Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NDIHR recebe mais duas turmas de alunos em visita técnica

NDIHR recebe mais duas turmas de alunos em visita técnica

publicado: 06/10/2023 10h01, última modificação: 06/10/2023 10h04

Visita Técnica ArqueologiaAmpliando as atividades de sua política de ensino e extensão universitária, o NDIHR recebeu, na última semana de setembro/2023, mais duas turmas de alunos da UFPB, desta vez provenientes das Disciplinas de “História do Brasil III”, ministrada pelo Prof. Martinho Guedes (atual vice-coordenador do NDIHR) do Curso de História e “Introdução aos Estudos Históricos”, do Curso de Arquivologia, ministrada pelo professor Raimundo Barroso, do Departamento de História.

Em ambas as visitas, que foram acompanhadas pela Coordenadora do NDIHR, Ana Andrea Castro, e pela também arquivista, Laudereida Marques, foi exposta a história e trajetória do NDIHR, detalhando suas várias linhas de ação, seus acervos, diversidade de suportes documentais, publicações oriundas de pesquisas e projetos, bem como uma visita aos espaços da biblioteca setorial “Prof. Sílvio Frank Alem”, especializada em publicações que tratam do Nordeste, em seus aspectos históricos, econômicos e culturais, além de variado acervo de publicações da imprensa alternativa das décadas de 1970/80.

Os alunos e alunas dos Cursos de História e de Arquivologia da UFPB também tiveram a oportunidade de conhecer os vários suportes documentais existentes no NDIHR, desde alguns já no formato digital, passando pelos tradicionais em papel (incluindo fotografias), e os mais antigos, em fitas de gravador de rolo e fitas cassete, contendo entrevistas com personagens históricas regionais, além de filmes em vhs e microfilmes.

Visita Técnica Arquivo

Outras turmas da graduação estão sendo agendadas, de forma a ampliar o conhecimento sobre o trabalho do NDIHR.

Texto: Ednaldo Costa
Imagens: Coordenação do NDIHR