Expansão na Educação Superior e a interface permanência e programas acadêmicas de pesquisa na UFPB
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
Edineide Jezine; Maria da Salete Barboza de Farias; Jislayne Fidelis Felinto
O estudo objetiva discutir políticas de expansão da educação superior no Brasil relacionando-as aos programas acadêmicos do campo da pesquisa, em que se busca apreender elementos para a permanência em cursos superiores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise documental e de dados quantitativos de modo que se possa traçar relações entre o crescimento do número de matrículas e a participação em programas acadêmicos. Para este debate e seus desdobramentos tomou-se como referência estudos de Silva Jr. e Sguissardi (2001), Chaves (2010) e Jezine, Castelo Branco e Nakamura (2015), dentre outros. Os dados de ingressos e concluintes em programas acadêmicos de pesquisa foram coletados junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados indicaram o descompasso entre as políticas de expansão e os programas acadêmicos existentes; a inserção de alunos em programas acadêmicos pode gerar maiores perspectivas de permanência com conclusão do curso.