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Gestão de Risco

por Alex - PRA publicado 30/08/2024 10h56, última modificação 30/08/2024 10h56

A gestão de riscos desempenha um papel crucial para as instituições, especialmente àquelas ligadas ao ensino superior, como no caso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É um processo que assegura a sustentabilidade organizacional, permitindo que a instituição alcance seus objetivos de forma eficiente e eficaz. Além disso, contribui para a melhoria dos serviços públicos oferecidos, ao reduzir os riscos a níveis aceitáveis e aumentar a confiança da sociedade na instituição. A gestão de riscos também apoia a tomada de decisão, fornecendo informações valiosas e oportunas aos gestores, o que facilita decisões mais informadas e alinhadas com os objetivos institucionais. Por fim, ela previne perdas e o mau uso de recursos, protegendo os ativos da universidade e promovendo uma gestão mais responsável.

A implementação da gestão de riscos na Pró-Reitoria de Administração (PRA) seguiu uma linha do tempo bem definida, com etapas fundamentais para assegurar o sucesso do processo. Em fevereiro de 2024, foi montado um grupo de trabalho responsável por conduzir todo o processo de gestão de riscos. Essa fase inicial incluiu a realização de estudos preliminares, que consistiram na análise de processos, unidades e projetos críticos dentro da PRA, identificando quais seriam mais beneficiados pela gestão de riscos.

Em março de 2024, a equipe definiu a estratégia de implantação e a arquitetura da gestão de riscos, estabelecendo objetivos, estruturas e processos essenciais para o sucesso da iniciativa, bem como criando diretrizes claras e específicas para orientar o processo. Nesse período, também foram atribuídas responsabilidades às partes envolvidas, garantindo que cada membro da equipe soubesse exatamente seu papel e suas obrigações.

Entre abril e junho de 2024, foi estruturado o processo contínuo de gestão de riscos, que incluiu a identificação, avaliação, controle e monitoramento dos riscos em cada uma das unidades que compõem a PRA - Coordenação de Administração (CAD), Coordenação de Contabilidade e Finanças (CCF) e Divisão de Materiais (DM) -, as quais possuem papéis específicos e essenciais para o funcionamento desta Pró-Reitoria. Após essa fase, o processo foi implantado, com a prática de gestão de riscos sendo monitorada de forma contínua e revisada periodicamente para garantir sua eficácia e relevância.

Finalizados os processos inicialmente selecionados por cada unidade, a etapa em andamento consiste em aplicar o gerenciamento de riscos a outros processos críticos dentro da PRA, os quais já estão em fase de mapeamento.

No processo 23074.027133/2024-11 constam as atualizações acerca do processo de implementação/execução da Política de Gestão de Riscos (PGR) da PRA, podendo ser consultado em sipac.ufpb.br.

Mais informações sobre a Gestão de Riscos na PRA, acesse o LINK da planilha que contém o registro dos macroprocessos analisados por cada unidade, de modo a visualizar cada uma das etapas executadas, tais como identificação, mensuração e tratamento de riscos. Essas e outras informações serão prontamente disponibilizadas em sítio da internet da PRA.

Link - Planilha:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/199WQZ_jw9dOKK6_P68L6LjqjgBi_wgIq/edit?usp=sharing&ouid=113269742798738788789&rtpof=true&sd=true