EFOPLI: Literatura aplicada à sala de aula
Para estimular o interesse de alunos e capacitar os professores para a adoção de obras literárias no ensino da língua inglesa, o EFOPLI atua com o projeto Literatura Aplicada à Sala de Aula, coordenado em 2020 por Elizabeth Souto Maior e Francieli Freudenberger. A ação promove rodas de contação de histórias para alunos de escolas públicas, workshops e oficinas de formação continuada para professores de ensino regular.
“Quando incentivados a ler desde cedo, os alunos provavelmente serão leitores mais assíduos no futuro”, afirma a coordenadora Elizabeth Souto Maior. A professora também defende que um texto bem escolhido e adequado à idade e aos interesses dos alunos pode não só ensinar léxico e gramática, mas também colaborar com a formação dos indivíduos.
A professora da rede pública de ensino Geovanna Cristina, que esteve presente com seus alunos em uma das sessões de contação de história, destaca uma experiência positiva do projeto: “A contação de histórias e a reflexão desse momento do ouvir resgata aspectos da oralidade e do trabalho com temas atuais. Para os alunos, remete à novidade, o que aguça a curiosidade e estimula o desenvolvimento de habilidades e competências”. Há 12 anos na carreira docente, Geovanna afirma que o projeto proporciona momentos de aprendizagem importantes que deveriam ser aproveitados pelos colegas de magistério.
Literatura Aplicada - Oficina realizada em 2019 sobre o professor e o seu papel transformador I Foto: Renato Nóbrega |
Nesse período de distanciamento social, o projeto tem utilizado as plataformas virtuais para dar continuidade ao trabalho. Após a formação inicial dos extensionistas, estão sendo preparadas contações de histórias a serem disponibilizadas através do Instagram e cursos de capacitação para alunos de Letras e professores da rede pública.
“No momento, somos desafiados pela pandemia a trabalhar juntos para continuar a transformar pessoas e mentes. Mais do que nunca, precisamos conversar sobre racismo, empatia e ações transformadoras. A literatura pode, afinal, ser um veículo essencial para provocar reflexões importantes, nesses tempos difíceis de isolamento e distanciamento social”, conta a coordenadora Elizabeth.