Notícias
LGEMU/UFPB em parceria com a Örebro Universitet realiza o "I online Songwriting Camp Sweden/Brazil"
Nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2022 aconteceu o “I online songwriting and music production camp – Sweden/Brazil”, organizado na UFPB pelo “Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU/CCTA/UFPB)”, sob coordenação do professor Anderson Mariano (Departamento de Música), em parceria com os professores Jan Sparby e Tim Johnsson, da Universidade de Örebro (Suécia). Esta atividade é fruto da colaboração de intercâmbio artístico estabelecida entre a UFPB e a Universidade de Örebro, promovida pelo programa Linnaeus-Palme. O principal objetivo desta ação foi o de possibilitar, de maneira interativa entre estudantes suecos e brasileiros, a vivência de um processo de produção musical completo com estudantes universitários dos cursos de música destas universidades, desde a composição de uma canção até a sua finalização e publicização em uma plataforma de streaming, passando pelos processos de gravação, edição, mixagem e masterização, viabilizando uma fusão destas duas culturas através da música.
Para a preparação dos estudantes ocorreram encontros com os professores no período de cerca de três meses que antecedeu o evento, com a finalidade de dar instruções a respeito dos softwares que foram utilizados, prática da língua inglesa (que foi a língua adotada durante todo o período de preparação e execução do evento), bem como para orientações a respeito de todas as etapas do processo de produção musical que foram vivenciadas no evento. Os estudantes brasileiros foram acompanhados pelo professor Anderson Mariano, coordenador do LGEMU/CCTA/UFPB e os estudantes suecos pelos professores Jan Sparby e Tim Johnsson, da Universidade de Örebro. O professor Tim Johnsson acompanhou todo o processo de produção nos dias de imersão. Para este primeiro evento participaram cinco estudantes brasileiros e cinco estudantes suecos.
Os estudantes da UFPB, Manu Lima, Ernani Sá, David Wadson e Caio Bruno, que atualmente cursam a licenciatura em música, e o estudante Yuri Farias, do bacharelado em música, foram selecionados para participar desta primeira versão do camp.
As atividades tiveram início no dia 11 de abril e finalizaram no dia 13 de abril. Inicialmente foram formados três grupos entre os dez estudantes. Cada um dos grupos deu início à atividade de composição de uma canção, e, após a composição, foi definida a instrumentação a ser usada na gravação, de acordo com as habilidades dos participantes. Na sequência foi desenvolvido o arranjo de cada uma das músicas em seus respectivos grupos. Com o arranjo pensado, a próxima etapa foi a gravação dos instrumentos acústicos e virtuais. Finalizada a etapa de gravação tiveram início à edição dos áudios gravados para posterior mixagem e masterização. Todo este processo foi feito pelos estudantes. Após a master final ter ficado pronta, foi feito upload do resultado musical das três canções composta em uma plataforma de Streaming.
Esta atividade aprofundou a interação entre as universidades parceiras através de uma prática completa de produção musical que gerou um resultado prático e uma vivência que é bem sintonizada com a atualidade da vida de um músico, com a finalização das canções gravadas compostas pelos estudantes de ambas universidades, promovendo assim uma valiosa interação cultural entre as musicalidades brasileiras e suecas.
As músicas podem ser acessadas no link abaixo:
Coordenação LGEMU: Prof. Dr. Anderson de Sousa Mariano