Notícias
Núcleos - NTU
Polo de Cultura no Centro da cidade
Criado em 1979, o Núcleo de Teatro Universitário (NTU) é um empreendimento cultural que vai além da prestação de serviços, pois ele serve à comunidade das proximidades e à comunidade acadêmica como polo disseminador de cultura.
Ligado à Pró-Reitoria de Extensão para Assuntos Comunitários(PRAC) e Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi reformado em 2017 e atualmente tem ambientação climatizada e adequada para receber os artistas, estudantes e o público em geral.
O NTU é composto pelo Teatro Lima Penante, a Pousada Nautília Mendonça, a Biblioteca Ângelo Nunes e as salas de ensaio (disponibilizadas aos grupos de teatro e disciplinas do curso de bacharelado de teatro UFPB).
A Pousada, que recebe o nome da artista paraibana Nautília Mendonça, serve como alojamento para artistas e estudantes que estão em trânsito realizando pesquisas de campo e/ou reciclagem artística.
Já a biblioteca homenageia um dos principais símbolos criadores das artes cênicas na Paraíba, o professor e ator Ângelo Nunes. O acervo tem aproximadamente 2.261 itens entre livros, textos de teatro e revistas. Possui ainda diversos documentos (fotografias, recortes de jornais, banners de divulgação de peças teatrais) que ajudam a preservar a memória do teatro paraibano.
O Teatro Lima Penante surgiu a partir do antigo Departamento de Teatro Universitário e teve como um dos grandes colaboradores para a sua criação o ator e docente Fernando Teixeira. Nele são realizados diversos espetáculos artísticos.
Frequentador do espaço para ensaios, Aldo de Souza, (ator, diretor, relações públicas e jornalista) ressalta a importância do NTU: “O espaço que o NTU proporciona é de grande importância no desenvolvimento comunitário, abrindo oportunidades artísticas na área onde está inserido, ajudando os grupos de comunidade, como o ART ’VIDA do santuário de Nossa Senhora da Conceição. O NTU sempre esteve de portas abertas para a comunidade”.
Para Luciana Rezende, atriz, espaços como esse são sinônimos de valorização da cultura. “É a valorização dos artistas locais (...). Espaços assim deveriam existir em vários pontos da cidade”, diz a artista. Com uma programação repleta de atividades, é grande o movimento no NTU durante o ano inteiro. O administrador do Núcleo, o ator e diretor Edilson Alves, citou algumas das atividades realizadas somente no segundo semestre de 2017: Made In Lima; Mostra Integrada de Artes; Mostra Universitária; Mostra de Teatro Infantil – Semana da Criança; Festival de Teatro, Dança e Circo do Estudante. Lembrou ainda que o NTU sedia todos os anos cursos de teatro nas férias para crianças e adolescentes.
Equipe do NTU |
---|
Coordenador - José Everaldo de Oliveira Vasconcelos Administrador - Edilson Alves da Silva Mônica Maçedo – Coord. Setor de Documentação e Estudos Sanzia Marcia – Coord. do Laboratório de Figurinos Ligia Cristina - Secretária Fabíola Ataíde: Produtora Cultural Mauricio Germano - Coordenador do Balé Popular |
Alexandre Magno - Técnico do Teatro Lima Penante Júnior Espinola - Técnico do Teatro Lima Penante Keka Oliveira - Técnico do Teatro Lima Penante Cacá Santa Cruz - Técnico do Teatro Lima Penante Marcos Vinicius - Técnico do Teatro Lima Penante Leidjane Alcantara - Técnica do Teatro Lima Penante |
---|
Para maiores informações sobre aulas e acesso ao NTU, basta dirigir- se ao núcleo no endereço Avenida João Machado 67, centro de João Pessoa, ou pelo telefone: (83) 3221-5835.