Você está aqui: Página Inicial
conteúdo
18 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
por NEPES última modificação 14/09/2022 21h35
Localizado em Contents / Menu / Produções
por NEPES última modificação 14/09/2022 21h35
Localizado em Contents / Menu / Produções
Arquivo PDF document FATORES QUE INFLUENCIAM NA PERMANÊNCIA DE ALUNOS EM INSTITUIÇÕES SUPERIORES ESTUDO-PILOTO NA UFPB.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O presente trabalho integra o projeto “Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais” (Edital Universal CNPq. Nº 14/2013) e tem por objetivo apresentar os dados coletados em estudopiloto, feito com alunos de cursos da área de Humanidades da UFPB, com a aplicação da Escala para Avaliação da Permanência Discente (NAKAMURA; CASTELO BRANCO; JEZINE, 2016). Utilizamos, como metodologia, a solicitação on line para preenchimento do instrumento, que foi submetido a análise estatística.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Arquivo PDF document Acesso e Permanência nas Produções do GT 11 - ANPED.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O artigo apresenta o debate do acesso e permanência no contexto da Expansão da Educação Superior Brasileira, a partir das produções científicas do GT 11 da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPEd) no período de 2010 – 2015. O foco principal é o debate que envolve as categorias: Expansão da educação superior; democratização do acesso, permanência em cursos superiores.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Arquivo PDF document RETENÇÃO E EVASÃO NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR O CASO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UFPB.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre os fatores que influenciam na retenção e evasão no curso de Engenharia de Alimentos da UFPB, no contexto da expansão do ensino superior brasileiro. Na fundamentação teórica considera orientações do trabalho da Comissão Especial para o Estudo da Evasão nas Universidades Brasileiras (MEC, SESU, ANDIFES e ABRUEM, 1996), bem como, os conceitos sobre evasão e retenção apresentados por Silva Filho et al. (2007), Cardoso (2008), entre outros.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Arquivo PDF document POLÍTICAS-DE-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-E-AS-CONTRIBUIÇÕES.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
A temática da permanência na educação superior toma relevância a partir das políticas de expansão de vagas, também denominada de políticas de democratização do acesso, que associada às políticas de inclusão social buscam ampliar as possibilidades do ingresso a jovens e adultos de menor condição social aos cursos de educação superior.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Arquivo PDF document A PERMANÊNCIA EM CURSOS NA UFPB E O PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UFPB.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
A temática da inclusão emerge no final do século XX no cenário econômico mundial de reformas educacionais em que políticas de inclusão são implantas no campo social e educacional. No contexto de políticas de inclusão na educação superior o artigo analisa o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência (PAED) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a fim de apreender a contribuição do Programa para a permanência e os impasses/dificuldades para a inclusão. Trata-se do estudo de caso no âmbito do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) sob o enfoque metodológico da abordagem qualitativa e análise de conteúdo (BARDIN, 2006) em que se busca dá voz aos sujeitos com deficiência matriculados em cursos de graduação e aos apoiadores destes.
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
Arquivo PDF document A CONDIÇÃO DE SER LGBT E A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE - UM ESTUDO DE CASO NO CUSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO.pdf
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O presente artigo apresenta um recorte acerca dos resultados da pesquisa intitulada “Os desafios da Permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia – Educação do Campo” (SANTOS, Jailson, 2017), em que, analisa a permanência considerando a orientação sexual como uma variável relevante que ao gerar processos de exclusão, considera-se intrínseca às condições de permanência na universidade (FERREIRA, 2015).
Localizado em Contents / Documentos / Trabalhos publicados em anais
por NEPES última modificação 14/09/2022 21h35
Localizado em Contents / Menu / Produções
Arquivo PDF document Relatório - Pibic - Jislayne Fidelis - 2015
por NEPES publicado 29/07/2016 última modificação 14/09/2022 21h35
O relatório busca apresentar os resultados da pesquisa Os desafios do Acesso e da permanência na Educação Superior no contexto das Políticas de inclusão social, foca a temática das políticas de Educação Superior, precisamente no período pós-LDB, em que buscar de destrinchar os atuais desafios, voltados para permanência de sujeitos em situação de vulnerabilidade, um estudo de caso da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse sentido aborda o processo de expansão, a partir da adesão do REUNI – Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, iniciado em 2007 e a democratização do acesso a partir das políticas de cotas, em que se objetiva analisar aspectos dessas políticas (acesso) na mudança do perfil dos sujeitos ingressantes, refletido no âmbito institucional.
Localizado em Contents / Documentos / Relatórios