Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exposição com obras de Hermano José entra hoje em cartaz no MCCHJ.
conteúdo

Notícias

Exposição com obras de Hermano José entra hoje em cartaz no MCCHJ.

Batizada de "Hermano por Hermano", exposição conta com 22 obras do nosso patrono.
publicado: 05/05/2023 11h33, última modificação: 05/05/2023 11h45

   Estreia hoje (05/05) no Museu Casa de Cultura Hermano José, a exposição "Hermano por Hermano". Com 22 obras do nosso querido patrono, a exposição exibe um pouco da pluralidade artística que Hermano José executou ao longo de toda sua carreira. Além de tentar trazer ao público um pouco da parte acumuladora do artista, que mantinha coleções diversas em sua residência/ateliê.

   A exposição pode ser conferida até o dia dez de julho (10/07), das 8h às 16h, na rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, número 805, Jardim Oceania, João Pessoa-PB.

   Abaixo segue o texto curatorial de autoria de Erynunes Santos:

Um estrondo no mar. Uma falésia que despenca sobre águas atlânticas. Espectros que rodopiam uma antiga casa. Uma catarse que implode de um admirável vislumbre sobre a vida, sobre uma realidade que vaga através do tempo e espaço, registra- da em linhas e figuras marcadas na história da arte paraibana. O sensorial desabrocha-se em desenhos, pinturas e figurações que revivem o trabalho de Hermano José, o qual fundamenta-se em uma leitura de mundo singular, engendrado mediante seu olhar honesto e poético.

A exposição Hermano por Hermano foi pensada e organizada por bolsistas que integram o grupo responsável pelo inventário do acervo do Museu Casa de Cultura Hermano José. Tem como objetivo veicular as linguagens de uma das figuras mais importantes para a história da arte na Paraíba, de modo a revisitar algumas de suas produções pertencentes ao acervo. A iniciativa parte, sobretudo, de uma necessidade de apresentar ao público as diversas representações, e permitir que as visões de mundo de Hermano José sejam evidenciadas ao comunicar um tempo eternizado em memórias, por meio de um evento de encerramento do centenário de Hermano José.