Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB e Orquestra Jovem da UFPB, juntas, realizam concerto em homenagem ao período clássico
conteúdo

Notícias

OSUFPB e Orquestra Jovem da UFPB, juntas, realizam concerto em homenagem ao período clássico

No repertório, Haydn, Mozart e Beethoven
publicado: 26/03/2025 12h34, última modificação: 27/03/2025 09h34

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB integra-se mais uma vez com a Orquestra Jovem da UFPB para realizar concerto na Sala Radegundis Feitosa, na UFPB, instituição onde atuam e da qual pertencem. Desta vez fazem uma homenagem ao período clássico, com obras de Haydn, Mozart e Beethoven. O concerto conta ainda com Júlia Fernandes como solista, ao violino. O evento começa às 20h00, nesta sexta-feira, com entrada gratuita por ordem de chegada.

A grandeza de juntar orquestras

A Orquestra Sinfônica da UFPB e a Orquestra Jovem da, também da UFPB, são equipamentos culturais que se prestam à formação de plateia e também para a formação de músicos profissionais para o cenário cultural da Paraíba e do Brasil. Esta relação entre uma orquestra profissional com uma de jovens em ascensão é de grande riqueza educacional e de deleite para o público, que vem prestigiar grandes obras sendo executadas por profissionais de diferentes estágios de formação num grande ajuntamento de músicos de várias idades.

Na condução desse grande agrupamento de músicos está o maestro Carlos Anísio, que é professor de regência do Departamento de Música da UFPB e coordenador da OSUFPB.

O Repertório

Neste concerto, as duas orquestras juntas vão executar obras do classicismo. Para isso, montou um repertório com os mais emblemáticos compositores da história da música que representam o período clássico.  Serão tocadas as obras “Abertura de Egmont, Op. 84” de Ludwig Van Beethoven (1770–1827), “Concerto para Violino em Lá Maior, K 219 'Turco'”, de   Wolfgang Amadeus Mozart (17561791) e “Sinfonia em Sol n⁰ 100  'Militar'”, de  Franz Joseph Haydn (1732–1809). Essas obras são emblemáticas na representação do período clássico, que é caracterizado por uma busca pela perfeição, harmonia e equilíbrio, inspirado nos ideais da Grécia e Roma antigas. 

A Solista

  Natural da Paraíba, Juliana Fernandes iniciou seus estudos de violino ainda criança. Fez o curso de extensão da UFPB, iniciando também suas atividades na Orquestra Infantil da Paraíba.

 É spalla da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, onde  atuou também como solista. Frequentou vários festivais no Brasil e participou de masterclasses ministradas pelos professores renomados no Brasil e no mundo.

   Em 2020, foi premiada no International Classic Web Competition em Gênova, Itália. Recebeu mais uma premiação em 2021, no Concours International  Eurochestries online e em 2022 foi premiada com 2º lugar na IX Edição do Concurso Jovens Talentos, troféu Mansueto Barbosa, no estado do Ceará. Em 2024, recebeu o prêmio Helena Maia para jovens solistas no 1º Concurso Nacional Lígia Amadio para mulheres solistas realizado em Belém - PA.

   Como camerista, é violinista e um dos membros fundadores do Quarteto Aetherea, além de compor o Artemusas Trio, o Quinteto Cariri e a Camerata Parahyba.

   Atualmente é aluna de violino na classe da professora Sandra Aquino no curso de bacharelado da UFPB.

Orquestra Jovem da UFPB

A Orquestra Sinfônica Jovem da Universidade Federal da Paraíba surgiu em 1979. 

Sempre seguindo a faixa etária para a qual foi criada, transformou-se em oportunidade para inúmeros alunos se profissionalizarem em música. Destaca por cumprir a função de ser uma orquestra escola, onde o aluno vive suas primeiras experiências de prática de orquestra. Hoje a OSJUFPB existe como um projeto de extensão do Departamento de Música da UFPB.

Pela Orquestra Jovem já passaram inúmeros músicos que hoje integram as demais orquestras da Paraíba, de outros estados do país e até de carreira internacional. Alguns deles ensinam em instituições de ensino superior da Paraíba, do Brasil e fora do país. 

Atualmente, a OSJUFPB tem como regente o aluno de regência Erenilson Ferreira Santos e conta com alunos oriundos dos cursos de extensão, graduação e pós-graduação em Música, onde realizam sua prática de orquestra.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.