuna 2010:87). A cuíca é usada extensivamente com instrumentos de percussão em escolas de samba, especialmente na região do sudeste brasileiro. É também usada para acompanhar números folclóricos e danças urbanas populares, por exemplo, pode fazer parte do conjunto instrumental para dança de Santa Cruz (derivada da tradição Ibérica), ou para o maracatu nordestino, e para danças dramáticas moçambique (bailado) em Minas Gerais, onde os outros instrumentos são a caixa, reco-reco e o xique-xique. É frequentemente usado com outros instrumentos em performances de sambas rurais (ver também KWTTA) — tanto como umbigada (uma variação do samba), com bombo, caixa, tamborim, reco-reco e guaiá (raspado) — ou samba de morro, uma dança de roda onde a música se alterna entre chamadas e respostas, é tocada com pandeiro, tamborim, surdo, caixa e agogô (ver Behágue, 1999). Os outros nomes da cuíca são: ronca; puíta, no Nordeste; omelê, no Rio de Janeiro; adufo, em Alagoas; tambor-onça, no Maranhão; onça, no meio do rio São Francisco; roncador, fungador e socador, no Maranhão e no Pará. 

 

John M. Schechter; Alice L. Satomi

Tradução: Gabriel da Rosa Seixas

Referências

G. Béhague. Musiques du Brésil: de la cantoria a la samba-reggae. Paris, 1999.

O. Alvarenga et al. “Cuíca”. In: Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica e popular. V. 1. Pp. 213-4. São Paulo: Marcondes. 1977. 

K. Mukuna. El papel de los instrumentos musicales en la globalización de la música. Comunicar, nº 34, v. XVII, 2010, Revista Científica de Educomunicación; ISSN: 1134-3478; Pp. 83-89, 2010. <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/158/15812481010.pdf>  Acesso em 06 abr 2012.

_______________________________________________________

¹ Disponível em: <http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/imagens-do-instrumento-cuica.html> Acesso em: 5 set 2016