Grupos de Pesquisa
Clique aqui para obter informações sobre a criação e funcionamento dos Grupos de Pesquisa.
Clique para ter acesso ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
A INACEITÁVEL FOME: ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO DA INSEGURANÇA ALIMENTAR COM BASE NO TERRITÓRIO
Realizou-se o Minicurso virtual "A inaceitável fome: panoramas e estratégias de enfrentamento", em 4 encontros semanais ocorridos de 03/11/2021 a 24/11/2021, com a presença de sete convidados e cerca de 25 participantes de todo o país. Construiu-se uma plataforma virtual do grupo pesquisa: https://sites.google.com/academico.ufpb.br/gpifome/in%C3%ADcio Está sendo finalizada uma cartilha resultante do levantamento das estratégias de enfrentamento da fome pelo poder público, que será divulgada amplamente no município de João Pessoa/PB, em especial nos serviços de base comunitária como Unidades de Saúde da Família, Centros de Referência da Assistência Social e escolas. Pretende-se, nos próximos meses, realizar a identificação de famílias em situação de insegurança alimentar no território em que a pesquisa vem se realizando, a partir da aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA).
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/317884
A SAÚDE MENTAL E A PRÁTICA ENTRE VÁRIOS
Trata-se de pesquisadores e colaboradores que desenvolvem trabalhos articulando as contribuições da psicanálise ao campo da saúde mental no ensino, pesquisa e extensão. O campo de atuação são os serviços substitutivos: CAPS, CAPSad, Hospitais Gerais, ambulatórios, Residência Terapêutica, Consultório na Rua, PASM e demais serviços da rede pública de Saúde Mental. O Grupo de Pesquisa em Saúde Mental tem como propósito investigar temas tanto no campo da saúde mental como no do crack, álcool e outras drogas . Este grupo tem desenvolvido tanto pesquisas como trabalhos de extensão na interdisciplinaridade: Psicanálise, psicologia, pedagogia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, enfermagem, medicina, etc.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19590
ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA - GEPAFA
Produzir e discutir informações que possam subsidiar ações voltadas para programas de exercícios físicos, esportes, aulas de educação física com enfoque nas pessoas com deficiência.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/505357
BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA (BIOTECFARM)
O grupo de pesquisa foi criado no ano de 2021 encontra-se situado na área muldisciplinar envolvendo Farmácia e Biotecnologia. O foco deste grupo de pesquisa é a obtenção de biomoléculas terapeuticamente ativas ou funcionais e a suas aplicações em sistemas tecnológicos farmacêuticos a fim de melhorar aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, além de reduzir toxicidade dos biofármacos.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/764423
CARIOLOGIA
Grupo de pesquisa associado ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPB. Realiza estudos sobre cárie dentária na perspectiva epidemiológica, clínica, assim como estudos de biofilmes dentários e seu controle químico e mecânico. Estuda também a ação de agentes fluoretados, a vigilância da fluoretação das águas de abastecimento e sua relação com a cárie dentária, fluorose dentária. Estudos de opacidades do esmalte, fluorose dentária, hipoplasia molar incisivo e erosão dentaria também são objetos de nossas pesquisas, na perspectiva epidemiológica, clinica. O tratamento da cárie dentária e a mínima intervenção são alvo de pesquisas clínicas. Métodos preventivos e tratamento no ambito da atenção primária a saúde no Brasil também são objetos estudados. As atividades são realizadas no Laboratório de biologia bucal - LABIAL do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. Tem projetos de pesquisa aprovados em agência de fomento no Brasil.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/610327
DISFUNÇÃO MUSCULAR, REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIA E SUPORTE DE VENTILAÇÃO
O curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba foi um dos precursores do ensino superior em Fisioterapia no Brasil, tendo sempre as áreas de Fisioterapia cardiovascular e respiratória como pilares para a formação profissional. Com o passar dos anos surgiu a necessidade de aprofundamento científico nessas áreas e hoje, com a implementação do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia tem-se a necessidade de implantação de um grupo de pesquisa estruturado que proporcione um adequado ambiente para o desenvolvimento científico contribuindo para a consolidação da pesquisa na Instituição por meio da integração entre os pesquisadores e discentes. Teremos como principais repercussões o desenvolvimento de pesquisas e o fortalecimento na área de fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva,
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/566364
EDUCAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E TRABALHO EM SAÚDE COLETIVA - GEEPESC
O grupo atua em equipe interprofissional, no desenvolvimento de metodologias ativas, envolvendo Educação em Saúde Coletiva e a Formação de Profissionais de Saúde. Destacam-se: o desenvolvimento de projetos de pesquisas relacionados a formação na saúde; a criação de grupos de trabalho e pesquisa com vistas ao fortalecimento do SUS; o desenvolvimento de espaços de reflexões sobre a educação em saúde, saúde mental e vigilância em saúde no contexto da formação de profissionais da Saúde; a formação de Recursos Humanos no ensino da Saúde Coletiva, com vistas à consolidação do SUS; a formação de equipes responsáveis por estabelecer/criar redes de apoios e intercâmbios com outros centros de estudos, instituições e universidades. Entre seus produtos estão metodologias formativas e avaliativas, bem como, desenvolvimento e estratégias colaborativas de pesquisa-formação interinstitucionais e internacionais na área da saúde.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/560106
EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE BUCAL
Este grupo de pesquisa pretende abranger estudos sobre a epidemiologia em saúde bucal, enfatizando a cariologia, doenças da boca, tecidos mineralizados dentários e aspectos psicológicos dos indivíduos.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/10607
ERO - ENDODONTIA E REABILITAÇÃO ORAL
O Grupo tem objetivo realizar pesquisas que tenham impacto clínico e social. Juntamente com o nosso grupo temos um programa de extensão, onde realizamos o tratamento clínico de reabilitação oral de pacientes com CÂNCER, antes desses pacientes serem submetidos aos tratamentos de cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia Estamos articulados com nutricionistas, psicólogos, educação do trabalhador e direitos humanos, psicólogos, fisioterapeutas ,médicos. Preparamos o paciente desde o diagnóstico, durante o tratamento e após o mesmo dando um suporte a esse paciente. Fazemos, pesquisas quali-quantitativas, que tenham impacto em mudanças e novas tomadas de decisão , nos nossos protocolos de atendimento. Temos um vinculo com o ISPUP da Universidade do Porto , Instituto de Saúde Pública, onde trocamos experiências clinicas e sobre novas pesquisas. O nosso grupo trabalha com várias linhas de pesquisa , mas o Câncer é a nossa linha de comando.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11145
FARMACOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
Prospecção de novas drogas derivadas de produtos naturais ou sintéticos bioativos, com atividade citotóxica, antitumoral ou antimicrobiana, utilizando-se modelos experimentais in vitro de biologia celular e molecular.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/634127
FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA, NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA.
Promover estudos na área de Fisioterapia na Saúde Coletiva, Nutrição e Atividade Física, contribuindo para o entendimento de problemas de relevância epidemiológica, em nível individual, familiar e coletivo, particularmente em populações carentes.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/24063
GES.TO - GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL
o GESTO se propõe a desenvolver conhecimento, estudos e pesquisas sobre os fundamentos filosóficos, históricos, teóricos e metodológicos de Terapia Ocupacional em sua interface com os diferentes campos de atuação da profissão, bem como sobre produtos, recursos e tecnologias de cuidado. Desenvolver estudos e pesquisas de ampliação e aprofundamento da Psicoterapia Ocupacional. Atuar na formação de profissionais críticos e reflexivos que contribuam para o desenvolvimento científico da Terapia Ocupacional e para o equacionamento das necessidades da população.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/336711
GESTÃO, LIDERANÇA E MARKETING EM ODONTOLOGIA
Realizar pesquisas sobre gestão do SUS, empreendedorismo, gestão e liderança. As pesquisas sobre o impacto e efeitos das habilidades e competências de gestão na vida dos dentistas são fundamentais para que sejam traçadas políticas de capacitação e análises do mercado de trabalho na Odontologia Brasileira, auxiliando a determinar estratégias de capacitação e empoderamento dos dentistas.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/657086
GRUPO DE ESTUDO DO TREINAMENTO FÍSICO APLICADO A SAÚDE - GETFAS
Nosso grupo de estudo está em vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPB, e nos últimos 10 anos já foram formados 31 alunos de mestrado e 5 alunos de doutorado. Nós estamos credenciado na linha de pesquisa do Exercício na Saúde nas Doenças e temos com objetivos estudar os mecanismos, respostas e adaptações ao exercício físico, em pessoas com diferentes condições de saúde.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/760878
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ENVELHECIMENTO E POLITICAS - GEPEP
O GEPEP está sendo oficializado junto ao CNPq em novembro de 2019, mas já existe de fato deste o ano 2014 com reuniões periódicas finalizadas como Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem e Dissertação. Os lideres do grupo são professores permanentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Ressalta-se que este grupo visa produzir conhecimento na área de saúde do idosos, contribuindo com evidências que norteie o cuidado do idoso de forma interprofissional, buscando parcerias nacionais e internacionais.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/335128
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM - GEPAIE
O GEPAIE é composto por docentes do Departamento de Enfermagem Clínica, discentes de graduação e pós-graduação e enfermeiros envolvidos com gestão dos serviços de saúde. O grupo ao longo dos anos vem desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e integração docente-assistencial contribuindo para construção consistente de conhecimentos, e isso, repercute nas diversas publicações e relatórios de pesquisa produzidas pelos pesquisadores. Assim sendo, o Grupo destina-se ao desenvolvimento de estudos em administração e informática em saúde e enfermagem para o ensino, pesquisa, assistência e gestão dos serviços de saúde, tendo por finalidade: - ministrar cursos de administração e tecnologia da informação em saúde e enfermagem para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação; - preparar docentes e enfermeiros para o uso das tecnologias nas atividades profissionais; - divulgar, promover e participar de eventos em administração e informática em saúde e enfermagem.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/23101
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM E SAÚDE
O grupo tem por finalidade desenvolver estudos centrados na produção e disseminação do conhecimento científico sobre o processo de cuidar em enfermagem e saúde procurando aplicar os resultados das pesquisas nos níveis de atenção à saúde: prevenção de agravos; promoção à saúde; tratamento e reabilitação de indivíduos e coletividade com problemas de saúde ou em potencialidade de adoecimento nos diversos contextos da prática.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/283425
GRUPO DE ESTUDO E QUALIFICAÇÃO EM TUBERCULOSE DA PARAÍBA - GRUPO TB PB
O Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GRUPO TB/PB) é vinculado à Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB) e desenvolve pesquisas operacionais junto ao Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacional em Tuberculose (GEOTB)da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).O do GRUPO TB PB tem como objetivo produzir conhecimento, mediante projetos localizados e multicêntricos, para subsidiar as ações de controle da tuberculose no Estado da Paraíba, bem como contribuir para a definição de políticas e estratégias que impactem positivamente os indicadores da doença nesse estado e demais Unidades da Federação. O Grupo TB PB, com base em resultados de pesquisas operacionais, tendo como alvo o desempenho das Equipes de Saúde da Família (ESF) no controle à tuberculose, atua na qualificação de trabalhadores da saúde e apoia gestores e equipes gestoras no desenvolvimento de estratégias direcionadas à transformações do processo de trabalhos das ESF e demais trabalhadores do SUS envolvidos com o cuidado ao doente com história de tuberculose e a sua família. O GRUPO TB PB é coordenado pelas Profa. Dras. Jordana Almeida Nogueira e Lenilde Duarte de Sá e agrega estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais dos serviços de saúde e de equipes gestoras.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/22787
GRUPO DE ESTUDO EM DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, SAÚDE E FONOAUDIOLOGIA
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/221940
GRUPO DE ESTUDOS DO MOVIMENTO HUMANO
O grupo realiza estudos do movimento humano com ênfase nos padrões classificados como normais e patológicos. Estes estudos devem repercutir na consolidação de linhas de pesquisa que servirão de base para aplicações: 1. Nos processos de Intervenção e avaliação fisioterapêutica 2. Na concepção de novas técnicas de reeducação do movimento 3. Nos processos de inovação tecnológica em Fisioterapia
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/24409
GRUPO DE ESTUDOS DO TREINAMENTO FÍSICO APLICADO AO DESEMPENHO E À SAÚDE (GETFADS)
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/206483
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM FISIOTERAPIA NAS LINHAS DE CUIDADO EM SAÚDE (FISIOLISA)
Com o objetivo de desenvolver a produção de conhecimento nas diversas áreas de linhas de cuidado em Fisioterapia por meio de estudos vinculadas as cinco linhas de pesquisa: a) Fundamentos e práticas na atenção à saúde nas diversas fases do ciclo da vida; b) Desenvolvimento tecnológico em saúde e Fisioterapia; c) Práticas em Fisioterapia na Saúde da Criança, Adulto e Idoso; d) Estudos de avaliação, epidemiologia e saúde; e) Educação Popular em Saúde. Com isso o grupo pretende contribuir nas diversas esferas do ensino de Fisioterapia permitir maior visibilidade à Propesq, CNPq e CAPES, além de visa contemplar e fomentar a produção científica, no âmbito dos programas de pós-graduação lato e stricto sensu existentes, fortalecer a missão institucional de interiorização e descentralização de uma pesquisa de qualidade, que garanta o acesso, o crescimento acadêmico, e com isso criação e fortalecimento de novos programas na UFPB.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/224500
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – GEPSCA
O grupo tem como objetivos promover espaços para discussão, buscando desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, e produção científica na atenção à saúde da criança e do adolescente; estudar a atenção à saúde de crianças e adolescentes nas diferentes fases do crescimento e desenvolvimento, apreendendo-as em sua dimensão individual e coletiva, em suas relações com a família e a sociedade em que estão inseridos. É composto por profissionais, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem e áreas afins. Espera-se contribuir para a construção do conhecimento e para a formação de profissionais da área. Os pesquisadores do grupo divulgam os resultados de suas pesquisas em periódicos e eventos científicos.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/26881
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE DA PESSOA EM CONDIÇÕES CRÍTICAS
O grupo através de seus pesquisadores, propõe realizar estudos considerando as correntes filosóficas, teóricas, habilidades e competências que assegurem o embasamento para a construção de produtos técnicos - científicos relacionados as pessoas (adultas e crianças) em condições criticas nos contextos: pré-hospitalar (serviços de transportes móvel e fixo); hospitalar (nas diversas unidades) domiciliar (oriundas do cenário hospitalar) e no âmbito do direito à saúde e seus aspectos legais que assegurem à atenção á saúde dessas pessoas em estado critico. Este Grupo encontra-se vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, onde as ações serão focalizadas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Com previsão de desfechos primários assegurando o cumprimento de objetivos e alcance dos objetos de estudos. Desfechos secundários, com o encaminhamento dos resultados de pesquisa para publicação em periódicos de Qualis Nacional e Internacional.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/303164
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
A criação deste Grupo de estudos e pesquisa resulta de um conjunto de atividades desenvolvidas por docentes da Universidade Federal da Paraíba no âmbito do cuidado, ensino, extensão e pesquisa envolvendo adultos e idosos nos diferentes níveis de atenção à saúde. Os pesquisadores integrantes são imbuídos do compromisso com o desenvolvimento do saber científico relativo à temática, por meio de iniciação científica, extensão, trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização e projetos em nível de mestrado e doutorado, resultando em uma produção científica relevante, a qual será publicada em periódicos nacionais e internacionais, livros, anais de eventos científicos, dentre outros. Numa perspectiva de construção coletiva, o grupo pretende incrementar a produção do conhecimento referente à saúde do adulto e do idoso no ensino de Graduação e Pós-Graduação dos cursos da área da Saúde melhorar a formação profissional e, consequentemente, a qualidade do cuidado prestado.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/658247
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM TRATAMENTO DE FERIDAS
A criação do grupo de pesquisa surge a partir do momento que verificou-se a importância de estudar e pesquisar a temática em virtude de ser as feridas um grave problema para o ser humano, como para as instituições de saúde, tanto pela sua gravidade e abrangência, sobretudo as crônicas, como também pelos custos sociais e econômicos que produzem. O grupo possui pesquisadores docentes, enfermeiros e discentes envolvidos em estudos e pesquisas sobre o processo de cuidar no tratamento de feridas, bem como a participação em ensaios clínicos de novas coberturas de forma a contribuir na avaliação terapêutica e na eficácia de novas tecnologias no tratamento de feridas.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4802
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FUNDAMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Os Departamentos de Enfermagem e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde - UFPB vêm, desde 1988, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados à identificação e testagem de diagnósticos de enfermagem, introduzindo as terminologias de enfermagem no currículo da Graduação e da Pós-Graduação stricto e lato sensu. Começou com a taxonomia da NANDA-I, o que levou a criação deste grupo, em 1991, inicialmente denominado de Grupo de Interesse em Diagnóstico de Enfermagem da Paraíba (GIDE-PB). A partir de 1997, docentes do Grupo envolveram-se com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, e incorporaram-se ao projeto de Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC), desenvolvido pela ABEn Nacional. Em 2007, foi aprovado pelo CIE o Centro CIPE® com o objetivo de apoiar o desenvolvimento contínuo da CIPE® e promover o uso dessa terminologia na educação e prática clínica de enfermagem. Atualizado
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6892
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AUDIÇÃO, EQUILÍBRIO E ZUMBIDO-GEPAEZ
Desenvolvemos pesquisa na área da audição, equilíbrio e zumbido. Juntamente, com as pesquisas que envolvem alunos de graduação e mestrado, o grupo também tem uma extensão de atendimento gratuito a pacientes com queixa de zumbido, por meio de avaliação multidisciplinar. Do ano de 2014 até o presente, atendemos cerca de 500 pacientes com queixa de zumbido e formamos grupos de atendimentos para a intervenção necessária. Além disso, anualmente, organizamos o Encontro Multidisciplinar sobre Zumbido-EMZ para a divulgação e conscientização do zumbido e questões auditivas/equilíbrio. Apresentamos trabalhos em eventos científicos e publicamos nossos resultados em revistas científicas nacionais e internacionais. Temos contato/convênio com pesquisadores da universidade de Manchester-UK,University of Zurich, Universidade Tuiuti do Paraná e de São Paulo.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/161860
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENFERMAGEM FORENSE
O GEPEFO teve início na Universidade Federal de Pernambuco, porém, por motivos de redistribuição docente, ele foi excluído na UFPE e aberto na UFPB. O grupo é responsável pela formação de graduandos, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, doutorandos-sanduiche e pós-doutorandos. Possui parcerias Nacionais e Internacionais, além de projetos aprovados em editais de fomento internos e externos a UFPB. Os pesquisadores do GEPEFO tem vinculação com a graduação e pós-graduação da UFPB e de outras Instituições de Ensino Superior.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/317884
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EPIDEMIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA – GEPEAF
O GEPEAF está vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. O grupo desenvolve estudos sobre a prática de atividade física e comportamentos sedentários, com foco na análise da distribuição desses comportamentos na população, seus fatores correlatos e determinantes, e inter-relações com indicadores de saúde e qualidade de vida, bem como no desenvolvimento e testagem de instrumentos para mensurar esses desfechos e indicadores de saúde e qualidade de vida. O GEPEAF também tem interesse em investigar os efeitos de intervenções sobre a atividade física, comportamentos sedentários e indicadores de saúde e qualidade de vida, sobretudo na população jovem (crianças e adolescentes).
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40622
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES EM BIOMATERIAIS
A avaliação do comportamento dos materiais utilizados nos diversos procedimentos restauradores diretos e indiretos, realizados através de estudos in vitro e in vivo, que possibilita a predição estimada da viabilidade da técnica utlizada bem como da longevidade e biossegurança dos procedimentos realizados. O estudo do comportamento dos materiais dentários a partir da ensaios mecânicos, ensaios de infiltração marginal e avaliação de índice de retenção, desgaste e de biocompatibilidade é de relevância para a seleção adequada dos materiais
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/722213
GRUPO DE ESTUDOS EM ATIVIDADE FÍSICA E DESFECHOS EM SAÚDE
O Grupo de Estudos em Atividade Física e Desfechos em Saúde - GEADES tem por objetivo formar pesquisadores éticos, competentes e comprometidos socialmente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem avaliar as possíveis relações e o impacto da atividade física em diferentes desfechos em saúde de crianças e adolescentes. busca analisar associações entre atividade física e diferentes indicadores de aptidão física, marcadores saúde física,
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/575144
GRUPO DE ESTUDOS EM DESEMPENHO ESPORTIVO
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/338030
GRUPO DE ESTUDOS EM EXERCÍCIOS FÍSICOS E NATUREZA - GREEN - UFPB
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/785310
GRUPO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS (GENE)
O GENE busca aliar ciência, tecnologia e saúde, aplicadas ao vasto ramo da neurociência. Com projetos desenvolvidos nos diferentes ciclos de vida (saúde da criança, do adulto e do idoso) buscamos investigar os mecanismos subjacentes às adaptações corticais e subcorticais associadas à neuroplasticidade, a fim de propor práticas terapêuticas individualizadas e eficientes.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/506077
GRUPO DE ESTUDOS EM POLÍTICAS, PROGRAMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Grupo de pesquisadores docentes e discentes da saúde coletiva do Departamento de clinica e Odontologia social, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, PET-Saúde e Pós-Graduação em odontologia. O Grupo tem projetos aprovados pelo CNPq: Universal, CT-HIDRO, CNPq-saúde indígena, FAPESq- CNPq.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19411
GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA
O grupo se propõe a realizar estudos na área de saúde coletiva relacionados à atuação da fisioterapia, à epidemiologia e à organização dos serviços de saúde, no sentido de produzir conhecimentos que possam subsidiar a elaboração e implantação de políticas de saúde para garantia da integralidade na atenção à saúde da população em geral e das pessoas com deficiência física em particular.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8183
GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
O presente grupo de pesquisa trará contribuições para a saúde da criança e do adolescente na atenção primária à saúde, com temas relacionados as prioridades de pesquisa, como projeto Rede Cegonha, doença crônica na infância, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, consulta de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família (ESF), acolhimento e vínculo da família da criança e do adolescente na ESF, violência contra crianças e adolescentes, dentre outros temas relevantes. Pretende-se também formar profissionais de Enfermagem com visão crítica, reflexiva e com motivação para buscar tecnologias para a melhoria do cuidado à criança, ao adolescente e sua família, e contribuir para a Educação Permanente dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40512
GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE, SEXUALIDADES, GÊNERO E SAÚDE MENTAL
O Grupo de estudos em Saúde, Sexualidades, Gênero e Saúde Mental - GeSex está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPB, foi criado em agosto de 2017 com o objetivo de pensar as existências e vivências da população no que tange às Sexualidades e ao Gênero e suas interseções com a Saúde Mental, enfermagem, saúde e áreas afins. São propostas de estudos: relações de gênero; violências pautadas em gênero e diversidades sexuais e impacto na saúde Mental; as fronteiras simbólicas que envolvem corpo, gênero e sexualidades; as políticas que envolvem corpo, gênero e as sexualidades; sofrimento mental na vivência corporal do gênero e das sexualidades; família e as vivências com as sexualidades; corpo e gênero; o HIV/Aids e as interconexões com a experimentação sexual e de gênero.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/279984
GRUPO DE ESTUDOS EM TREINAMENTO E RENDIMENTO ESPORTIVO
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/256164
GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM SAÚDE MENTAL E DIVERSIDADES
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/195457
GRUPO DE PESQUISA EM ALIMENTOS, BIOATIVOS E NUTRIÇÃO: NA SAÚDE E NA DOENÇA - DA GESTAÇÃO À SENESCÊNCIA (GPABIN)
Nossa atividade de pesquisa tem contribuído no âmbito científico, intelectual, tecnológico e social, através da geração de artigos, livros e patentes de elevado impacto, com enfoque em quatro linhas principais. Com 15 anos de atuação, trabalhamos em conjunto com cooperativas de produção de alimentos e indústrias de processamento, o que tem impactado em transferência de tecnologias e conhecimentos técnico-científicos, agregação de valor aos produtos, com consequente contribuição no desenvolvimento sustentável, social e econômico da região e com as políticas públicas voltadas à Alimentação e Nutrição. Realizamos trabalhos de validação de metodologias de análise de alimentos e de materiais biológicos, bem como de protocolos para indução de dislipidemia, obesidade e jejum intermitente em roedores, o que impacta diretamente no desenvolvimento intelectual e científico da área. Nossos trabalhos têm sido divulgados em mídias sociais e reportagens, o que forma um canal direto com a sociedade.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/690473
GRUPO DE PESQUISA EM AUDIOLOGIA-GPA
Investiga a audição considerando o seu desenvolvimento, sua função, aspectos clínicos e tecnológicos, como também sua relação com a linguagem, cognição e os diversos contextos ambientais e educacionais. A audição constitui o objeto de estudo, incluindo, os processos fisiopatológicos, a promoção da saúde auditiva, a prevenção dos distúrbios auditivos, a avaliação, diagnóstico e reabilitação, bem como as estratégias de orientação e assessoria fonoaudiológica.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/201620
GRUPO DE PESQUISA EM CINEANTROPOMETRIA E DESEMPENHO HUMANO
O grupo de pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano está vinculado ao Laboratório de Cineantropometria e Desempenho Humano (LABOCINE) e é um segmento de regime especial, ligado ao Deptº de Educação Física (DEF), ao Núcleo de Pesquisa em Ciências do Movimento Humano (NPCHM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ao curso de mestrado e doutorado em Educação Física, consorciado. Criado em 2006, pelo Prof. Dr. Solon José Gonçalves de Sousa (em memória), busca contribuir no desenvolvimento de pesquisas em diferentes faixas etárias, situações especiais, nos mais variados setores, produzindo publicações de seus resultados. A missão é preparar professores e pesquisadores capacitados, qualificados e comprometidos na produção do conhecimento em educação física, com a finalidade de favorecer a sociedade e a comunidade acadêmica. A visão é ser reconhecido como um centro de excelência, em diferentes tipos de treinamento físico-desportivo.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19209
GRUPO DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL E COTIDIANO
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/221622
GRUPO DE PESQUISA EM DOENÇAS CRÔNICAS
As repercussões esperadas do grupo de pesquisa articulam-se à realização de estudos com diferentes abordagens teórico-metodológicas, instrumentais e analíticas que propiciem o desenvolvimento e aplicação de ferramentas para prevenção, controle e cuidados em saúde no contexto das doenças/condições crônicas
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/38112
GRUPO DE PESQUISA EM LAZER, JOGO TRADICIONAL E PATRIMÔNIO
O Grupo de Pesquisa formou-se no início de 2006 quando da atuação na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atualmente atua na Universidade Federal da Paraíba, mediante a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, no campo da Educação Física, principalmente nos seguintes temas: lazer, jogo, patrimônio, cultura e museu de brinquedos.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/592586
GRUPO DE PESQUISA EM NEUROCIÊNCIA, EXERCÍCIO FÍSICO E DESEMPENHO ESPORTIVO (GENEXDES)
O Grupo de Pesquisa em Neurociência, Exercício Físico e Desempenho Esportivo (GENEXDES) foi criado em 2015 pelo Dr. Leonardo de Sousa Fortes. O grupo desde então tem se debruçado a conduzir investigações no tocante a neurociência aplicada ao desempenho humano. Mais especificamente, as linhas de pesquisa do grupo envolvem efeitos agudos e repetidos da fadiga mental, treinamento percepto-cognitivo (realidade virtual, visão estroboscopica, treinamento cognitivo) e neuromodulação (estimulação cerebral não-invasiva) no desempenho humano (endurance e força) e esportivo (habilidades percepto-cognitivas e técnico-táticas. O GENEXDES é referência nacional na área da neurociência e desempenho humano, sendo indicado em 2017 o grupo de pesquisa que mais produziu ciência na área da Psicologia do Esporte. Internacionalmente o GENEXDES também tem se destacado, uma vez que está entre os 3 grupos que mais produziu artigos científicos na área da fadiga mental e desempenho esportivo.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/759538
GRUPO DE PESQUISA EM ODONTOPEDIATRIA E CLÍNICA INTEGRADA
O Grupo de Pesquisa em Odontopediatria e Clínica Integrada (GPOCI) foi criado em 2001. Desde esta data vem se dedicando às atividades de pesquisa, particularmente aquelas que envolvam a articulação entre graduandos e pós-graduandos (mestrandos/doutorandos), buscando a integração com as atividades de ensino e extensão. Estes trabalhos são apresentados em relevantes eventos internacionais, como a IADR, e nacionais, como a SBPqO. Destacamos a criação do periódico "Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada", estando ele indexado em bases de dados nacionais e internacionais. Este periódico é editado pela UEPB, contando com o apoio da Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB) e da UFPB. Esta associação apoia a PBOCI e outras iniciativas do GPOCI, como a implementação de cursos semestrais de Metodologia Científica, cujos trabalhos de pesquisa são apresentados na Mostra de Iniciação Científica em Odontologia (MICO).
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6295
GRUPO DE PESQUISA EM PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE
O GEPEC, criado em 2006, vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB e ao DEF/CCS/UFPB. Caracteriza-se pelas investigações e intervenções em torno do brincar, abordando-o em duas linhas de pesquisa: Pedagogia da Corporeidade-PC (líder Pierre Gomes-da-Silva) & Estudo da Cultura Popular Aplicada à Educação Física (líder Marcello F Bulhões Martins). A PC consiste numa metodologia de ENSINO, de PESQUISA e de FORMAÇÃO DE PROFESSORES que tematiza o JOGO como instância básica para o conhecimento de si e do mundo e investiga seus Efeitos Semióticos para com a cultura, a saúde e a educação. Suas repercussões estão na INOVAÇÃO de METODOLOGIAS DE ENSINO para diferentes públicos (crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiências, dependentes químicos), em diversos contextos (escolas, CAPS, ILPs, museus) e distintos objetivos (educativos, artísticos e terapêuticos). E METODOLOGIA DE PESQUISA, abordagem semiótica da situação de movimento como linguagem.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/41575
GRUPO DE PESQUISA EM SAÚDE, SOCIEDADE E CULTURA – GRUPESSC
O Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (GRUPESSC) possui como objetivo principal a produção de conhecimento sobre as relações entre cultura, sociedade e práticas de saúde. Trata-se de um grupo multidisciplinar que aglutina pesquisadores docentes e discentes da UFPB nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde. Assim, busca-se compreender os processos sócio-culturais relacionados ao campo da saúde, isto é, processos que estão inscritos direta ou indiretamente nas próprias práticas de saúde. Pretende-se ainda investigar os aspectos sociais, políticos e culturais que incidem e formam o campo temático e complexo da saúde coletiva. Ementa: processos sócio-culturais relacionados ao campo da saúde; instâncias mediadoras entre ações sociais, práticas e modelos de atenção em saúde; identidades individuais e coletivas no campo da saúde; relações de gênero e a influência do sexo e da sexualidade na saúde. As atividades do GRUPESSC incluem: 1. a realização de pesquisa sobre temáticas diversas na interface saúde, sociedade e cultura; 2. a divulgação de conhecimento por meio de publicação de artigos e organização/participação em eventos científicos; 3.a qualificação de profissionais na área de ciências sociais da saúde; 4. a orientação de discentes da graduação e da pós-graduação no campo das ciências sociais e da saúde; 5. a colaboração com instituições e programas de saúde no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde; 6. a produção de projetos de extensão com ênfase na relação saúde e sociedade.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19430
GRUPO DE PESQUISA EM TREINAMENTO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO
O Grupo de Pesquisa em Treinamento e Avaliação do desempenho humano do Laboratório de Atividade Física e Esporte - LAFE desenvolve pesquisa científica em diversas áreas relacionadas à Fisiologia do Esporte, Treinamento Esportivo e avaliação do desempenho humano, voltado especificamente a população de crianças, adolescente e adulto jovem a meia idade. Testa, mede e avalia respostas neuromusculares em diferentes protocolos de treinamento de força, efeitos do treino de flexibilidade, força, treino técnico em diferentes modalidades e o dano muscular causado por estes procedimentos. O LAFE tem incentivado aos seus participantes a desenvolver seus trabalhos sempre atrelados aos projetos de extensão com foco na pesquisa e suas práticas de interesses profissionais de atuação voltada para as áreas de estudo do laboratório.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/784071
GRUPO DE PESQUISA TRANSLACIONAL EM NUTRIÇÃO E DOENÇAS CARDIOMETABÓLICAS
O grupo de trabalho tem como meta principal compreender as relações entre nutrição e doenças cardiovasculares e metabólicas nem uma perspectiva translacional em diferentes estágios da vida.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/661947
GRUPO DE PESQUISA EM SAÚDE, DESENVOLVIMENTO E DEFICIÊNCIA - GPESDE
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/773672
GRUPO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ÁREAS AFINS – GIEPRSAA
objetivos: a) Favorecer um novo modo de pensar e pesquisar em conjunto, fazendo com que interajam os vários saberes especializados; b) Possibilitar aos profissionais de várias áreas do conhecimento envolvidos bem como aos estudantes de pós-graduação e graduação um aprofundamento de conhecimento sobre as Representações Sociais e temáticas associadas a esse aporte teórico, por se tratar de uma área de estudos bastante recente e que abre novas e fecundas perspectivas de abordagens às pesquisas, ensino e extensão; b) Consolidar a formação teórico-metodológica no âmbito da UFPB e parcerias interinstitucional, congregando especialistas das mais diversas áreas, interessados em temas pertinentes a teoria; c) Consolidar a interdisciplinaridade hoje imprescindível à elaboração de conhecimentos, mediante a interação de professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação de diversas áreas, das Ciências Humanas e da Saúde, entre outras;
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/12218
GRUPO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENVELHECIMENTO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS-GIEPERS
Contribuir com a produção de artigos científicos, capítulos de livros a serem publicados a partir da construção de conhecimentos na área do envelhecimento, no âmbito nacional e internacional`, para fortalecer as políticas públicas de saúde, em particular nas Unidades Básicas de Saúde, apontando aspectos relevantes à implementação estratégias de atendimentos subsidiadas em realidades sociais singulares; - Consolidar grupos de estudos e pesquisas multicêntricos em nível internacional; - Divulgação de resultados de pesquisas em eventos científicos nacionais, internacionais acerca dessa temática, favorecendo as trocas de conhecimentos entre pares; - Encaminhamento de relatórios de pesquisas para as Unidades Básicas de Saúde para subsidiarem atendimentos integral aos idosos; - Contribuir à formação de recursos humanos especializados e treinados na área da saúde do idoso; - Favorecer a articulação da Pós-Graduação com a Graduação e a Comunidade, partir da incrementação de estudos e pesquisas envolvendo pesquisadores, alunos de pós e de graduação e profissionais; - Possibilitar um espaço para diálogos entre acadêmicos e serviços com a integração alunos de graduação em projetos de PIBIC-CNPq, em parceria com alunos de pós-graduação; - Incrementar grupos de estudos e pesquisas multicêntricos sobre o envelhecimento, em níveis nacional e internacional, integrando pesquisadores, alunos e profissionais; - Colaborar na formação de recursos humanos especializados à área do envelhecimento.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1837
GRUPO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM SAÚDE, ENVELHECIMENTO E FUNCIONALIDADE
Promover a compreensão sobre o envelhecimento ativo; Contribuir nas soluções para as demandas de atenção à saúde da pessoa idosa; Desenvolver e aprimorar inovações em tecnologia de mercado voltados ao público idoso; Desenvolver caminhos e estratégias para aplicabilidade das políticas públicas em saúde da população idosa; Inserir novas possibilidades em pesquisa sobre o envelhecimento, saúde e funcionalidade, a partir do estimulo à iniciação cientifica em programas de graduação, bem como a produção técnica e cientifica em programas de pós-graduação
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/514398
GRUPO MULTICÊNTRICO ESTUDO & PESQUISA BIOQUÂNTICA – GMPBIO
A concepção que norteou a formação do Grupo foi em desenvolver estudos e pesquisas de natureza quântica, paradigma este que substancia as ciências em especial neste século XXI e é recepcionada por setores avançados da medicina e ciências da saúde. Em especial por se tratar da integração de práticas terapêuticas e complementares pela qualidade de vida e saúde. Tais práticas são concebíveis nas mais diversas expressões terapêuticas do oriente e ocidente, ora com suas tradições e suas inovações para o cuidado com a vida. - Estudos e Pesquisa científica bioquântica; - Atendimento a pacientes; - Reuniões com o Grupo e Palestras na Comunidade; - Publicações na Mídia e Revistas Indexadas; - Aplicação de práticas integrativas quânticas, visando a melhoria da qualidade de vida das populações estudadas. VISÃO: Expandir a produção do conhecimento científico bioquântico. VALORES: Respeito, lealdade, compromisso, espírito científico e excelência nas relações pessoais e sociais.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/346130
GTESB - GRUPO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS E EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE BUCAL
O grupo de pesquisa GTESB tem atuado na formação de estudantes, profissionais e gestores na área da saúde, fomentando habilidades e competências para avaliação de tecnologias em saúde, monitoramento de indicadores de serviços de saúde, avaliação de políticas públicas de saúde, síntese da evidência em saúde, estudos das desigualdades em saúde, epidemiologia dos agravos em saúde bucal, e assuntos relacionados ao campo da saúde bucal coletiva. O Grupo é responsável por organizar o Observatório de Saúde Bucal Coletiva e Odontologia Legal (OSCOL).
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/683654
LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
O Laboratório de Estudos de Pesquisas em Atividade Física e Saúde tem como objetivo formar quadro de pesquisadores no campo da atividade física e saúde; desenvolver metodologias interdisciplinares e ferramentas para o campo da atividade física e saúde; estudar aspectos associados à inter-relação atividade física, aptidão física e saúde, aos determinantes sociais da saúde e à qualidade de vida; investigar a articulação entre saúde, modos de vida, condições ambientais e de trabalho. Dentre as suas atividades destaca-se a realização de consultoria sobre qualidade de vida relacionada à saúde e ao trabalho, a elaboração de cursos, oficinas, palestras e eventos que veiculem aspectos relacionados à atividade física e saúde, bem como a concepção e disponibilização real e virtual de material instrucional para a comunidade acadêmica e em geral.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21938
LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER DA PARAÍBA - LEPELPB
Os projetos do Grupo LEPEL PARAÍBA estarão integrados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA e aos projetos desenvolvidos com os demais grupos e pesquisadores que compõem a REDE LEPEL. O Grupo LEPEL/PARAÍBA constitui-se num coletivo formado por professores do ensino superior e da educação básica e estudantes que tem na teoria do conhecimento que embasa a pesquisa matricial da REDE LEPEL/FACED/UFBA uma íntima relação com o que estes vem pesquisando, estudando e trabalhando. Nesse sentido, desenvolvem suas pesquisas a partir da referência do materialismo histórico-dialético, da pedagogia histórico-crítica, da psicologia histórico-cultural e da abordagem crítico-superadora de ensino da Educação Física .
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/767106
LABORATÓRIO DE PESQUISAS EM SAÚDE - LAPS
O Laboratório de Pesquisa em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (LAPS/UFPB) desenvolve pesquisas utilizando diversas ferramentas aplicadas em amostras populacionais, especificamente sobre a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e suas repercussões na saúde e qualidade de vida, consumo alimentar e publicidade de alimentos. Assim, tem desenvolvido estudos de insegurança alimentar e qualidade de vida em mulheres gestantes do Município de João Pessoa-PB. Além de estudos para a identificação e comparação do padrão alimentar de pessoas gestantes e não gestantes, como também estudo com Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). Além disso, planeja e desenvolve outras pesquisas com vistas a produção de novos conhecimentos em alimentação e nutrição.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/476137
LAISTHESIS
O grupo pretende ser uma referência nos estudos sobre corpo, estética e sociedade. A intenção é pesquisa sobre a estética como teoria do sentir para pensar o corpo em diferentes contextos sociais e considerá-lo como forma de vida no âmbito da educação física como pratica corporal.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/711873
LAPESN - GRUPO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E NEUROCIÊNCIAS
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/181917
LEDDIs - LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM DEGLUTIÇÃO E DISFAGIA
O Laboratório de Estudos em Deglutição e Disfagia (LEDDis) pretende gerar repercussões científicas, clínicas e sociais que estimulem o avanço da área, especialmente na região Nordeste do Brasil. Para isso, o LEDDis contará com um grupo intra e interinstitucional de colaboradores e a ampla divulgação de suas pesquisas em veículos científicos de comunicação oral e escrita. Espera-se estimular a formação de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento com interesse em estudar a deglutição e seus transtornos. O LEDDis possui como eixos de investigação: (1) contribuição de métodos, técnicas, equipamentos e outros recursos de natureza quantitativa em deglutição e disfagia; (2) investigação das propriedades psicométricas de instrumentos de diagnóstico e monitoramento terapêutico em diferentes populações ao longo da vida
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/205400
LIEV - LABORATÓRIO INTEGRADO DE ESTUDOS DA VOZ
A visão do LIEV é fomentar a formação em pesquisa científica de discentes de graduação e pós-graduação e profissionais que tenham interesse pelo estudo da voz humana, com a integração de diversas ciências, além da articulação entre a teoria, prática e rigor metodológico. O LIEV tem por objetivo realizar estudos e pesquisas sobre os processos envolvidos na produção e percepção da voz, abordando aspectos anatômicos, neurológicos, fisiológicos, acústicos, cognitivos e comportamentais em diferentes contextos da comunicação humana, incluindo indivíduos com e sem alteração em tais processos, além de investigar a variabilidade e o desenvolvimento de voz ao longo dos ciclos de vida, e o uso em situações de comunicação profissional, seja na modalidade falada ou cantada. O LIEV tem como meta se tornar um grupo de estudos e pesquisas de referência na área da voz humana com impacto no âmbito regional, nacional e internacional, colocando o Nordeste, mais especificamente a Paraíba, em destaque.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/589066
MEDICINA SOCIAL: DIREITO, SAÚDE E CIDADANIA
A Medicina Social é um dos ramos das ciências da saúde e humanas que mais tem avançado no conhecimento da saúde individual e coletiva, manifestando impacto noutros ramos do saber (e.g. Psicologia, na Economia, na Sociologia, na Antropologia e nas Ciências da Vida e da Saúde). Um dos traços distintivos da Medicina Social, para além do seu caráter integrativo, reside na inovação e exigência metodológicas, conciliando e entrecruzando distintas técnicas e métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, reforçando o desenvolvimento da epidemiologia social como plataforma de excelência orientada para a investigação sobre as fronteiras da relação entre o indivíduo e a sociedade. A criação deste grupo de pesquisa visa contribuir para a necessária implementação de uma área inovadora, ainda em afirmação no Brasil, mas amplamente consolidada em prestigiadas Universidades Europeias e Norte-Americanas.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/368851
METABÓLITOS SECUNDÁRIOS: FONTE DE VIDA
Os trabalhos do grupo de pesquisa Metabólitos secundários: Fonte de vida, pesquisa constituintes químicos que possam atuar como compostos ativos frente aos vários males que atingem a humanidade. O principal objetivo do nosso grupo é comprovar cientificamente o que a etnoframacologia e a etnomedicina pregam, como também contribuir para o conhecimento fitoquímico da nossa flora. Durante os 31 anos de dedicação ao estudo da Química de Produtos Naturais a lider desse grupo qualificou 34 mestres, 19 doutores, mais de 50 alunos de IC, projetos de extensão, TCC, publicou artigos científicos, capítulos de livros, patentes, etc.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/623846
MICOLOGIA - INFECÇÕES MICÓTICAS
-O trabalho do grupo é relevante no sentido de executar e esclarecer o diagnóstico de infecções por fungos, em especial, das micoses superficiais e oportunistas, as quais existem numa alta frequência em nossa região, associadas ao clima tropical, fatores genéticos e condições sócio- econômicas. É útil e fundamental na orientação da terapêutica medicamentosa dessas infecções, que por vezes, são severas e fatais para o hospedeiro. -Com relação à atividade antifúngica e antibacteriana, a proposta do nosso trabalho é a investigação de novos produtos antibióticos ou antimicrobianos de origem natural ou sintética, com o objetivo de identificar possíveis moléculas e que possam ser utilizados na produção de fármacos para o tratamento das mais diversas patologias.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/14292
NEHAS - NÚCLEO DE ESTUDOS EM HIV/AIDS, SAÚDE E SEXUALIDADE
O grupo de pesquisa desenvolve estudos pautados em diferentes abordagens metodológicas, na perspectiva de investigar os contextos que vulnerabilizam diferentes segmentos (jovens, idosos e mulheres) ao HIV e Aids. A complexa interação com as dinâmicas sociais, culturais, econômicas e políticas, e expansão da infecção para grupos com menores suportes sociais e oportunidades de desenvolvimento, impõe desafios adicionas e imprescindíveis na elaboração de respostas estratégicas que considerem as determinações histórico-culturais, valores morais, desigualdades sociais e nas relações de gênero, discriminações étnicas, raciais, religiosas como fatores de vulnerabilização ao HIV.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2706
NELF - NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM E FUNÇÕES ESTOMATOGNÁTICAS
Espera-se desenvolver pesquisas que alcancem a intervenção fonoaudiológica no contexto da linguagem, da aprendizagem, da fluência e das funções estomatognáticas, desde o recém-nascido ao idoso. Sendo assim, almeja-se a dissipação do conhecimento na Fonoaudiologia, considerando-se o desenvolvimento humano típico e aqueles que revelem necessidades educacionais específicas.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/90716
NEUROCONEXÕESUFPB
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/589626
NUCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AGRAVOS E DOENÇAS INFECCIOSAS E QUALIDADE DE VIDA
Este núcleo de pesquisa tem o principal objetivo de promover, realizar e desenvolver junto a comunidade acadêmica estudos e pesquisas sobre epidemiologia, prevenção e controle de doenças e agravos infecciosos, com ênfase as infecções causadas por vírus hepatotróficos, sífilis, HIV, AIDS em diferentes grupos e populações, na perspectiva dos cuidados de enfermagem e Qualidade de vida de pessoas acometidas.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/323647
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE (NEDHUS)
O Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano e Saúde (NEDHUS) apresenta uma proposta de integração multidisciplinar, sendo composto por profissionais, docentes e estudantes de diversas áreas do saber. Espera-se, com isso, problematizar e discutir aspectos transversais do desenvolvimento humano que apresentam impacto direto sobre a saúde.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/764636
NÚCLEO DE PESQUISAS EM ENVELHECIMENTO, SAÚDE MENTAL E ADICÇÕES – NUPESMA
O NUPESMA está sendo oficializado junto ao CNPq em abril de 2019, mas já existe de fato desde o ano de 2016 com reuniões periódicas e pesquisas finalizadas, como Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Residência em Saúde Mental, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem, Dissertação e Tese. Os líderes do grupo são professores permanentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente conta com a colaboração interinstitucional da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, da Universidade de Pernambuco-UPE, do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Ipojuca e colaboração internacional com a Escola Superior de Enfermagem do Porto - Universidade do Porto.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/462137
OBSERVATÓRIO DAS DESIGUALDADES EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: PROMOVENDO JUSTIÇA SOCIAL NOS SISTEMAS ALIMENTARES
A criação do Observatório das desigualdades em alimentação e nutrição: promovendo justiça social nos sistemas alimentares¿ está fundamentado na necessidade crescente de compreender como diferentes aspectos socioculturais impactam a alimentação humana e, por sua vez, como essa alimentação impacta o meio ambiente. Assim, a justificativa de sua criação é baseada em três argumentos: 1) Sistemas alimentares modernos têm impactos negativos na saúde, alimentação e nutrição humana, especialmente em populações em vulnerabilidades sociais; 2) O sistema alimentar brasileiro está migrando em direção a um sistema alimentar considerado moderno e suas desigualdades socias se aprofundando; e 3) Há uma preocupação política nacional sobre mitigar os impactos dos sistemas alimentares modernos sob populações historicamente vulneráveis.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/784415
OCUPAÇÃO E SAÚDE
O grupo tem por objetivo congregar estudos e pesquisas acerca da ocupação humana e sua relação com a saúde e bem estar centrando sua atenção na produção de conhecimento voltado para promoção, prevenção e recuperação da saúde e produção de cuidados a populações de diferentes faixas etárias, condições sociais e/ou de saúde, em diversos contextos sócio-culturais. Tem-se como perspectiva teórica a Ciência da Ocupação, esta estuda e analisa as formas, funções e significados das ocupações nas diferentes fases do desenvolvimento humano. Compreendendo que esta ciência fundamenta tanto o campo teórico quanto a prática da Terapia Ocupacional, possibilitando metodologias de pesquisa adequadas aos interesses da profissão. As linhas de pesquisa integrantes do grupo investigam o processo de construção das ocupações humanas, como se dão as escolhas ocupacionais, como os sujeitos e os grupos constroem seus significados, utilizam e desenvolvem suas habilidades e competências no cotidiano e como estes se reconhecem e reconhecem as suas ações. Busca-se identificar, analisar e interpretar as desordens no desempenho das ocupações, assim como, o processo de intervenção das políticas públicas de saúde e as políticas inclusivas de educação e assistência social nas questões sociais e de saúde da população.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19828
POLÍTICAS, EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34133
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE - UFPB (PICS - UFPB)
As pesquisas desenvolvidas por esse grupo têm demonstrado o interesse da comunidade acadêmica em obter mais conhecimento sobre as terapias integrativas, principalmente no que tange aos seus conceitos, elementos terapêuticos e a diferença entre elas. Com relação ao público em geral, o interesse dá-se no sentido de indicações, contraindicações e custos. Os resultados esperados têm sido positivos, a exemplo da participação de terapeutas da comunidade externa que se envolvem com a comunidade interna, resultando numa troca de saberes benéfica para ambos. O impacto esperado é que, do ponto de vista da UFPB, enquanto instituição formadora, proporciona um espaço interdisciplinar no campo das Prática Integrativas e Complementares.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/773429
PROPRIEDADE INTELECTUAL
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/721653
REDE DE PESQUISA EM MICROBIOMA INTESTINAL, NUTRIÇÃO E SAÚDE (ReMicroNS)
A Rede de Pesquisa em Microbioma Intestinal, Nutrição e Saúde (ReMicroNS) desenvolve pesquisas de alto impacto científico e tecnológico para geração de conhecimentos, soluções e produtos inovadores baseados no microbioma intestinal (MI) e suas repercussões na saúde. A rede agrega expertises complementares por meio de pesquisadores de diferentes instituições nacionais com ampla rede de colaboração internacional, sendo pensada como uma iniciativa estratégica para a projeção do Brasil em estudos aplicados ao MI, que se apresenta como área relevante de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todo o mundo. As ações da ReMicroNS buscam obter conhecimentos sobre a participação do MI como causa principal ou mediador de DCNT alvo, sua contribuição para a incidência e progressão dessas doenças em combinação com outros fatores biológicos e ambientais e dos benefícios decorrentes de intervenções e produtos aplicados ao MI por meio da integração de laboratórios multiusuários de investigação.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/786131
SAÚDE MENTAL, FAMÍLIA E REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Realizar discussões crítico-reflexivas com os alunos de Terapia Ocupacional, terapeutas ocupacionais, e produzir conhecimento acerca da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil na contemporaneidade, seus avanços, retrocessos e desafios. Acrescenta-se o desenvolvimento de estudos sobre: a Terapia Ocupacional, o universo da saúde mental, mediante a realização de pesquisas com gestores, trabalhadores da saúde, pessoas em sofrimento psíquico e com transtorno mental, com uso abusivo de álcool e outras drogas e seus respectivos grupos familiares, dentre outras temáticas de interesse do mencionado grupo.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/43483
SAÚDE PÚBLICA E SEGURANÇA DO PACIENTE
Considerando o Programa Nacional de Segurança que tem como missão "Promover a qualidade da atenção à saúde ao liderar ações estratégicas para a segurança do paciente" instituído através da Portaria MS n0 529/2013 e regulamentado pela RDC n0 36/2013. Considerando que os pesquisadores integrantes deste grupo têm experiência na área de farmacologia, propõe-se a determinar o perfil geral de utilização de medicamentos e remédios naturais em vários segmentos etários, visando assegurar o uso racional de medicamento pela população, pois a utilização irracional dos mesmos expõe os pacientes a riscos potenciais, sendo fundamental o conhecimento de estratégias de prescrição, dispensação e administração racional de fármacos. Adicionalmente, o grupo realizará projetos interdisciplinares envolvendo a farmacologia clínica, a epidemiologia, bem como a avaliação de fármacos psicotrópicos, contribuindo desta forma com a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação em várias áreas.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/36743
TERAPIA OCUPACIONAL - SAÚDE E TRABALHO
Produzir conhecimento acerca da interface do trabalho e da saúde, em diferentes contextos institucionais de saúde e trabalho, considerando os diferentes segmentos de trabalhadores, a fim de conhecer como esta relação influencia a qualidade de vida e/ou processos de adoecimento no trabalho. Espera-se com isso fornecer subsídios para discussões e intervenções das práticas interdisciplinares, contribuindo para melhorias das políticas de saúde voltadas para o trabalhador. Os temas de estudo são: Ergonomia da Atividade; Saúde e Trabalho; Saúde Mental e Trabalho; Reabilitação Profissional, Retorno e Permanência no trabalho; Violência no Trabalho; Trabalho Vulnerável; Precarização no Trabalho; Psicodinâmica do trabalho; Políticas Públicas; Terapia Ocupacional e Trabalho; Processo de Trabalho e Saúde Física e Mental.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/546798
TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL: FUNDAMENTOS, RECURSOS E POPULAÇÕES
[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/319644
TRABALHO EM SAÚDE: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
O grupo tem avançado com resultados de estudos referentes ao processo de trabalho em saúde, em especial, no âmbito da Atenção Primária à Saúde e também da prática e organização do trabalho do profissional fisioterapeuta. No que se refere ao processo de trabalho na APS, o grupo tem concluído estudos que analisam, por meio de métodos mistos, a colaboração interprofissional neste nível de atenção. No campo das práticas e organização do trabalho do profissional fisioterapeuta, estudos relacionados à identidade profissional, satisfação com o trabalho e indicadores de produção de cuidado na APS.