Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto dedicado às crianças
conteúdo

Notícias

OSUFPB faz concerto dedicado às crianças

Peça sobre José Lins do Rego ganha arranjos para orquestra sinfônica

publicado: 10/10/2019 11h51, última modificação: 10/10/2019 11h51

A OSUFPB – Orquestra Sinfônica da UFPB realiza seu décimo quinto concerto da temporada 2019 com espetáculo em homenagem às crianças, fazendo alusão ao dia dedicado a elas. O concerto é uma estreia da peça “Zé Lins, o Pássaro Poeta” em sua versão orquestral, trazendo o universo do escritor paraibano José Lins do Rego para o público de todas as idades, mas com forte teor pedagógico, o que o torna acessível para o público infantil. O evento acontece nesta sexta, 11 de outubro, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. Para atender à conveniência dos pais e suas crianças, o concerto terá início às 19:00 horas. A entrada é franca.

Este concerto tem uma cor muito especial, pois se trata de uma adaptação da peça  “Zé Lins, o Pássaro Poeta”, produzida pelo grupo teatral paraibano Engenho Imaginário e que vem sendo encenada desde 2007 em palcos paraibanos, além de escolas e espaços públicos, chegando a participar do FITIJ – Festival Ibero americano de Teatro para Infância e Juventude na cidade de Santo Domingo / República Dominicana, em 2010. A peça, que agora se torna espetáculo sinfônico, é baseada na obra ‘O menino que virou escritor’, de Ana Maria Machado, com texto e direção de Valeska Picado. Inspirado no teatro de Ilo Krugli, traz a magia e o poder da fantasia, fazendo uma viagem pela fascinante história do escritor regionalista brasileiro José Lins do Rego.

O espetáculo tem originalmente a direção musical do compositor e maestro Carlos Anísio, que fez os arranjos orquestrais para essa versão que agora será executada pela OSUFPB sobre canções que ele mesmo compôs ou traduziu do cancioneiro popular brasileiro. Carlos Anísio é quem rege este concerto, que conta com a atuação cênica dos atores Naná Viana, David Muniz, Itamira Barbosa e Nina Elsia.

Segundo Itamira Barbosa, assistente de direção e coreógrafa do espetáculo, “o espetáculo Zé Lins, o Pássaro Poeta’ conduz o público à reflexão, através da narrativa sugerida pela dramaturgia, sobre a cultura nordestina, suas riquezas e valores, contra a quebra de tabus e preconceitos de uma região ainda estigmatizada por seus flagelos sociais”. E neste contexto de grande apelo pedagógico, o espetáculo ganha a sonoridade  das cordas da OSUFPB, o que o torna um espetáculo imperdível.

 

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.