Na manhã desta quinta-feira (3) foi assinado o Termo de Transferência para a Fundação Casa de José Américo (FCJA) do acervo documental do administrador cultural José Simeão Leal que estava sob a guarda provisória do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) desde 2003.
O processo de transferência foi iniciado no dia 29 de agosto e encerrado no dia 5 de setembro. O acervo, com os documentos listados no termo, foi entregue pela coordenadora do NDIHR, Ana Andréa Vieira de Castro, e recebido pelo presidente da FCJA, Fernando Antônio Moura de Lima.
O acervo de Simeão Leal inclui documentos textuais, iconográficos, objetos pessoais e os livros da biblioteca do diplomata, crítico de arte, jornalista, médico e colecionador paraibano e integrarão o Centro de Pesquisas Simeão Leal, criado pelo decreto n.º 45.245, de 6 de julho de 2024, do Governo da Paraíba.
O ato ainda foi acompanhado pela vice-presidente da FCJA, Fernanda Albuquerque, e pela gerente executiva de documentação e arquivo da FCJA, Lúcia Guerra.
Texto: Marcella Machado
Foto: Nair Martinelli