Notícias
Xisto Medeiros canta sua obra junto com a OSUFPB
Baixe o programa do concerto clicando AQUI
O cantor, compositor e instrumentista paraibano Xisto Medeiros é o artista que dividirá o palco da Sala Radegundis Feitosa com a Osufpb, nesta sexta-feira, às 20h00, num concerto que marca a abertura das comemorações dos 45 anos da ADUFPB - Sindicato dos professores da Universidade Federal da Paraíba. A entrada é gratuita e a ocupação da Sala se dará por ordem de chegada.
Garanta sua vaga
A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, uma vez que alcançada a lotação da sala, que é de trezentas pessoas, não será permitida a entrada de mais ninguém por questão de segurança. Depois da sala cheia, com todos devidamente acomodados, a porta será fechada, só permitindo a entrada caso alguém saia antes do final do concerto.
Concerto autoral
O concerto terá um repertório quase inteiramente composto pela obra de Xisto Medeiros, que, além de músico e compositor consagrado na cena paraibana, é professor do DEMUS - Departamento de Música da UFPB. Para isso, Xisto escreveu a grande maioria dos arranjos das doze canções que serão executados pelas cordas da OSUFPB, contando ainda com a participação de Leo Meira, na guitarra; Helinho Medeiros, no piano; Gledson Meira, na bateria e Arimateia Formiga (Teinha), no saxofone. Todos são músicos que têm uma histórica relação de trabalho com Xisto Medeiros, além de serem também professores do mesmo Departamento.
Acompanhando-se pelo seu baixo elétrico, Xisto interpretará canções dos seus três álbuns e que são frutos de parcerias com artistas da cena literária paraibana e nordestina, como Astier Basílio, Lucio Lins, Irani Medeiros, Ronaldo Monte, Zé Lins, além do poeta e escritor piauiense Acilino Madeira, que assina a letra da maior parte das canções apresentadas. E para completar o glamour do concerto, o cantor e compositor também incluiu no repertório as canções “Desejo e Necessidade”, de Chico César, e “Acauã”, de Zé Dantas. Das doze canções apresentadas, apenas a canção “Desejo e Necessidade”, não foi arranjada por Xisto. Esta recebe a assinatura de Adail Fernandes, consagrado músico e arranjador que também tem importante relação com o compositor baixista.
XISTO MEDEIROS
Xisto Medeiros é natural de Patos/PB, e pertence à terceira geração de músicos da família Medeiros. Cantor, compositor, contrabaixista, arranjador e produtor, iniciou seus estudos musicais aos 13 anos sob a orientação do seu tio João Linhares. De lá para cá, Xisto acumulou uma série de vivências, frutos de suas andadas mundo afora, e nas quais se encontrou e dividiu palco com grandes nomes da música, a exemplo de Nelson Ayres, Mônica Salmaso, Nailor “Proveta” Azevedo, Leo Gandelman, Carlos Malta, Toninho Ferragutti, Duofel, Richard Galliano, Maestro Duda, Toninho Horta, Roberto Sion, Nicolas Krassik, Didier Lockwood e Ricardo Herz. Também tocou e gravou com Sivuca, Moacir Santos, Arthur Maia, Richard Bona, Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Elomar, Xangai, Antônio Nóbrega, Virgínia Rosa, Totonho, Luis Pastor, Arnaldo Antunes, Sandra de Sá, Vitor Ramil, Zélia Duncan, Ana Carolina, Marcelo Jeneci, Spok, Cátia de França, Vital Farias, Orquestra Armorial, entre outros.
Em 2010, lançou seu primeiro CD solo “Prana”, apontado pela crítica local como “uma obra-prima da música paraibana”. Seu segundo CD “Black Xistus” (2013) recebeu importantes críticas no meio musical, tanto pela qualidade poética das letras, quanto pela qualidade sonora dos arranjos bem trabalhados e definidos. Em maio de 2022 lançou seu terceiro álbum solo “Baile de Pandeiro”, com elementos catalisadores da nova produção musical de Xisto Medeiros e Acilino Madeira que impulsionaram novas linguagens contemporâneas de musicalidade, brincantes da ciranda ao universo mais pop da canção.
Atualmente, Xisto Medeiros é professor de contrabaixo elétrico e acústico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ocupa o cargo de I contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Também é contrabaixista, produtor e diretor musical do Quinteto da Paraíba.
A OSUFPB
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.