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Documentos e solicitações

por Marcia - PPGCI publicado 03/02/2024 17h20, última modificação 27/06/2024 17h09

Documentos

 

Agendamento de defesa (dissertação/tese) ou exame de qualificação

Para o agendamento de defesa ou exame de qualificação, o(a) orientador(a) deve seguir os procedimentos abaixo:

1. Cadastrar a banca no SIGAA;

2. Enviar um e-mail ao PPGCI () informando a composição de titulares e suplentes da banca (essa informação não é gerada pelo sistema), a fim de que a Secretaria possa elaborar a documentação necessária;

3. Em caso de defesas, deve ser anexada a este e-mail a comprovação da submissão ou publicação de no mínimo um artigo científico do discente em coautoria com o(a) orientador(a), em periódicos científicos em estrato Qualis A ou B, para mestrandos e a comprovação da submissão ou publicação de no mínimo dois artigos científicos do discente em coautoria com o(a) orientador(a), em periódicos científicos em estrato Qualis A ou B, para doutorandos.

Atenção:

- O agendamento deve ser realizado com no mínimo 15 dias de antecedência, para que seja possível operacionalizar as demandas das bancas e demais atividades que ocorrerão neste período;

- Ao cadastrar a banca, é necessário selecionar a atividade (qualificação ou defesa) referente ao semestre em vigência na data da defesa;

- É necessário cadastrar todos os membros da banca, incluindo os suplentes. Bancas incompletas não serão aprovadas.

 

Solicitação de prorrogação de prazo para defesa

A solicitação de prorrogação de prazo para defesa de dissertação ou tese deve ser feita por meio de envio da documentação abaixo listada, em formato PDF, para o e-mail da Secretaria do Programa ():

1. Requerimento dirigido à Coordenação do Programa, antes do término do prazo regular estabelecido no Regulamento do PPGCI (deve conter a assinatura do(a) discente e do(a) orientador(a), além do prazo de prorrogação desejado);

2. Justificativa da solicitação; 

3. Parecer circunstanciado do(a) orientador(a);

4. Versão preliminar da dissertação, trabalho equivalente ou tese;  

5. Cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período da prorrogação.

 

Solicitação de homologação de Diploma (Mestrado)

Para a solicitação do Diploma, após a conclusão de todas as etapas do autodepósito (Manual de autodepósito), é necessário enviar para o e-mail da Secretaria do PPGCI () os seguintes documentos:

1. Requerimento pessoal, solicitando à Coordenação do PPGCI a emissão de diploma de mestre;

2. Cópia simples do diploma de graduação;

3. Cópia simples do RG e CPF;

4. Comprovante de aprovação no exame de proficiência em língua inglesa (o mesmo apresentado para ingresso/permanência no Programa).

Atenção: Caso deseje urgência na tramitação do processo, é necessário enviar um documento comprobatório, conforme especificado na Portaria nº 65/2020 - PRPG:

§3º Serão expedidos em um prazo máximo de até 30 (trinta) dias os diplomas de mestre e de doutor decorrentes da conclusão dos cursos de mestrado e doutorado ofertados pela UFPB cujo concluinte comprove a necessidade de urgência em sua emissão, nas seguintes situações:
a) aprovação em concurso ou processo seletivo;
b) assunção de cargos no País ou no exterior;
c) aprovação em programas de pós-graduação no Brasil ou no exterior;
d) viagem para o exterior.

 

Solicitação de homologação de Diploma (Doutorado)

 Para a solicitação do Diploma, após a conclusão de todas as etapas do autodepósito (Manual de autodepósito), é necessário enviar para o e-mail da Secretaria do PPGCI () os seguintes documentos:

1. Requerimento pessoal, solicitando à Coordenação do PPGCI a emissão de diploma de doutor;

2. Cópia simples do diploma de graduação e de mestrado;

3. Cópia simples do RG e CPF;

4. Comprovante de aprovação no exame de proficiência em duas línguas estrangeiras (os mesmos apresentados para ingresso/permanência no Programa).

Atenção: Caso deseje urgência na tramitação do processo, é necessário enviar um documento comprobatório, conforme especificado na Portaria nº 65/2020 - PRPG:

§3º Serão expedidos em um prazo máximo de até 30 (trinta) dias os diplomas de mestre e de doutor decorrentes da conclusão dos cursos de mestrado e doutorado ofertados pela UFPB cujo concluinte comprove a necessidade de urgência em sua emissão, nas seguintes situações:
a) aprovação em concurso ou processo seletivo;
b) assunção de cargos no País ou no exterior;
c) aprovação em programas de pós-graduação no Brasil ou no exterior;
d) viagem para o exterior.

  

Solicitação de matrícula em Estágio Docência

Para solicitação de matrícula em Estágio Docência, o(a) interessado(a) deve enviar para o e-mail da Secretaria do Programa (a seguinte documentação:

1. Requerimento, devidamente assinado pelo(a) discente e orientador(a)/supervisor(a) do estágio, contendo:

- Nome da disciplina na qual a atividade será desenvolvida;

- Semestre letivo;

- Curso de graduação;

- Nome do(a) supervisor(a) do Estágio.

Ao término do estágio docência, o(a) aluno(a) elaborará relatório das atividades desenvolvidas para apreciação do(a) professor(a) da disciplina objeto do estágio e do(a) orientador(a). Em seguida, o relatório de estágio será submetido ao Colegiado do PPGCI para aprovação e posterior atribuição dos créditos devidos.

 

Solicitação de aproveitamento de estudos

Para a solicitação de aproveitamento de estudos, o(a) interessado(a) deve encaminhar para o e-mail da Secretaria do Programa (), em formato PDF, os seguintes documentos:

1. Requerimento à Coordenação do PPGCI, contendo a ciência do(a) orientador(a) sobre o pedido de aproveitamento;  

2. Histórico escolar;  

3. Programa(s) da(s) disciplina(s) cujos estudos o aproveitamento está sendo solicitado, devidamente autenticados pela Coordenação do Programa de Pós-graduação onde a disciplina foi cursada.

Atenção: O aproveitamento de estudos somente poderá ser feito quando as disciplinas tiverem sido concluídas há, no máximo, 05 (cinco) anos, tanto para o mestrado como para o doutorado, contados a partir do final do período no qual a disciplina foi ofertada.

Poderão ser aceitos para fins de aproveitamento até 08 (oito) créditos para o mestrado e 12 (doze) créditos para o doutorado.

 

Solicitação de estudos especiais

Para a solicitação de Estudos especiais, deve ser enviado para o e-mail da Secretaria do Programa () uma proposta de solicitação do(a) Orientador(a), que deverá conter:

a) Título;

b) Objetivo;

c) Plano de atividades com a carga horária necessária, observando-se a natureza teórica e/ou prática das atividades propostas para fins de contagem de créditos.

Atenção: Poderão ser solicitados o até o máximo de 2 créditos para o Mestrado e 4 créditos para o Doutorado.

No final da atividade, mediante um breve relatório acadêmico que deverá ser arquivado na pasta individual do(a) aluno(a), o(a) Orientador(a) atribuirá uma nota referente ao desempenho do mesmo nos Estudos Especiais, cujo resultado será incluído no Histórico Escolar.

 

Solicitação de coorientação

Para a formalização de coorientação, é necessário enviar para o e-mail da Secretaria do Programa (a documentação abaixo relacionada:

a) Requerimento do Orientador com justificativa;
b) Comprovante de titularidade do possível coorientador (Diploma de doutorado);
c) Currículo Lattes do possível coorientador.

A solicitação será apreciada pelo Colegiado do PPGCI e, após sua aprovação, a coorientação será inserida no SIGAA.

 

 

 

Solicitação de mudança de orientação

Para solicitação de mudança de orientação, o(a) interessado(a) deve formalizar o pedido através do envio de um requerimento para o e-mail da Secretaria do Programa (), contendo a justificativa e assinaturas das partes envolvidas, a saber: discente, atual orientador(a) e futuro(a) orientador(a).

A Secretaria abrirá o processo, encaminhando para avaliação de um(a) parecerista. O parecer emitido será homologado em reunião do Colegiado do PPGCI e só então a mudança de orientação será efetivada no SIGAA.

 

Estágio Pós-doutoral

O(a) candidato(a) ao estágio pós-doutoral deverá formalizar seu pedido à Coordenação do PPGCI, por e-mail (), indicando a linha de pesquisa de seu interesse. O pedido deve estar instruído com a seguinte documentação:
a) Requerimento devidamente assinado pelo(a) candidato(a), contendo o prazo previsto para a conclusão do estágio pós-doutoral;
b) Carta de aceite do(a) docente vinculado ao PPGCI e atuante na linha de pesquisa apontada pelo(a) candidato(a);
c) Cópia do diploma de Doutor(a), ou na sua ausência, cópia do Certificado de Conclusão do Curso de Doutorado, expedido por instituição com Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES ou reconhecido por Universidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação;
d) Cópia do Currículo Lattes;
e) Plano de Trabalho de até 20 (vinte) páginas com a proposta de pesquisa e a descrição de eventuais atividades de ensino;
f) Declaração de que dispõe de tempo integral e dedicação exclusiva às atividades;
g) Documento oficial de liberação das atividades, em caso de possuir vínculo empregatício (exigência exclusiva em caso de bolsistas).