Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Educação Popular e Cultura é tema de entrevista com Dionízio de Apodi
conteúdo

Notícias

Educação Popular e Cultura é tema de entrevista com Dionízio de Apodi

Cultura nas comunidades pobres, militância cultural, produção cultural, teatro e educação popular e a atuação do Pessoal do Tarará foram temas debatidos em entrevista com participantes do projeto de extensão Apoio ao Forró
publicado: 08/11/2024 21h01, última modificação: 08/11/2024 21h05

A entrevista foi transmitida ao vivo pelo canal do Apoio ao Forró do You Tube na última quinta-feira - 07 de novembro, com a presença do convidado Dionízio do Apodi. O evento foi organizado e conduzido pelo coordenador do projeto, Henrique Sampaio, pela bolsista Sarah Bricks e pelo estagiário de TI do Balaio Nordeste, Pedro Michael. A conversa iniciou com uma introdução feita pelo coordenador, que apresentou o convidado e a entrevistadora, seguido pela atuação da bolsista, dirigindo perguntas ao Dionízio.

Dionízio do Apodi possui uma trajetória artística rica e inspiradora, iniciada em 1998, quando coordenou o Grupo de Teatro Universitário de Mossoró por três anos. Posteriormente, fundou e integrou O Pessoal do Tarará, onde, por mais de uma década, dirigiu e atuou em diversos espetáculos que circularam pelo Brasil em temporadas e festivais. Em 2013, mudou-se para São Paulo para trabalhar com o renomado ator e diretor Cacá Carvalho, na Casa Laboratório para as Artes do Teatro de São Paulo, onde se dedicou ao estudo, pesquisa e apresentações teatrais.

Após retornar ao Rio Grande do Norte em 2017, Dionízio passou a liderar iniciativas culturais em sua cidade natal, Apodi, criando projetos inovadores como o Carnaval Sociocultural, Festival Sociocultural, Casa de Taipa, Caravana Natalina e mais recente inaugurando a Casa de Cultura Berço das Artes na Comunidade da Baixinha, em Mossoró. Foi fundador da Cooperativa de Teatro do Rio Grande do Norte e durante a pandemia lançou o Alumiar,um sarau online.

A entrevista com Dionízio do Apodi foi muito rica e prazerosa para todos que estiveram envolvidos. Foi mais que uma entrevista, foi uma aula em que o artista compartilhou a sua inspiradora atuação e trajetória. Ele detalhou a maneira criativa como, a partir do teatro, utilizando-se de mimetizações de situações do cotidiano e de personagens populares para estabelecer um canal de comunicação com os moradores das comunidades periféricas. Deixou bem claro para todos os ouvintes que a base de sua atuação cultural e do Pessoal do Tarará, grupo de teatro que dirige, é percorrendo o território das comunidades, levando espetáculos, arte e cultura. Nesse trabalho, utilizando-se do teatro do oprimido do Boal, dos ensinamentos de Paulo Freire para formar uma consciência crítica sobre a sociedade e os problemas enfrentados pelos pobres.

O propósito de disponibilizar essa rica experiência do Dionízio e do Pessoal do Tarará, promovendo um espaço de diálogo sobre a temática da educação popular no seguimento cultural, práticas solidárias de atuação, foi atingido. Debater sobre como a cultura popular participa da constituição das identidades locais e Nordestina, hibridizando-se com o forró também foi de grande valia. Assim, o projeto Apoio ao forró trouxe a público experiências que podem ser replicadas, sendo adaptadas aos contextos sociais específicos como contribuição para o avanço desse diálogo e estímulo da produção cultural popular.

Sigam-nos nas redes sociais para saber mais sobre nossos projetos e ações no facebook e instagram: @apoioaoforro