English for Musicians
English for Musicians
O projeto de Extensão "English for Musicians" tem suas origens em encontros online que aconteceram a partir do ano de 2020, durante a pandemia pelo COVID-19, entre professores e alunos da área de música da UFPB. Estes encontros tinham o objetivo de estudar a lingua inglesa, prioritariamente a conversação, a partir de conteúdos da área da música e também da gramática e sons do idioma.
Resumo:
Este projeto, nos anos de 2023-2024, está em sua segunda edição oficializado e contemplado com bolsa probex, e se propõe articular o ensino e pesquisa à extensão numa dimensão interdisciplinar, aberta ao público-alvo em geral, direcionado a interessados na área de música, e visa aprimorar as habilidades básicas necessárias para o desenvolvimento de uma boa comunicação e aprendizagem através da língua inglesa, contribuindo assim para a formação mais abrangente do músico profissional, amador ou interessado na área. São reservadas uma quantidade pré-determinada de vagas para pessoas externas à instituição. Através de uma maior facilidade com a língua inglesa, novos horizontes podem se abrir para o público participante desta ação de extensão, como podemos comprovar em sua primeira edição e nos encontros informais anteriores. Este projeto funciona através de encontros semanais em um grupo de estudos que pode receber interessados no desenvolvimento musical atendendo os mais diversos níveis de prática com a língua inglesa. Os encontros semanais são abertos à comunidade geral mediante inscrição, de acordo com seu limite de vagas. As vivências de conversação e desenvolvimento de demais habilidades de escuta, leitura, escrita e gramática se dão através de encontros presenciais, com a opção complementar de transmissão virtual online em plataforma de videoconferência, atendendo também público a nível nacional. Ao fim de cada ano do projeto acontece um encontro presencial, aberto à comunidade, com a finalidade de compartilhamento de experiências musicais e experiências do uso do inglês para o aprendizado, bem como de um sarau com apresentações artísiticas e musicais, apresentado em lingua inglesa. O projeto une atividades de ensino, Através de seus encontros semanais; de pesquisa, através do desenvolvimento de um tema focal direcionado a uma prática vinculada a atividades do "Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal" (LGEMU) e do "Grupo de Pesquisas em performance, ensino eaprendizagem de Guitarra Elétrica" (GPPEAGE), ambos coordenados pelo professor proponente deste projeto. Nesta edição, a temática focal de pesquisa é produção musical com aplicação prática através da aprendizagem e execução de gravações musicais em ambientes de home studio. Como fruto do projeto anterior, foi escrito um artigo científico que está sendo finalizado para ser enviado a revistas especilizadas para seleção em editais de publicação. Naturalmente o projeto envolve a extensão universitária, através das vagas que são pré-determinadas para o público externo e da apresentação de um sarau artístico com a participação de todos os envolvidos no projeto. A articulação proporcionada entre os campos de ensino, pesquisa e extensão propicionam oportunidade valiosa aos estudantes de aprofundarem suas formações.
Justificativa:
A justificativa fundamental deste projeto é a possibilidade de ampliação do campo de aprendizagem e de atuação para o músico que desenvolve a capacidade de se comunicar com fluência em lingua inglesa. Consideramos que o projeto se apresenta como uma importante ação de extensão universitária interdisciplinar, envolvendo ao menos dois campos de estudos, a música e a língua inglesa. Tivemos, por exemplo, estudante que participou da primeira edição do projeto, que está hoje atuando em musical Off Brodway, nos Estados Unidos, graças a maior facilidade que teve em se comunicar em inglês, o que facilitou sua seleção. Também tivemos estudantes que, devido ao desenvolvimento com a lingua durante a ação de extensão, foram selecionados para participar de um projeto denominado "II Online Songwriting Camp" emparceria com uma universidade Sueca (Örebro Universitet), onde músicos brasileiros e suecos participam de uma imersão (denominada Camp) em produção musical, experienciando todas as etapas de um processo de produção musical, desde a composição, arranjo, gravação, edição, mixagem, masterização e upload em plataforma deStreaming. Assim como estes, poderíamos citar outros exemplos que serão melhor explanados no relatório do projeto em sua versão 2022/2023.
A língua inglesa é considerada atualmente uma língua padrão para comunicação entre diversas culturas e certamente é a linguagem mais popularizada internacionalmente. As diferentes culturas naturalmente tem suas linguagens-raiz específicas como primeiro idioma, e, muitas vezes, o inglês como segunda linguagem mais conhecida e praticada entre seus habitantes. Além disso, projetos de cooperação internacional interinstitucional (como a colaboração que a área de música da UFPB mantém atualmente com com a Universidade de Örebro - Suécia) só são possíveis pela comunicação na língua inglesa. Devido este fato, a fluência na língua inglesa expande bastante as possibilidadesde aperfeiçoamento pessoal para qualquer pessoa em qualquer área de atuação, fundamentalmente pela quantidade de conteúdos disponíveis neste idioma e facilidadede comunicação, principalmente nos tempos atuais, em que temos possibilidades de acesso a tantos materiais e informações disponíveis gratuitamente na internet. As atividades do projeto English for Musicians oferecem uma oportunidade prática para desenvolvimento de fluência na língua inglesa com foco na música, abrangendo o trabalho com as habilidades de escuta, conversação, leitura, gramática, escrita, etc.
Particularmente, no campo musical, além de uma grande quantidade de conteúdos qualificados disponíveis, dentre seus mais diversos segmentos de estudo, tais como harmonia, análise, ensino de instrumento, canto, história da música, etc., também encontramos um grande número de canções de grupos e artistas das mais diferentes nacionalidades, com letras em língua inglesa. Durante a execução do projeto, os músicos participantes também preparam um repertório cantado em inglês para apresentação pública no sarau previsto na finalização do projeto. Entendemos que este projeto irá auxiliar o público matriculado em suas atividades semanais a expandirem suas possibilidades de aprendizagem e também a preparar quaisquer interessados em projetos com foco em música para atividades de intercâmbio e viagens em geral a países que falam este idioma, entre outros benefícios, como o acesso a um maior universo de conhecimentos. O projeto apresenta uma relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através do uso de TICs associados ao mesmo.Devido ao sucesso obtido na primeira edição deste projeto, contemplado pelo edital Probex 2022, que atendeu de forma satisfatória ao público externo e cumpriu com seus objetivos de uma forma bastante positiva, propomos a renovação do mesmo. Baseados nestas palavras anteriores, justificamos a importância deste projeto para acomunidade geral.
Fundamentação Teórica:
"Música e fala compartilham semelhanças interessantes. A música e a fala são sinais auditivos complexos baseados nos mesmos parâmetros acústicos: frequência,duração, intensidade e timbre. Eles compreendem vários níveis de organização: morfologia, fonologia, semântica, sintaxe e pragmatismo na linguagem e ritmo, melodia e harmonia na música. Além disso, perceber e produzir música e fala requer atenção, memória e habilidades sensório-motoras. Finalmente, há evidências crescentes deque música e linguagem compartilham recursos neurais para processamento de prosódia, sintaxe e semântica. Curiosamente, os músicos apresentam habilidades aprimoradas de processamento de fala" (CHOBERT; BESSON, 2013, p. 924). A busca por uma formação educacional cada vez mais ampla pode conduzir estudantes, professores e pesquisadores a uma condição onde mais portas de acesso ao vasto conhecimento que a humanidade tem produzido, nas mais diversas áreas de saberes, estejam abertas. Uma das ferramentas que auxiliam nesta ampliação de acesso a informações é a aprendizagem de uma nova língua, e dentro do extenso espectro de diferentes línguas que temos nas diversas realidades geográficas e sócio culturais de nosso planeta, a língua inglesa apresenta um destaque, pelo fato de ser uma linguagem que tomou proporções globais, apresentando-se como o idioma mais influente no mundo e o segundo idioma mais falado ou estudado em diversos países que não apresentam o inglês como primeiro idioma. Observa-se que “a língua é dotada de estruturas sintáticas, morfológicas, fonéticas e sociais de uma determinada comunidade” (Rocha, 2009, p.13) e que todo um arcabouço cultural está implícito em cada sociedade que compartilha uma linguagem comum. Ao desenvolver-se o aprendizado de uma nova língua, abre-se também uma via de acesso à toda riqueza produzida pela sociedade que compartilha a linguagem, além de, no caso da língua inglesa, também servir como uma ponte para outras realidades culturais que, apesar de não terem o inglês como primeira língua, produzem uma vasta gama deconhecimento em língua inglesa devido esta língua favorecer o acesso a muitas outras pessoas pelo mundo ao conteúdo de suas pesquisas, reflexões e descobertas, já que o inglês é uma linguagem que se internalizou e é comumente falada e utilizada como uma forma de interação em todos os continentes do globo.
Atualmente vivemos em um mundo globalizado, onde o desenvolvimento das mais diversas tecnologias gera enormes possibilidades de desenvolvimento humano, e a acessibilidade a conhecimentos proporcionada pela internet vem modificando rapidamente a própria estrutura da sociedade destes tempos, principalmente à medida que os recursos possam vir sendo mais democratizados entre a população de uma forma geral. Uma atividade de extensão universitária procura agir neste sentido de democratização do conhecimento. Neste projeto visamos, através da prática da língua inglesa, no intuito de ampliar a formação de músicos ou interessados no universo musical, poder contribuir de maneira efetiva com suas formações, além de favorecer para que os mesmos tenham uma paleta mais diversa de possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional, entendendo que o aprimoramento e uma maior fluência no entendimento auditivo, escrita, leitura, conversação e comunicação geral através do inglês, pode trazer um crescimento pessoal em diversos sentidos. "Evidências crescentes sugerem que a experiência musical influencia a organização e as funções cerebrais. Além disso, os resultados nos níveis comportamental e neurofisiológico revelam que a perícia musical influencia positivamente vários aspectos do processamento da fala, desde a percepção auditiva até a produção da fala" (CHOBERT; BESSON, 2013, p. 923). Como explicitado na citação acima, existem pesquisas que apontam para o fato de que indivíduos com habilidades musicais desenvolvidas podem ter um aprendizado de línguas favorecido, por tratar de aspectos que têm uma correlação em diversas áreas de seus campos de estudos. “Pesquisadores têm um interesse considerável na ligação língua-música” (Zybert, Jerzy; St?pie?, Sabina, 2009, p. 99).
O estudo damúsica necessita do desenvolvimento da capacidade perceptiva auditiva no sentido de entendimento de estruturas melódicas, rítmicas, timbrísticas e harmônicas que estão presentes de alguma forma também na língua falada. "Realizamos duas manipulações principais, comparando a eficácia do mesmo método de treinamento distribucional implícito em diferentes populações (músicos e não músicos), bem como em diferentes fonemas (tonais e baseados em tempo). Constatamos que os músicos apresentam uma percepção fonética melhorada em todos os fonemas e que quaisquer efeitos do treinamento são menores do que essas diferenças populacionais" (PERFORS; ONG, 2012, p. 839).
O treinamento musical realmente pode favorecer ao desenvolvimento de uma aptidão diferenciada no estudo das linguagens, com seus sons fonéticos e tons lexicais. Muito disto se dá devido ao compartilhamento de tópicos de estudos de alguma maneira compartilhados entre estas ciências, cada uma com suas próprias nuances, e também devido à atenção auditiva que o estudante de música normalmente se habitua a ter em seus estudos pessoais,essa atenção diferenciada gera uma maior sensibilidade que favorece de uma maneira geral estudos que necessitem de fazer uso da percepção auditiva. "Baseando-se nateoria das inteligências múltiplas, parece racional supor que dos oito originais (Gardner, 1983) dois estão naturalmente relacionados com a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE). São eles: inteligência linguística (“word smart”) e inteligência musical (“music smart”)… Por outro lado, pode-se afirmar que os alunos que têm um dom natural para a música e uma inteligência musical bem desenvolvida farão o melhor uso de sua aptidão musical no desenvolvimento de certas habilidades orais de LE e se tornarão aprendizes de línguas altamente bem-sucedidos se os professores prestarem atenção a eles". (ZYBERT; ST?PIE?, 2009, p. 99). Neste sentido, o objetivo traçado neste projeto não visa especificamente trabalhar com o foco no uso da música no aprendizado da língua, apesar de abarcar esta forma de aprendizagem também, mas sim, pretende que um maior domínio desta linguagem aprofunde os conhecimentos técnicos, científicos, tecnológicos e culturais dos músicos em sua área de atuação,bem como, amplie o seu campo de interações interpessoais aproveitando também “a ideia de que a habilidade musical pode beneficiar a aprendizagem de uma segunda língua” (CHOBERT; BESSON, 2013, p. 923).
Para a realização destes objetivos, os encontros presenciais farão uso da tecnologia de web conferências paralelamente para ampliar o alcance do projeto a nível nacional. Através das tecnologias de informação e comunicação podem ser compartilhados conhecimentos e saberes diversos em tempo real, de forma síncrona, a serem praticados de maneira ampla com os recursos que o mundo digital oferece. “A ampla adesão aos recursos digitais pela sociedade atual, especialmente pelos mais jovens, têm levantado questões com relação à utilização dessas interfaces no contexto da aprendizagem de inglês” (ALMEIDA; SOARES,2020, p.247). Encontramos disponíveis muitas vídeo aulas e diversos recursos, softwares, sites, programas e ferramentas que visam facilitar a aprendizagem da língua inglesa, além disso, o uso de tecnologias remotas para educação pode se tornar mais atrativo e interativo (via ferramentas disponíveis nos computadores, smartfones e tablets), auxiliando na retenção de conteúdo, “hoje quando se fala e discute educação, é natural que as metodologias ativas assumam papel central em muitos debates.”(CAROTENUTO; PEREIRA, 2020, p.2). Consideramos que o impacto que estas tecnologias podem causar na formação pessoal podem gerar um aceleramento na aprendizagem de qualquer que seja o foco de estudos dos indivíduos, tanto pela gama de informações que podem ser acessadas, bem como pelas possibilidadespedagógicas que são desenvolvidas ou que podem ser aprimoradas com os diversos recursos tecnológicos que vem constantemente se desenvolvendo. "As tecnologias digitais, nesse sentido, afetam as práticas pedagógicas na medida em que possibilitam novas experiências de ensino e aprendizagem a alunos e professores. De acordocom Braga (2007), a internet possibilita a comunicação à distância, propicia ferramentas técnicas que facilitam a produção de textos hipermídia e abre o acesso a umbanco de informações potencialmente infinito que se encontra disponível na rede mundial de computadores" (Almeida; Soares, 2020, p.249).
A proposta básica de ação neste projeto também tem um direcionamento colaborativo, no sentido de buscar efetivamente que a prática e a aprendizagem se dêem através de uma troca constante entre os participantes, mais do que através de um trabalho direcionado do tipo professor-aluno. Além disto, busca-se uma coordenação das atividades que consiga perceber quais as principais necessidades e potencialidades do grupo envolvido a cada momento, e se moldar com a função de sempre estar trazendo aspectos a serem trabalhados que estejam ligados a estas necessidades dos indivíduos, deixando sempre um espaço aberto para o diálogo e a troca de saberes entre todos os participantes, que serão frequentemente solicitados a exporem suas compreensões a respeito dos diversos assuntos que podem ser tratados, pois concordamos que “os diferentes recursos oferecidos pelas novas tecnologias digitais têm não só viabilizado, mas, principalmente, incentivado propostas de ensino menos centradas no professor e mais voltadas para a interação e o diálogo” (Braga, 2007, p. 184 APUD ALMEIDA; SOARES, 2020, p.249).
A base dos trabalhos no grupo irão envolver o aspecto da conversação como o centro das atividades, mesmo quando todos os demais aspectos do aprendizado linguístico forem sendo trabalhados. Através da prática de listening, por exemplo, “a discussão dos aspectos culturais que envolvem o material auditivo é muito relevante para que o aprendiz compreenda os significados do que se ouve como um todo” (Almeida; Soares, 2020, p. 253). Também os textos lidos, os estudos de caráter gramatical, a prática da escrita, e todos os demais conteúdos, sempre estarão sendo conduzidos a diálogos acerca dos temas abordados. …"considerando-se o ensino de Língua Inglesa, deve-se levar em conta que o aluno tem necessidades e propósitos que vão além da gramática. Assim, além de abordar formas do sistema gramatical, a aula de Língua Inglesa deve prover materiais e procedimentos que incentivem o aluno a pensar e interagir na língua-alvo" (PROENÇA; FUINI, 2020, p. 9). Este aspecto focal na conversação tem o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de uma maior confiança de forma natural por parte dos integrantes inscritos nas atividades, bem como de fomentar "a oportunidade de constituir visão crítica, de repensar suas crenças e de questionar temas que circulam no seu cotidiano e no de nossa sociedade”. (PROENÇA; FUINI, 2020, p. 3).
Outro aspecto importante que também vem ser desenvolvido paralelamente durante os encontros é o uso de músicas e letras de músicas como ferramenta de aprendizado, sem que isto seja um recurso pedagógico principal, como já explicado, mas que oferecerá com seu uso, mais uma ferramenta de apoio aos estudos, pois, “como forma de expressão cultural, as músicas veiculam valores estéticos, ideológicos, morais, religiosos, linguísticos, etc. Elas possuem, a exemplo de outras produções artísticas, as marcas do tempo e lugar da sua criação” (PROENÇA; FUINI,2020, p. 9).
Também serão usados recursos tecnológicos como os oferecidos pelo site e aplicativo lyricstraining, onde é possível ouvir uma grande quantidade de músicas e completar as palavras que estão faltando à medida que a letra é cantada, podendo escolher diferentes níveis de dificudade."Além de possibilitar ao educando o contato direto com elementos culturais da língua alvo através de textos autênticos, a música permite ao professor a abordagem da compreensão auditiva, da oralidade, da leitura e da escrita” (ALMEIDA; SOARES, 2020, pp. 252 e 253). …"a música, ao ser incorporada às atividades de estudo do idioma, pode corroborar para a fixação de elementos linguísticos, para a prática da compreensão auditiva e oralidade, memorização de formas gramaticais e lexicais, além de despertar o interesse dos alunos pelo idioma, promover o engajamento dos estudantes nas atividades e transformar a atmosfera da sala de aula em um ambiente mais favorável para a aprendizagem" (Berk, 2008; Cruz, 2004 APUD ALMEIDA; SOARES, 2020, p.248). "A música é frequentemente usada em salas de aula de línguas estrangeiras; no entanto, geralmente é atribuída como uma atividade de entretenimento e/ou recreação. Isso é lamentável, pois a música, e em particular as canções,podem ser usadas como uma excelente ferramenta pedagógica no ensino de línguas. Com a ênfase atual no uso de materiais autênticos tanto para o aprendizado de idiomas quanto para familiarizar os alunos com a cultura estrangeira, vale a pena notar que as músicas constituem um componente altamente benéfico do aprendizado de LE – elas demonstram outra cultura e trazem vozes autênticas dela. Por um lado, ouvir músicas e cantá-las fortalece as habilidades de pronúncia e, por outro, apresenta aos alunos uma variedade de dialetos da língua-alvo. As músicas também oferecem uma oportunidade substancial não apenas para aprender um novo vocabulário, mas também para consolidar o vocabulário recém-aprendido, que se torna reforçado pelo canto das letras em seus versos. O aprendizado de idiomas combinado com música facilita o processo, pois muitos alunos frequentemente se lembram de ritmo, acentuação, rima e melodia melhor do que na linguagem falada". (ZYBERT; ST?PIE?, 2009,p. 100).
Acreditamos que um processo de aprendizado linguístico que envolve assuntos do universo musical, familiar para os estudantes, trabalhadas por meio de ferramentas disponíveis através de tecnologias digitais no estudo e prática de escrita, escuta, leitura e demais elementos, sempre integradas à conversação, utilizando-se pontualmente do estudo de músicas como ferramenta de apoio, entendendo que “as tecnologias digitais alinhadas a atividades com músicas podem trazer contribuições relevantes para a aprendizagem de inglês ao passo que propiciam a prática de habilidades linguísticas, principalmente no que diz respeito à compreensão auditiva” (Almeida; Soares, 2020, p.247).
Estes pontos funcionando unidos podem inserir os participantes em um contexto de mútua aprendizagem e favorecer planejamentos futuros em suas vidas que sejam possibilitados por uma maior intimidade com a língua inglesa instrumentalizada na área da música. Hierarquicamente, entre os pontos praticados, na sequência da prática de conversação, as atividades de listening também são prioridade, pois a partir destas audições atentas podem ser desenvolvidos diversos estudos qualificados nas mais diversas áreas de interesse do músico, “visto que através da audição o aluno recepta e internaliza informações sem as quais não poderiam produzir em uma língua, como os fatores linguísticos, pronúncia, entonação, dentre outros” (Almeida; Soares, 2020, p. 253). "Aprender uma segunda língua (L2) é um verdadeiro desafio. Múltiplos fatores, incluindo fatores linguísticos e extralinguísticos, são conhecidos por influenciar a aquisição de uma segunda língua e, em particular, a aquisição de contrastes fonêmicos não nativos. A formação linguística dos aprendizes, incluindo a quantidade de conhecimento na língua nativa (L1), aproximidade entre o inventário fonético de L1 e L2 e a idade de início da aprendizagem, são considerados os fatores mais importantes que determinam o desempenho daaprendizagem. Além disso, fatores extralinguísticos, como motivação, memória de trabalho, controle de atenção e, mais interessante para nossas preocupações, experiência musical, também demonstraram influenciar a percepção e a produção de sons em uma língua estrangeira" (Chobert, Julie; Besson, Mireille , 2013, págs. 923-924).
Metodologia:
O projeto “English for Musicians” prevê encontros semanais de duas horas de duração, bem como um encontro virtual, também com duas horas de duração, e funcionará como um grupo de estudos, onde o foco principal é a prática de conversação (Speaking) em inglês para participantes de qualquer nível com o idioma, desde o básico até o avançado. Durante estes encontros, através das temáticas desenvolvidas, visa-se apontar caminhos de formação crítica dos participantes dentro da experiênciaoferecida pelo projeto. Dentro destes encontros, além da conversação, serão trabalhados o desenvolvimento de outras habilidades fundamentais, como a escuta (Listening), fundamental para o aprimoramento do entendimento de conteúdos diversos em língua inglesa, e isso se dará a partir de vídeos e podcasts a serem estudados com temas pertinentes à área musical, gradativamente organizados por grau de dificuldade. Além da conversação e escuta, também serão oferecidas atividades de leitura (Reading) de textos diversos e artigos científicos da área da música de acordo com uma programação pré-definida, compatível com os temas que são estudados no decorrer do projeto e com o perfil do grupo inscrito para os encontros. Elementos teóricos gramaticais também serão abordados dentro das práticas de leituras,conversações e escutas, sempre trazendo a um contexto prático de compartilhamento de conhecimento a respeito dos aspectos gramaticais estudados. A outra habilidade que também será trabalhada é a escrita (Writing), pois este é um dos pilares para o desenvolvimento integral de uma melhor fluência da língua inglesa. Para o estudo dos diversos tópicos e elementos que serão tratados semanalmente a cada encontro, são pré-selecionados qualitativamente pela coordenação do projeto vídeos, textos e áudios que estejam disponíveis gratuitamente na internet. A condução dos encontros semanais é feita pelos professores coordenadores da atividade de extensão ou a quem for designado por estes. Eventualmente ocorrerão conferências com a participação de convidados especiais, que tenham a língua inglesa como idioma nativo, ou por pessoas que tenham morado em países que falam língua inglesa. O objetivo destes momentos é o palestrante contribuir com suas experiências, tanto do aprendizado e fluência no idioma, a vivência de morar em um país culturalmente diferente e, com isso, também promover uma prática de conversação com pessoas experientes na língua. Os encontros presenciais também poderão ser transmitidos através de uma plataforma de web conferência para darmos uma abrangência nacional ao projeto. Ao fim de cada ano de projeto, será organizado um evento presencial com a presença de todos os professores e alunos envolvidos e aberto à comunidade, visando apresentar resultados obtidos no projeto para a comunidade geral e também atrair mais alunos interessados em participar do projeto. O evento será um momento de confraternização no qual os participantes do projeto irão compartilhar as experiências do uso do inglês para o aprendizado na área musical, de desenvolvimento na língua inglesa através das metodologias utilizadas ao longo do projeto, além de apresentações musicais e artísticas. O evento será formatado como um sarau cultural a ser realizado nas dependências do departamento de música da UFPB, no Auditório Gerardo Parente ou na Sala de COncertos Radegundis Feitosa, e será conduzido pelo bolsista do projeto. Um resumo do encontro também será apresentado no Encontro de Extensão da UFPB - ENEX.
Referências:
Almeida, Gislene Lima; Soares, Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira. PRÁTICAS DE COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DAS TECNOLOGIASDIGITAIS E DA MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO ENSINO. Fólio - Revista de Letras Vitória da Conquista v. 12, n. 2 jul./dez. 2020. Vertentes & Interfaces II: Estudos Linguísticos e Aplicados.
Carotenuto, F. M., & Pereira, O. J. (2020). PROFESSORES, METODOLOGIAS ATIVAS E A EAD: UMA PROPOSTAPRÁTICA DA INVERSÃO DA SALA DE AULA UTILIZANDO A PIR MIDE DE WILLIAM GLASSER. In: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/52112.pdf
Chobert, Julie; Besson, Mireille. MUSICAL EXPERTISE AND SECOND LANGUAGE LEARNING. Brain Sciences. 2013, 3, p. 923-940.
López-Íñiguez, Guadalupe; Bennett,Dawn. BROADENING STUDENT MUSICIANS’ CAREER HORIZONS: THE IMPORTANCE OF BEING AND BECOMING A LEARNER IN HIGHER EDUCATION. International Journalof Music Education, 2021, Vol. 39(2) 134–150.
Perfors, Amy Francesca; Ong, Jia Hoong. MUSICIANS ARE BETTER AT LEARNING NON-NATIVE SOUND CONTRASTS EVENIN NON-TONAL LANGUAGES. Building Bridges Across Cognitive Sciences Around the World: Proceedings of the 34th Annual Meeting of the Cognitive Science Society, heldin Sapporo, Japan, 1-4 August, 2012 / N. Miyake, D. Peebles and R.P. Cooper (eds.): pp.839-844.
Proença, Marcelo Hipólito; Fuini, Lucas Labigalini. MÚSICA E PENSAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Educere Et Educare, Vol. 15, N. 36 (2020) EspecialEducere, Out. 2020. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rocha, Suzana de Oliveira Fialho. A MÚSICA COMOELEMENTO LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM AULAS DE ENSINO FUNDAMENTAL – 1a FASE. Monografia de Especialização. UFG,2009. Zybert, Jerzy; St?pie?, Sabina. MUSICAL INTELLIGENCE AND FOREIGN LANGUAGE LEARNING. Research in Language, 2009, vol. 7.
Objetivos Gerais:
OBJETIVO GERAL: Oferecer à comunidade musical e interessados na área da música, a possibilidade de desenvolvimento de fluência na língua inglesa a partir de temas focados na área, com uma abordagem de aprendizagem prática aberta para todos os níveis de desenvolvimento com o idioma e articulação entre ensino, pesquisa eextensão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Trabalhar em contexto de grupo as habilidades necessárias para o aprimoramento do idioma inglês, tais como conversação, escuta, leitura, escrita e gramática, com foco em temas da área da música. Enriquecer o conhecimento em música dos participantes através de vídeos e discussões sobre temas específicos em inglês. Trabalhar um tema focal em paralelo com as demais atividades, a cada edição do projeto, possibilitando o aprofundamento em alguma área damúsica, que acrescente na formação dos participantes, conhecendo suas terminologias em língua inglesa. Apresentação de uma sarau cultural todo apresentado em língua inglesa, ao final do projeto.
Resultados Esperados
Espera-se que os participantes deste projeto possam aprimorar os seus níveis de conhecimento geral e capacidade de comunicação através da língua inglesa, bem como,com os conteúdos abordados nos encontros, enriquecer os seus conhecimentos musicais. Desenvolver as habilidades e competências na língua inglesa através da abordagem em música: listening: desenvolvimento de foco e concentração levando à clareza e ao entendimento; writing: foco no pensamento lógico, criatividade e senso crítico; reading: mecânica da produção e articulação das palavras e frases em uma segunda língua e da capacidade de compreensão de textos; speaking: desenvolvimento da comunicação clara e fluente, do raciocínio lógico, além de enfrentamento ao medo e à timidez e consequentemente ganho de confiança. Outras possibilidades que o projeto pode oferecer é a de abrir portas para experiências internacionais e ampliar o campo de ação profissional dos participantes.
Palavra-chave
1: Música
Palavra-chave 2:
Lingua Inglesa
Palavra-chave 3:
Grupo de estudos
Palavra-chave 4:
Conversação em inglês
Palavra-chave 5:
Produção Musical