Núcleo de Documentação Cinematográfica
Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC) é um órgão suplementar vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba e tem como característica guardar a memória cinematográfica e videográfica
de cineastas e videomakers que estabeleceram relações de produtividade audiovisual no âmbito da UFPB ou em
suas parcerias institucionais.
A partir da VIII Jornada de Cinema, ocorrida em João Pessoa em 1979, foram discutidas diversas maneiras de
implantação no Estado de um organismo de fomento à cultura cinematográfica e o segmento da Universidade estabeleceu as bases de seu funcionamento um ano após.
No Núcleo foram estabelecidas as bases da renovação e retomada do cinema paraibano, em parceria com o então
Departamento de Artes e Comunicação - DAC, e parceiros que através de cooperação com a Associação Varan-Paris
implementaram um forte programa de capacitação de quadros técnicos.
Com seus quarenta anos de existência manteve uma regular existência a partir desse vínculo com a pedagogia do
campo cinematográfico e audiovisual. Em tempos recentes, funcionou como espaço de incubação do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB, além de que no Núcleo funcionou um elo muito efetivo com as atividades de formação em nível de extensão para expandir o raio de atuação do Núcleo para além dos muros da Universidade.
Funciona no mesmo prédio administrativo da TVUFPB e Editora UFPB, mantendo vínculos de longa duraçao com entidades de fomento da preservação da memória cinematográfica, tendo consituido acervo próprio de matrizes variáveis.
É referência na guarda da memória e atualmente a extensão de seus conteúdos está sendo feita por processo de digitalização difusão de obras realizadas a partir das relações internas e externas de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Conteúdo elaborado pela equipe do NUDOC
Cinemateca Aruanda Virtual
NUDOC elabora lista de vídeos produzidos por profissionais da UFPB
Com as atividades presenciais da UFPB suspensas, em virtude da epidemia provocada pelo Coronavírus, o NUDOC encontrou uma forma para manter em funcionamento as atividades do Núcleo. Considerando que boa parte do acervo está digitalizado, selecionou obras para compartilhar com público e criou a CInemateca Aruanda Virtual, espaço na página da PROEX para divulgar o acervo do NUDOC.
Quinzenalmente o Núcleo disponibilizará uma série de audiovisuais produzidos por profissionais da UFPB. A primeira série, já disponível na página principal da PROEX, teve curadoria do coordenador do NUDOC, João de Lima e de Fernando Trevas Falcone, coordenador curso de Cinema e Audiovisual.
De acordo com o coordenador do NUDOC, os vídeos selecionados pelo NUDOC para esta primeira série foram realizados em parceria com a Fundação Casa de José Américo. Nela estão vídeos que abordam diversos aspectos da obra literária e jornalística do célebre autor de “A Bagaceira”, o paraibano José Américo.
Os vídeos também foram disponibilizados no YouTube, no canal do NUDOC na plataforma e podem ser acessados por qualquer pessoa com acesso à internet.
Lista de filmes de maio |
Filme que já superou os dez mil acessos e é útil para pesquisadores de todas as partes do mundo que procuram informação sobre o autor paraibano a partir de sua obra literária mais importante. Direção de Manuel Clemente e João de Lima. https://www.youtube.com/watch?v=y_ZzMHVrlIQ
https://www.youtube.com/watch?v=t3ei95bdW3U
Obra poética do autor paraibano José Américo de Almeida - Vídeo com direção de Águia Mendes, narrado pela atriz Ingrid Trigueiro. https://www.youtube.com/watch?v=lHNeuKRU788
https://www.youtube.com/watch?v=aHoHAIwBE3A
|