Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reunião de Salvaguarda das Matrizes do Forró foi realizada no V Encontro de Foles
conteúdo

Notícias

Reunião de Salvaguarda das Matrizes do Forró foi realizada no V Encontro de Foles

A salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró foi motivo de reunião entre forrozeiros de João Pessoa para construção de documento com eixos, metas e ações para compor o Plano nacional de salvaguarda.
publicado: 09/02/2023 17h01, última modificação: 09/02/2023 17h10

Ocorreu no dia 02 de Fevereiro a Reunião de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró, dentro da programação do V Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba, ocorrido entre os dias 2 e 5 deste mês. O debate foi realizado na sala 06 do Espaço Cultural José Lins do Rego, tendo como objetivo construir um documento, contendo as principais demandas e políticas relacionadas a esse Patrimônio Cultural Brasileiro em conjunto com toda a comunidade forrozeira de João Pessoa e de municípios próximos. A construção foi iniciada a partir de uma minuta do Plano elaborada por um Grupo de Trabalho com a participação dos técnicos Emanuel Braga e Nina Lannes da Superintendência do IPHAN na Paraíba, de Joana Alves do Fórum Forró de Raiz e de Henrique Sampaio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular - NUPLAR da UFPB.

GT formado por representantes da Superintendência do IPHAN/PB, do Fórum Forró de Raiz e do NUPLAR apresentam para debate minuta de plano de salvaguarda para Matrizes do Forró.

A reunião contou com a presença de músico(a)s, compositore(a)s, instrumentistas, dançarino(a)s, produtore(a)s culturais, trabalhadore(a)s e amantes do forró. Também foi prestigiada pela presença do vereador pessoense Marcos Henriques, conhecido por suas ações em prol da valorização do forró na capital.  A mediação foi feita por Emanuel Braga e Nina Lannes, representando o IPHAN/PB, Henrique Sampaio do NUPLAR/PROEX/UFPB . O debate foi riquíssimo e recebeu várias sugestões do público presente. Destacamos a participação ativa da produtora cultural e articuladora do Fórum Forró de Raíz  e da Balaio Nordeste, Joana Alves que fez um apanhado dessa luta e situou os principais pontos dos anseios dos forrozeiros. A extensão do NUPLAR/UFPB também se fez presente, por meio dos alunos extensionistas do projeto Apoio ao Forró.

No evento, além das apresentação dos técnicos do IPHAN do processo de registro e salvaguarda dos bens de natureza imaterial,  foi lida a minuta do  plano de salvaguarda, sendo ela debatida com a presença do público. Entretanto, como não houve tempo para a discussão integral do documento, ficou encaminhada, após a sistematização das propostas naquele momento apresentadas,  a sua disponibilização digital para complementos e sugestões que não chegaram a ser integrados, ficando aberto também para comentários gerais.