Notícias
EXTELAR, Grupo de Pesquisa em Educação Popular (UFPB/CNPq), celebra 25 anos de existência
O EXTELAR está ancorado institucionalmente no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (Nuplar), junto à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFPB. Vincula-se, ainda, ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), por meio da Linha de Educação Popular, no Centro de Educação (CE), da UFPB, estando cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na celebração de 25 anos de existência, EXTELAR promove debate sobre desafios da Educação Popular e homenageia os membros fundadores Prof. Dr. José de Melo Neto e Prof. Fernando Abath Cananéa
Na ocasião de seus 25 anos de atuação, o EXTELAR convida toda a comunidade acadêmica, movimentos sociais populares e demais organizações populares a participar de uma celebração coletiva, a ser realizada no próximo dia 06 de dezembro de 2024, a partir das 14h00, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em momento acompanhado de reflexão.
Teremos um painel onde será discutido o tema “Os desafios da Educação e Extensão Popular no século XXI”, com a participação do Prof. José Francisco de Melo Neto (UFPB) e do Prof. Fernando Abath (UFPB), membros fundadores e integrantes históricos do Grupo, contando ainda com a colaboração da Profa. Aline Machado (UFPB), integrante egressa do Grupo, como debatedora, e do prof. Volmir Brutscher (UPE), um dos vice líderes do EXTELAR, como mediador.
Os objetivos do Extelar são: o estímulo ao desenvolvimento de projetos que fomentem a interação entre iniciativas de extensão popular; a análise crítica de experiências e de formulações teóricas, no campo da extensão popular, possibilitando a interculturalidade e o enriquecimento da formação acadêmica dos participantes do grupo; a perspectiva de que o produto da realização de projetos de extensão é fundamento ontológico do ensino e da pesquisa; a discussão e o fomento da extensão, no sentido de seu inter-relacionamento com o ensino e a pesquisa; a manutenção do debate sobre o papel social da universidade; a pesquisa e a produção acadêmicas nos campos da educação popular, movimentos sociais, políticas públicas e economia solidária popular em suas inter-relações com a extensão; o incentivo à autonomia e à autogestão de empreendimentos solidários populares, voltados à produção econômica, que contemplem ações educativas promotoras da cidadania crítica e ativa.
O Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) foi fundado em 1999 por pesquisadores e ativistas do campo da Educação Popular, tendo o Prof. Dr. José Francisco de Melo Neto como líder. Ao longo de sua trajetória, o grupo vem desenvolvendo estudos, pesquisas, processos formativos e trabalhos sociais voltados à promoção de perspectivas dialógicas e participativas de pesquisa e de ação social, sobretudo orientadas pela construção integrada com os movimentos sociais populares e seus(suas) protagonistas.
O evento é aberto, por isso, não carece de inscrições prévias, mas aconselha-se confirmação de presença para melhor acolhida e comodidade dos participantes pelo telefone
Informações: Email: ufpb.extelar@gmail.com