Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Curso de Formação "Movimentos Populares > Varal de textos do II Curso
conteúdo

Varal de textos do II Curso

por NUPLAR publicado 29/06/2022 17h40, última modificação 24/04/2023 13h43
Textos de leitura obrigatória e complementar para a fomação do II Curso de Formação "Movimentos Populares"
Aula 1
1

MACHADO, Jorge Mesquita Huet et al. Territórios saudáveis e sustentáveis: contribuição para saúde coletiva, desenvolvimento sustentável e governança territorial. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 28, n. 2, p. 243-249, 2017.

 

Aula 2

 

Leitura Obrigatória

 

1

MEDEIROS, Edileuza e CUSTÓDIO,  Rodrigues de. Registro da atuação do movimento dos atingido por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos. 2010. Tese (doutorado) Curso de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, UFRN, Natal, 2013.

 

Leitura Optativa

 

1

ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de, ALMEIDA, Lutiane Queiroz de, CARVALHO, Ricardo José Matos de, et. al. (Orgs.). Enfoques multidisciplinares sobre desastres 2: desafios para a redução de riscos de desastres. Paulo Afonso/BA: SABEH, 2019.

 

2

OLIVEIRA, F. G., BEZERRA, Lucas da Silva Luiz e SILVA, Oswaldo Bernardo da. Atingidos de Acauã: confrontos entre o Ministério Público Federal na Paraíba e o Governo no Estado da Paraíba. In: V Semana de Humanidades: Interface dos saberes, formação docente e diversidade cultural, 2010, Guarabira-PB. V Semana de Humanidades: Interface dos saberes, formação docente e diversidade cultural, 2010.

 

Aula 3

 

Leitura Obrigatória

 

1

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 2ª ed. – Rio de janeiro: Edições Graal, 1983.(17-32)

 

2

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação (7ª ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. (67-71)

 

Leitura Optativa

 

1

RIBEIRO, Stephanie. Quem somos: mulheres negras no plural, nossa existência é pedagógica. In: Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. Org: Heloísa Buarque de Hollanda. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

 

2

MUNANGA, Kabengele. Negritude afro-brasileira: perspectivas e dificuldades. In: Revista de Antropologia, p. 109-117, 1990.

 

3

ALAKIJA, Ana. Mídia e identidade negra. In: Mídia e racismo. Coleção Negras e Negros: Pesquisas e Debates. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Brasília, DF: ABPN, p.108-154, 2012.

 

Aula 4

 

Leitura Obrigatória

 

1

SANTOS, Pedro Lôbo dos  and  SILVA, Eduardo Dias da. A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA COMO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS POTIGUARA DA PARAÍBA/BRASIL - CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Trab. linguist. apl. [online]. 2021, vol.60, n.1 [cited  2022-06-29], pp.105-113. Available from: <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132021000100105&lng=en&nrm=iso>.  Epub May 14, 2021. ISSN 2175-764X.  https://doi.org/10.1590/010318139570411520210311.

 

Leitura Optativa

 

1

MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica, Pensamento Independente e Liberdade Decolonial, Culture and Society, [s. l.], v. 26, ed. 7-8, 2009, p. 1-23. Revista X, v. 16, n. 1, p. 24-53, 2021.

 

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Quando a Pedagogia tornou-se “do oprimido”  Quando a Educação tornou-se “popular”.  São Paulo, Livro Livre, s/d.

 

HADDAD, Sérgio. O Papel das Agências de Cooperação Europeia no Apoio aos Processos de Educação Popular no Brasil. Impresso.

 

SCOCUGLIA, Afonso Celso.  Educação popular e teologia da libertação na ditadura militar (1964-1985) / Afonso Celso Scocuglia, Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira. - João Pessoa: Editora UFPB, 2020.

 

MOTTA, Elisa e FÁVERO, Ósmar. " Educação popular e educação de jovens e adultos: memória e história" In: NASCIMENTO, A. P. . Samuel das Neves: engenharia, urbanismo e periodismo. In: VIII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp: memória e acervos documentais, o arquivo como espaço produtor do conhecimento, 2016, Campinas. Anais. VIII Seminário Nacional do CMU - Memória e acervos documentais, o arquivo como espaço produtor de conhecimento. Campinas: Unicamp/CMU, 2016. v. 1. p. 1-17.

 

KAYAPÓ, E.; BRITO, T. A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?. Mneme - Revista de Humanidades[S. l.], v. 15, n. 35, p. 38–68, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445. Acesso em: 29 jun. 2022.

 

SANTOS, P. L. ; OLIVEIRA, A. S. B. . MOROMBO ESARA NHEBOE: O aprender e o ensinar do professor indígena Potiguara-PB a partir da Educação Escolar Indígena. In: MARTINS, Daniel Valério ; GONÇALVES, Daniel Cosme Guimarães ; SILVA, Maria Alda Tranquilino da. (Org.). Educação Indígena: Saberes e Práticas Educativas. 01ed.João Pessoa -PB: , 2020, v. 01, p. 127-155.

 

MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica, Pensamento Independente e Liberdade Decolonial, Culture and Society, [s. l.], v. 26, ed. 7-8, 2009, p. 1-23. Revista X, v. 16, n. 1, p. 24-53, 2021.

 

CANDAU, Vera Maria (Org.). Pedagogias decoloniais e interculturalidade : insurgências [livro eletrônico] / coordenação Adélia Maria Nehme Simão e Koff ; Rodolpho Oliva. -- 1. ed. -- Rio de Janeiro : APOENA, 2020.

 

CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural na América Latina : entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro : 7Letras, 2009.

 

FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação Intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

CARRILLO, Afonso Torres. Pensar epistémico, educación popular e investigación participativa / Alfonso Torres Carrillo Ciudad de México: Editora Nómada, IPECAL, 2019.

 

HALL, Stuart. A identidade cultura na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

 

Aula 5

 

Leitura Obrigatória

 

1

HOLLIDAY, Oscar JaraDesafíos para la Educación Popular en América Latina hoy. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2020, v. 24 [Accedido 29 Junio 2022] , e200151. Disponible en: <https://doi.org/10.1590/interface.200151>. Epub 30 Nov 2020. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/interface.200151.

 

Leitura Optativa

 

1

STRECK, Danilo R.. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 15, p. 300-310, 2010.

 

Aula 6

 

Leitura Obrigatória

 

1

GOMES, J. C.; ZENAIDE, M. de N. T. A trajetória do movimento social pelo reconhecimento da cidadania LGBT. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 1, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n1.a3402. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3402. Acesso em: 29 jun. 2022.

 

Leitura Optativa

 

CAETANO, Marcio... [et al.] (organizadores). Quando ousamos existir : itinerários fotobiográficos do movimento LGBTI Brasileiro (1978-2018) / 1. ed. – Tubarão : Copiart; Rio Grande, RS : FURG, 2018.

 

encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 15, p. 300-310, 2010.

Aula 7

Leitura Obrigatória

Vasconcelos, L.C.; Aranha, M.L.M.; Lima, S.V.N. 2012. Trabalho, meio ambiente e saúde em comunidades marisqueiras de Sergipe. In Anais do VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão, Sergipe.
VASCONCELOS, Laiane Conceição de, ARANHA, Maria Lúcia Machado, LIMA, Séphora Vanessa Nascimento. "Trabalho, Meio Ambiente e Saúde em Comunidades Marisqueiras de Sergipe" In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018.
Aula 8
RODRIGUES, A. F. S.; CARLI, C. . LIMOLAYGO TOYPE: NOSSA EDUCAÇÃO É NOSSA RESISTÊNCIA.Da autonomia à descolonização dos saberes; uma análise sobre as práticaseducativas do povo Xukuru do Ororubá. In: VI Congresso Nacinal de Educação, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Fortaleza: Realize Eventos e Editora, 2019. v. V.1. p. 1-6.