Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INCUBES apoia realização da Plenária Territorial de Economia Solidária da Zona da Mata
conteúdo

Notícias

INCUBES apoia realização da Plenária Territorial de Economia Solidária da Zona da Mata

A Plenária acontecerá nesta quinta (07/04) e sexta-feira (08/04) de forma virtual
publicado: 07/04/2022 12h43, última modificação: 07/04/2022 12h52

Com o tema “Economia Solidária: autogestão como estratégia de resistência e alternativa à crise do capitalismo, na luta pela radicalização da democracia” o Fórum Territorial da Zona da Mata convida a todos os Empreendimentos Econômicos Solidários, Entidades de apoio, Gestores Públicos de Economia Solidária e Movimentos Sociais da região da zona da mata paraibana a estarem participando da Plenária Territorial de Economia Solidária da Zona da Mata.

A INCUBES tem apoiado o Fórum Estadual na realização das plenárias territoriais que nessa edição debatem propostas para processos de democratização e superação das desigualdades

 Para participar da plenária é necessário realizar inscrição por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/TjveFZ1NdFgdKzpM9 . O evento acontecerá de forma virtual no dia 07/04 (quinta-feira) a partir das 19h e no dia 08/04 (sexta-feira)  a partir das 8h. Os links para a participação serão enviados pelo contato de whatsapp e de e-mail informado no ato da inscrição.

A realização das plenárias territoriais de economia solidária propiciarão os debates e levantamento de pautas para as plenárias estaduais, e posteriormente nacional. Constitui-se, assim, em um importante espaço de diálogos e construção de estratégias, uma vez que reúne diversas instâncias da sociedade para discutir e construir propostas que se voltem para os processos de democratização, de superação das desigualdades e para o fortalecimento da economia solidária.

As plenárias de economia solidária, de acordo com um resgate histórico publicado no site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (https://fbes.org.br/), tiveram início no ano de 2002, a partir de uma articulação surgida por ocasião do Fórum Social Mundial na realização da “Oficina – Economia Popular Solidária e Autogestão”, que aconteceu em 2001 e demonstrou a necessidade de uma organização do movimento a nível nacional e culminou na criação do GT Brasileiro de Economia Solidária. No ano seguinte, foram realizadas duas plenárias nacionais, a primeira em Porto Alegre e a segunda em Brasília. Sendo que nesta última foi criado o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). 

A IV Plenária nacional realizada no ano de 2008, teve como documento-base a sistematização das discussões realizadas anteriormente a níveis estaduais e regionais através de encontros, caravanas, plenárias, em articulações iniciadas no ano de 2006. Já a V Plenária Nacional que teve como tema “Bem-viver, Cooperação e a Autogestão para um Desenvolvimento Justo e Solidário”,  ocorreu no ano de 2012 em Luziânia/Goiás com discussões pautadas nas seguintes dimensões: Orientação política do movimento, Orientação das ações do movimento e Organicidade do movimento (estrutura e organização do FBES). 

Sendo assim, o movimento de economia solidária tem se articulado nos territórios e estados para a realização da VI Plenária Nacional, previsto para ocorrer neste ano. Na Paraíba, a Incubadora de Economia Solidária/ INCUBES, vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular/NUPLAR da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, tem apoiado o Fórum Estadual na realização das plenárias territoriais, contribuindo na divulgação, mobilização dos empreendimentos econômicos solidários e no suporte às salas virtuais durante os dias do evento.