GPPEAGE
O "Grupo de Pesquisa em Performance, Ensino e Aprendizagem de Guitarra Elétrica" (GPPEAGE-UFPB) atua como um centro de pesquisas vinculado ao Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU-UFPB).
Este grupo de pesquisa foi formado no ano de 2019 e surgiu inicialmente de um desejo de organização de uma série de atividades que já vem sendo desenvolvidas desde o ano de 2009, período que a área da Guitarra Elétrica foi inserida oficialmente na UFPB, com a criação do curso superior em música popular na modalidade sequencial. Desde esta época, viemos nos conscientizando da necessidade da reflexão teórica sobre a performance e os processos de ensino/aprendizagem da guitarra elétrica, assim como de compreender a estruturação e o desenvolvimento da área historicamente até a atualidade, dentro de uma multiplicidade ampla de abordagens.
Em todo o Brasil, vem aumentando a presença da Guitarra Elétrica nas universidades e em seus cursos de música, tanto nos cursos de formação superior, quanto técnica e tecnológica. Esta realidade é relativamente nova se comparados com instrumentos tradicionais da música erudita, e gera uma necessidade de que se produzam, cada vez mais, pesquisas e reflexões para suprir as demandas que encontramos na área, com recursos atualizados à nossa época e com utilização de seus benefícios tecnológicos, adaptados à realidade brasileira.
O trabalho que o GPPEAGE - UFPB desenvolve visa um impacto importante nas pesquisas desenvolvidas no Brasil na área da guitarra elétrica, que já vem se desenvolvendo na academia a cerca de 18 anos (a primeira pesquisa de mestrado a respeito diretamente de aspectos do instrumento foi publicada em 2002), mas ainda carece de maior atenção por parte dos pesquisadores desta área instrumental da música, para que tenhamos realmente uma produção robusta e aprofundada. As linhas de pesquisa que serão desenvolvidas neste grupo procuram atender de forma abrangente as principais necessidades da área e estão alinhadas com as principais linhas de pesquisa na área geral da música que temos em atuação no ambiente acadêmico nacional e internacional.
Este grupo pretende e vem contribuir nas necessárias reflexões sobre as questões deste instrumento, principalmente nas áreas da performance e educação musical, mas em diálogo aberto com as demais linhas de pesquisa que encontramos atualmente (musicologia, Etnomusicologia, Sonologia, etc.).
Um dos objetivos do GPPEAGE, que já vem sendo desenvolvido desde sua origem, é fazer parcerias com pesquisadores de outras universidades e com professores de outras instituições que trabalham com o ensino de guitarra elétrica.
O "Grupo de Pesquisa em Performance Ensino e Aprendizagem de Guitarra Elétrica" (GPPEAGE-UFPB) tem como sede, atualmente, a “sala B” do prédio do departamento de música da UFPB, sede também do Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU-UFPB), ao qual está vinculado. Suas atividades também podem ser desenvolvidas em outras salas que possam atender diferentes demandas, solicitadas previamente, de acordo com a necessidade, e também em harmonia com as programações e atividades do Departamento de Música (DEMUS), Departamento de Educação Musical (DEM), e do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) .
Linhas de pesquisa:
1. Aspectos históricos, estéticos, culturais e sociais da Guitarra Elétrica
2. Estudos sonológicos e interfaces tecnológicas associadas à Guitarra Elétrica
3. Etnomusicologia e musicologia direcionadas ao universo da Guitarra Elétrica
4. Fundamentos teóricos, análise, linguagem, composição/arranjo/transcrição para Guitarra Elétrica
5. Práticas interpretativas, pedagógicas, técnicas, estudos instrumentais, performance, ensino e aprendizagem de Guitarra Elétrica
Administração do grupo:
Líder: Prof. Dr. Anderson Mariano
anderson.mariano@academico.ufpb.br
Pesquisadores:
Anderson de Sousa Mariano
José Reinaldo Tavares de Souza
Leonardo Meira Dantas
Marcos da Rosa Garcia
Rodolfo Rangel de Lima
Estudantes vinculados:
Geovando Oliveira de Araújo
Ivo Limeira de Lima
Joelson Montes de Sales
Pedro Francisco Figueiredo Salgueiro