Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > RETROSPECTIVA 2024
conteúdo

Notícias

RETROSPECTIVA 2024

Veja o que rolou este ano no MCCHJ
publicado: 29/12/2024 18h43, última modificação: 29/12/2024 18h43

Com o fim do ano se aproximando, é hora de rever a família e os amigos e comemorar a chegada de 2025. Também é tempo de visitar as memórias construídas ao longo do ano e o Museu Casa de Cultura Hermano José preparou uma retrospectiva especial dos melhores eventos que aconteceram por aqui.

 

O ano começou ainda com as exposições de 2023. Entre elas, a exposição Essência: trajetórias espirituais da artista plástica Natalia Grego. A mostra permaneceu em cartaz até o final do mês de março. A autora ainda promoveu duas aulas de Yoga gratuitas nas dependências do museu, atendendo crianças e adultos.

 Foto aula de yoga crianças .jpg

Em maio, o MCCHJ foi uma das instituições a participar da 22º Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação contou com Oficinas de pintura com o Professor e Artista Plástico José Pagano, com o Lançamento do Livro Sítio Arqueológico Lagoa do Caju da poetisa e escritora Silvinha França, além de exposições e debates sobre Museus, arte e educação.

Exposições.pngLivro-silvinha-frança-13.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro evento marcante deste ano foi a Primavera dos Museus, também realizada nacionalmente pelo Ibram e teve como tema museus, acessibilidade e inclusão. No MCCHJ, a programação contou com a exposição Horizonte de Afetos produzida por crianças com deficiência atendidas pelo projeto Artes Visuais e Inclusão, com o lançamento do Livro Um Autista em Minha vida, também da escritora Silvinha França e o show infantil de Nik Fernandes e o Grupo Tá BLZ realizado no Jardim do museu no dia 23 de setembro. O evento foi realizado em parceria com a Fundação Casa de José Américo  e recebeu estudantes da rede pública e privada.

 

O Show do Grupo Tá BLZ proporcionou uma das tardes mais animadas já vistas no MCCHJ. Mesmo com o jardim cheio, as crianças acharam espaço para cantar e dançar. Fechando a programação, houve a visita dos pesquisadores participantes do 33º Encontro  da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) na manhã do dia 28 de setembro. Após visitarem as exposições e conhecer o acervo do MCCHJ, os pesquisadores participaram de um debate com o Professor Robson Xavier.

 _MG_6734 Abertura - Primavera - MCCHJ - RAFAELLAMOUR.jpg

Em novembro o museu recebeu a exposição Rasgo da Pele, do artista Luiz Barroso. A mostra reúne esculturas e paineis e contou com a curadoria de Ricardo Peixoto. No mesmo mês, a exposição Cores Nativas explorou as relações de território, sustentabilidade e criatividade. O projeto de Lola Pinto e Lucyanna Azevedo se destaca por pela criação de tintas naturais feitas a partir de plantas nativas do Litoral e Agreste paraibano.