Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza concerto junino

OSUFPB realiza concerto junino

Evento traz canções populares e homenageia o poeta Jessier Quirino
publicado: 14/06/2022 09h12, última modificação: 17/06/2022 12h09

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

Em seu oitavo concerto da temporada 2022, a OSUFPB abraça o nosso mais querido festejo popular, executando um repertório totalmente dedicado ao São João. O evento, que fará uma homenagem especial ao poeta, compositor , declamador Jessier Quirino, traz no repertório algumas das canções mais queridas de nosso cancioneiro popular na voz de jovens cantores paraibanos. A festa sinfônica acontece nesta sexta-feira, 17 de junho, às  20:00h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa.  O acesso presencial é gratuito, mas o concerto também será transmitido on line.

Presencial e on line

Para assistir ao concerto é preciso inscrever-se pela internet, de forma gratuita, para garantir a vaga na Sala Radegundis Feitosa, que está com sua capacidade toda liberada, num total de 300 pessoas. A inscrição, rápida e fácil de fazer, pode ser realizada pelo link: https://forms.gle/gd2zNUAyaSMVcVS98. Ao realizá-la, será enviado um comunicado por e-mail como comprovante da inscrição.

Mas quem não puder comparecer ao evento, terá condições de assisti-lo, ao vivo, pelo Youtube da ADUFPB, tendo garantidos boa qualidade de som e de imagem.

O concerto

Este concerto vem mergulhar no Brasil profundo em movimentos delineados pela mais querida festa popular de nossa região. No repertório, canções que embalam nossas vidas nordestinas desde sempre, fruto de compositores e compositoras,  cantores e cantoras que definem com precisão nossos traços culturais. Luiz Gonzaga, Antônio Barros e Cecéu, Marinês, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, entre outros, estarão representados nas vozes robustas e joviais de Maria Kamila, Pedro Índio Negro e Carol Rodrigues. O grupo Forró de Chá Preto vem dar o arremate final nessa estrutura que respeita os melhores códigos culturais da música nordestina. O trio, composto por Helinho Medeiros, Gledson Meira e Leo Meira traz para a sonoridade sinfônica as matrizes do forró representadas pela zabumba, o triângulo e a sanfona.

O homenageado

A noite de festa sinfônica homenageará ainda o poeta, compositor, declamador e contador de causos Jessier Quirino. O campinense, radicado na cidade de Itabaiana, é um dos grandes representantes e divulgadores do nordeste brasileiro, sobretudo no que tange à oralidade como código cultural desse Nordeste que ainda pulsa nos rincões dos nove estados dessa região tão rica enquanto produtora de uma cultura que encanta todo o Brasil nas obras dos inúmeros artistas que se consagraram no cenário cultural brasileiro.

O regente

Graduou-se em Música (1983) pela UFPB. Em 1997 obteve o título de Mestre em Regência Orquestral pela UFBA, realizando, sob a orientação do Dr. Eric Vasconcelos . Desde 1996 atua à frente do Coro de Câmara Villa-Lobos, grupo com o qual gravou 4 CDs.

Docente do Departamento de Música da UFPB, desde 1991, ocupou os cargos de Chefe do DeMús, por três mandatos e Coordenador de Extensão Cultural da PRAC de 2009 a 2012.

Exerce intensa atividade como compositor, arranjador, diretor e produtor musical em projetos fonográficos, de audiovisual e de artes cênicas. Atualmente é Conselheiro Titular do CONSUNI/UFPB e regente do Grupo de Metais Nordeste.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte músicos fixos e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos preponderantemente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, a OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando ainda artistas da cena local, realizando ainda concertos temáticos e didáticos voltados para crianças e adolescentes.