Notícias
Osufpb encerra a temporada 2024 com seu tradicional concerto de natal
Baixe o programa do concerto clicando AQUI
A Osufpb encerra a temporada 2024 com seu tradicional concerto natalino. Para este evento, o Orquestra se junta com a big band Rubacão Jazz, que é outro equipamento cultural da UFPB. O concerto acontece nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, onde tradicionalmente acontecem os concertos da OSUFPB. A entrada é gratuita e obedece rigorosamente o critério da ordem de chegada.
Sonoridade ampliada para um repertório contagiante
Para este concerto, a OSUFPB se junta com a big band Rubacão Jazz, proporcionando uma ampla sonoridade na junção das cordas com os metais para apresentar um repertório popular inteiramente dedicado às festividades natalinas.
Assim, as cordas da Orquestra Sinfônica da UFPB aliadas aos naipes de metais da big band levarão ao espectador uma experiência sonora robusta com arranjos especialmente preparados para este momento, cujas canções, todas amplamente conhecidas do grande público, serão cantadas pelo solista convidado Túlio Melo. O resultado esperado é levar o público as emoções que remontam a situações pretéritas, como momentos vividos em família, traduzindo o espírito natalino.
Ao todo, são quase quarenta músicos que empunham variados instrumentos e que serão regidos pelo coordenador da Rubacão Jazz Alexandre Magno, professor de trombone do Departamento de Música da UFPB.
Uma temporada de sucesso
A OSUFPB termina sua temporada comemorando a realização de quase vinte concertos, explorando desde repertórios tradicionais de orquestra sinfônica, mantendo-se ainda na lógica de celebrar a música popular através do diálogo estabelecido com a cena musical paraibana e na relação cada vez mais fortalecida com os equipamentos pedagógicos para a formação de músicos na UFPB, como é o caso da Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, que dá aos alunos de música da instituição a oportunidade de exercitarem a prática de conjunto, fortalecendo seus fazeres para uma futura vida profissional.
Além de cumprir esse papel de formação de plateia e de músicos, a OSUFPB mantém sua proposta de promover eventos do calendário da cultura brasileira, como concertos de carnaval, de São João, do dia das crianças e este concerto natalino, que encerra a temporada. Isso sem esquecer que mais uma vez promoveu o seu concerto didático, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas para a formação de futuros ouvites da boa música.
A temporada de 2024 da OSUFPB encerra-se com a certeza de que seus propósitos fundamentais foram mais uma vez alcançados e já se prepara para se fortalecer ainda mais no ano de 2025, mantendo-se próxima do fiel público que abrilhanta os seus eventos.
RUBACÃO JAZZ
A Orquestra Rubacão Jazz é um projeto de extensão do DEMUS/CCTA/UFPB. Foi fundada em 2013 por então estudantes e profissionais da comunidade, que convidaram o prof. Alexandre Magno para se integrar ao grupo. O nome da orquestra foi sugerido pelo professor José de Arimateia (Teinha), professor clarinete e saxofone no DEMUS e também tem longa experiência neste tipo de formação orquestral.
Orquestra é composta por trompetes, trombones, saxofones, guitarra, piano, sanfona, baixo, bateria e instrumentos de percussão. O grupo interpreta gêneros que variam do frevo ao jazz. O cerne de sua missão é criar oportunidades de estimular a prática orquestral dentro do ambiente acadêmico, estimulando a produção de trabalhos de conclusão de curso, dissertações teses e artigos.
A Rubacão Jazz já se apresentou em vários festivais, como o Festival do Jazz ao Frevo, em Recife; a Mostra Canavial da Mata Norte, Buenos Aires-PE; em três edições do Festival Douradense de Música (MS), Mostra de Música da UFPI (Teresina), FIMUS Jazz Festival, entre outros.
TÚLIO MELO
Túlio Melo nasceu em João Pessoa e estudou ópera na Universidade Federal da Paraíba e jazz na New York Jazz Academy. É cantor profissional há mais de vinte anos, tendo se apresentado em bandas de festa para eventos privados e cerimônias de casamento por cinco anos consecutivos. Trabalhou em navios de cruzeiro por dez anos para as empresas: Costa, MSC, Silversea, entre outras.
O cantor atua como crooner de jazz, desenvolve projetos musicais focados no repertório italiano. É multi instrumentista, arranjador e compositor, com dois álbuns lançados em 2013 e 2024. Apresenta-se em navios de cruzeiro como artista convidado, em festivais de música e eventos privados por todo o Brasil.
A OSUFPB
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.