Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NDIHR recebe turma de alunos da UEPB para visita técnica

NDIHR recebe turma de alunos da UEPB para visita técnica

publicado: 29/08/2023 08h00, última modificação: 05/09/2023 10h49

Dentro de sua política de extensão universitária, o NDIHR recebeu no último dia 15/08 a visita da turma de alunos do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, matriculados na disciplina “Componente de Laboratório de Preservação e Conservação de Documentos (LPCD)”, ministrada pela Profª Ismaelly Batista Silva.

A visita técnica foi acompanhada pela Coordenadora do NDIHR, Ana Andrea, e pela também arquivista, Laudereida Marques, que expuseram a história e trajetória do NDIHR, com destaque para seus acervos arquivísticos, que abrangem vários gêneros documentais, relatando para a turma as diversas formas de procedimento para conservação dos documentos que estão sob a guarda do NDIHR.

Os alunos e alunas da UEPB presentes tiveram a oportunidade de conhecer os vários suportes existentes, com destaque para aqueles que estão em fitas cassete - como entrevistas com personagens históricas e sobre várias temáticas regionais -, filmes em vhs, microfilmes e também no suporte papel, resultados do trabalho de pesquisadores do Núcleo.

Como vários destes suportes já não são mais comuns, foi relatada a dificuldade de acesso a alguns materiais, por falta de equipamentos de leitura compatíveis, assim como foi registrada a tendência de digitalização deste rico acervo para disponibilização no site do NDIHR..

Texto: Ednaldo Costa
Imagens: Coordenação do NDIHR