Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INCUBES compartilha Relato de experiência sobre finanças solidárias
conteúdo

Notícias

INCUBES compartilha Relato de experiência sobre finanças solidárias

Uma Experiência de Autonomia de Mulheres da Zona da Mata
publicado: 15/04/2024 16h18, última modificação: 15/04/2024 16h19

No dia 25 de março, finalizando as atividades propostas pela INCUBES do calendário do mês de março/2024 (em celebração ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia do Artesão), os projetos de extensão executados pela Incubadora de Empreendimentos Solidários, vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES/NUPLAR/PROEX/UFPB), promoveram a roda de conversa intitulada Relato de Experiências sobre Finanças Solidárias: Fundo Rotativo Solidário, em parceria com o empreendimento econômico solidário Fundo Rotativo Solidário Mulheres Empreendedoras PB. 

A ação foi realizada com o intuito estimular a discussão e reflexão sobre essa ferramenta financeira e determinada temática, no contexto da economia solidária. A atividade contou com a participação dos grupos: Artesol, Art 's mil, Amco, Fundo Rotativo Solidário Mulheres Empreendedoras PB e Delícias de Lucena. Inicialmente, destacou-se conceitos fundamentais sobre economia solidária, ressaltando a importância de reconhecer que nem todo tipo de economia segue esse modelo, caracterizando a economia solidária como um modo diferente de produzir, vender, comprar, trocar e/ou doar produtos/serviços necessários para viver. Nesse contexto, os próprios trabalhadores são donos de seus negócios, operando sob o princípio da autogestão. Além disso, destacou-se também a importância dos princípios da cooperação, autogestão, ação econômica e solidariedade na economia solidária.

O grupo trouxe elementos que contextualizou o surgimento dos fundos rotativos solidários, a nível nacional e local, destacando sua importância para a organização das comunidades e suas demandas concretas, bem como a superação de dificuldades individuais e coletivas e o desenvolvimento local. Posteriormente, o grupo explicou como essa modalidade de finanças solidárias funciona na prática, com base em sua experiência, ou seja, como uma poupança comunitária coletiva, formada por doações voluntárias dos membros participantes, além da exposição de depoimentos de suas sócias em relação ao fundo criado, os desafios encontrados e os benefícios alcançados.

A INCUBES/NUPLAR entende a importância de oportunizar esses momentos aos atores e às atrizes da economia solidária, a fim de que eles possam partilhar suas experiências, conhecimentos e práticas com o intuito de proporcionar trocas de conhecimentos e saberes, e mesmo ampliar os horizontes possíveis para o fortalecimento de seus grupos de economia solidária.

___________

Para saber mais dos nossos projetos de extensão:

Instagram: @enlaces | @projetoagees | @projetofeirassolidarias | @nuplarufpb

Site: www.enlacespb.org | www.incubesufpb.org