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Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil

por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08 Jussara Lourdes Ferreira Chaves; Maria da Salete Barboza de Farias; Aline Lima Nunes; Wagner Junqueira de Araújo
O objetivo do estudo foi analisar o processo informacional de trabalho da Assistência Estudantil no acompanhamento ao discente, a fim de identificar possíveis pontos para melhorias, promovendo um fluxo informacional de trabalho mais coerente com as funções desenvolvidas pelos envolvidos. O elemento motivador deste trabalho foi a verificação de que as atividades apresentavam-se de maneira desarmônica e desconexa na execução das ações preconizadas pelo Regulamento da Política de Assistência Estudantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada composta de uma primeira análise constituída por: mapeamento, modelagem e descrição do processo, através do BPMN e descrição da estrutura das atividades com base no SIPOC, em seguida a aplicação da ISO/TR 26122 adaptada. Com esse aporte metodológico foi identificado as necessidades de alterações nas atividades do Processo de Acompanhamento do Discente; com a aplicação da a Análise de Causa-raiz - Diagrama da Árvore verificou-se a necessidade de criar amparo legal, por meio de normativas institucionais, para a regulamentação do processo e promover ajustes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os resultados apontam a implantação e execução de melhorias no processo e no sistema, sendo necessários desenvolver estudos futuros para validar os resultados promovidos.