Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor do DCS/PPGS/UFPB é um dos painelistas de evento no CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) no Rio de Janeiro
conteúdo

Notícias

Professor do DCS/PPGS/UFPB é um dos painelistas de evento no CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) no Rio de Janeiro

publicado: 09/12/2024 16h09, última modificação: 09/12/2024 16h09

O CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, https://crab.sebrae.com.br/sobre-o-crab/) promove o seminário “Mãos que Promovem o Brasil – Artesanato indutor do desenvolvimento territorial”, que acontece amanhã, 10 de dezembro de 2024, em sua sede na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo sua organização, o “evento visa discutir a valorização do artesanato como instrumento estratégico para o desenvolvimento territorial e a promoção das identidades regionais brasileiras”.

O prof. Marcio Sá (DCS-PPGS-UFPB) é um dos convidados e fará uma intervenção no painel “Painel Artesanato: Instrumento para o Desenvolvimento territorial”, às 14h30, intitulada: “Pistas a partir de uma trajetória recente de pesquisa e extensão no Nordeste”.

A intervenção será dividida em dois momentos. No primeiro, se pretende fazer o resgate de uma trajetória recente (2016-2025) de pesquisa e extensão no artesanato nordestino, desde seu início numa pesquisa, entre 2016 e 2021, sobre as condições de vida e trabalho nos negócios periféricos (lojas-oficinas-casas) do Alto do Moura, Caruaru-PE, do século XXI, passando pela experiência de coordenação da equipe Nordeste no projeto de extensão “Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: Diagnóstico e Planejamento Estratégico” (UFMG), entre 2021 e 2022, e, por fim, na coordenação da pesquisa “Artesanato no Nordeste hoje: políticas públicas, gestão e condição artesã”, que segue em curso também desde 2021 com término previsto para 2025. No segundo momento, se pretende partilhar pistas no sentido do tema do painel a partir da referida trajetória, tomando as questões seguintes como ponto de partida: De qual território estamos falando, um povoado, um município, estado, microrregião, região, país? Como está situado, mais próximo da ideia de centro ou de periferia? O que entendemos quando falamos em “desenvolvimento territorial” e quais possíveis papeis o artesanato pode desempenhar neste contexto? Enfim, quais pistas podem ser indicadas neste sentido?

O evento deverá ser transmitido ao vivo pelo canal do CRAB no YouTube: https://www.youtube.com/@CRABSebrae/streams

Maiores informações: https://crab.sebrae.com.br/programacao/maos-que-promovem-o-brasil/