Notícias
OSUFPB faz seu vigésimo concerto da temporada 2019
A Orquestra Sinfônica da UFPB – OSUFPB realiza, nesta sexta-ira, dia 06 de dezembro, às 20:00 horas, o seu vigésimo concerto oficial do ano de 2019, o penúltimo da temporada. O evento acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, local das apresentações da Orquestra, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para o público de todas as idades.
Este concerto contará com a regência do maestro e pianista paulista Ricardo Ballestero, que também será o solista do “Concerto K. 414 para piano e orquestra de cordas”, de W. A. Mozart, e do “Concerto Grosso no. 1 para piano e orquestra de cordas”, de Ernst Bloch.
Ricardo Ballestero (solista e regente)
Nascido em São Paulo, Ricardo Ballestero atuou como professor na Universidade de Colorado-Boulder e ministrou master classes e palestras na Universidade de Indiana (Bloomington), University Musical Society da Universidade de Michigan, Conservatorio Joaquín Rodrigo de Valência (Espanha), Universidad Nacional de Tucumán (Argentina) bem como em várias universidades e escolas de música brasileiras.
É Doutor em Música pela Universidade de Michigan, onde estudou Piano Colaborativo e Música de Câmara com Martin Katz. Foi integrante da Houston Grand Opera Studio em 2003-04, onde estudou regência com Patrick Summers.
Já colaborou com renomados instrumentistas como Ray Chen, Alex Klein, Kim Bak Dinitzen, Hansjörg Schellenberger, Atar Arad e Erling Blöndal Bengtsson. Colabora regularmente com as cantoras Adélia Issa e Kindra Scharich, o clarinetista Cristiano Alves, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Antonio Lauro Del Claro. Já atuou como pianista ensaiador para cantores como Joyce di Donato, Richard Croft, Franz Grundheber, Maria Guleghina, e Paulo Szot e para regentes como Kurt Masur, Claus Peter Flor, Joseph Flummerfelt e Patrick Summers.
Ricardo Ballestero é professor na Universidade de São Paulo (USP), onde tem lecionado redução de partituras, repertório vocal para cantores, dicção lírica, piano colaborativo e música de câmara.