Notícias
INCUBES facilita intercâmbio entre empreendimentos do EnlaCES e da Cáritas
O dia 17 de dezembro de 2021 foi marcado pelo intercâmbio entre Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) dos estados da Paraíba (acompanhados através do projeto de extensão “UFPB no combate à COVID-19: as ações da INCUBES na promoção da economia solidária e segurança alimentar e nutricional”, Projeto EnlaCES - Espaço Colaborativo da Economia Solidária), e os EES de Pernambuco, assessorados pela Cáritas Arquidiocesana Recife e Olinda. A Cáritas faz parte da Igreja Católica e traz em sua trajetória histórica o desenvolvimento de diversos projetos e campanhas voltados às populações vulneráveis, e ao longo dos anos vem exercendo relevante papel no movimento da Economia Solidária.
Ao acessar o perfil do instagram do EnlaCES (@enlacespb) e conhecer os diversos EES da Paraíba, a Cáritas Pernambuco entrou em contato com a equipe da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários - INCUBES para articular um intercâmbio, através de uma visita dos grupos de economia solidária de Pernambuco aos empreendimentos participantes do EnlaCES/INCUBES.
As visitas se deram com os cooperados da Cooperativa Paraibana de Empreendimentos Econômicos Solidários (EcoSol) e os associados da Associação Mulheres de Mãos Dadas, no espaço Centro Público Estadual de Economia Solidária; e também com os associados da Associação dos Artesãos Farol de Cabedelo, no espaço da antiga Associação, no bairro do Centro, Cabedelo/PB, acompanhados pelos coordenadores do projeto da Cáritas e pelas servidoras do NUPLAR, que colaboram com o projeto de extensão da INCUBES.
Pela manhã, parte do grupo esteve no Centro Público visitando o espaço de comercialização e logo depois formando uma roda de conversa com as trabalhadoras do empreendimento Mulheres de Mãos Dadas para dialogar sobre os processos de produção e comercialização do sabão artesanal feito a partir do óleo de cozinha residual. Concomitantemente, um outro grupo visitou a Associação dos Artesãos Farol de Cabedelo, no município de Cabedelo, onde puderam dialogar com as artesãs sobre o processo de produção, experiências e desafios com os artesanatos feitos a partir das conchas e escamas de peixe.
No turno da tarde, os grupos acompanhados pela Cáritas Pernambuco se reuniram no Centro Público de Economia Solidária em conversa com a Cooperativa Ecosol. Neste momento foram discutidos os aspectos constituintes de uma cooperativa, estruturas, tipos, informações sobre encargos e impostos, compromissos assumidos por um empreendimento de economia solidária, o surgimento da Ecosol-PB e atual funcionamento, bem como os desafios, características e potencialidades da cooperativa.
Neste contexto, a experiência possibilitou a construção de aprendizagens múltiplas por todos e todas que vivenciaram o intercâmbio, a partir do conhecimento de realidades diversas e a reflexão sobre os desafios e alternativas encontradas pelos grupos em suas vivências.